TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Policiamento para Gestão de Segurança

Por:   •  13/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE COORPORATIVA CONSULCOOP

GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E PRIVADA

EDÍLIO FERREIRA DE MATTOS JUNIOR

MODELOS DE POLICIAMENTO PARA A GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

SALVADOR – BA

2020

EDÍLIO FERREIRA DE MATTOS JUNIOR

MODELOS DE POLICIAMENTO PARA A GESTÃO DA SEGURANÇA PÚBLICA

Trabalho da Universidade Corporativa Consulcoop, do Curso de Gestão de Segurança Pública de Privada, referente a Matéria Segurança Pública e Mobilização Comunitária, sob o tema, Modelos de Policiamento para a Gestão da Segurança Pública

SALVADOR – BA

2020

Resumo

A ideia central do referido texto é relatar o crescimento da violência e criminalidade no Brasil, bem como apontar questões inerentes aos poderes públicos em especial a segurança pública. Ao logo das últimas décadas o crescimento desenfreado da violência e criminalidade no Brasil, vem assustando a população.

Existem modalidades de crimes que ao logo dos anos vem se mantendo de forma contínua e solidificando cada vez mais, são eles: sequestro relâmpago, assalto a coletivos, os crimes de colarinho branco, homicídios e tráficos de drogas.

O Estado tem um papel fundamental em promover ações voltadas a preservação da integridade física dos cidadãos. No Art. 5º diz que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade. Sendo assim é dever do Estado preservar a segurança de todos.

O Estado através dos seus órgãos reguladores da segurança pública, tem o dever de utilizar o poder de policia para manter a ordem na sociedade e fazer valer a lei.

Cada país, tem o seu próprio sistema criminal de justiça. No Brasil o nosso é composto pelas policias: (Federal, Militar, Civil, Rodoviárias e Ferroviais), Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário e unidade Prisionais.

O texto aborda a definição de polícia, segundo Monet (2001), a polícia representa uma forma de ação coletiva organizada com atividades distintas, que é peculiar a administração publica em que a hierarquia e disciplina entre outras características revela sua estrutura burocrática na sua maioria adotada por modelos militares.

O texto trás segundo Sawnson et al. (1998) que as características do policiamento estão baseadas em um tradição militar herdada pela policia e espalhada em sua estrutura operacional, tendo os seguintes modelos: guarnição, pelotão, companhia, batalhão e comando).

No panorama comum é que a polícia, é como uma agência governamental responsável pela aplicação da lei e da ordem, que sempre vem buscando diminuir os conflitos entre a polícia, sociedade e outros órgãos do Estado.

A polícia busca amenizar os impactos negativos, através de resoluções de crimes como maiores relevância, com assalto ao banco e aqueles que envolvem violência, divulgados amplamente pela mídia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com