TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de gestão

Trabalho acadêmico: Modelo de gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  973 Palavras (4 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 4

BAURU/SP

SETEMBRO/2014

INTRODUÇÃO

Este desafio profissional norteia-se na necessidade por mudanças no modelo de gestão e busca de soluções para o novo cenário na Indústrias de Bebidas Pira.

A empresa Pira é uma empresa familiar, fundada pelo Doutor João, de origem nordestina e conhecido pelas suas superações e por ser carismático As empresas familiares ocupam um espaço importante no cenário econômico e social.

Fundada em 1965, a empresa pira iniciou suas atividades de produção de cachaça e conhaque artesanal. Em pouco tempo adquiriu equipamentos e sistemas robustos de armazenagem e envelhecimento, consolidando-se no mercado regional e tornando-se uma empresa de qualidade em todo Brasil.

Com o peso da idade o Dr. João decidiu em assembleia que vai aposentar-se e transferir a responsabilidade de Gestão para os filhos Paulo e Iran. Os 138 funcionários da empresa temem a falta de qualificação profissional de Paulo e Iran, que sempre respeitaram o conhecimento intuitivo e gerencial do pai e esse foi um motivo pelo qual não buscaram a qualificação profissional para gerenciar a empresa.

A seguir vamos apresentar alternativas para o processo de sucessão previsto para a Indústrias de Bebidas Pira.

PASSO 01

As demonstrações financeiras e contábeis podem ser consideradas adequadas quando representam com fidelidade a posição financeira de uma companhia em uma determinada data, bem como os resultados das operações do período até aquela data. Embora a prestação de demonstrações financeiras e contábeis possa parecer um procedimento simples, para que essas demonstrações se tornem adequadas é necessário considerar uma série de fatores que normalmente não são observados.

As demonstrações financeiras e contábeis, tem importante influência nas decisões especiais dentro de uma empresa, uma vez, que a perfeita definição para a função seja de "maior interpretação da linguagem de negócios", interesse diretamente, dos executivos de linha. Os relatórios têm que apresentar dados válidos, números que meçam as quantidadespertinentes para a decisão a ser tomada É preciso ter sempre em mente a distinção entre precisão e interesse. Em termos ideais, os dados devem ser precisos (exatos) e de interesse (pertinentes) e mais importante, que demonstre fatores qualitativos e quantitativos.

A informação afeta a “sorte” de qualquer organização. Por isso, é importante que ela seja efetivamente processada e eficientemente manipulada, haja vista que a informação, quando não utilizada e que não gera qualquer ação, conceitualmente acaba se transformando em um mero dado. O reconhecimento de que a importância das demonstrações financeiras e contábeis está relacionada com o processo decisorial, tem evidenciado a necessidade de um entendimento do comportamento humano nas organizações.

Nesse trabalho é demonstrado de maneira geral, a importância dessas demonstrações financeiras e contábeis para a tomada de decisões, especificamente nesse caso, em uma empresa de bebidas do interior de São Paulo. A empresa pesquisada é hoje maior empresa de destilados alcoólicos do mundo, sendo também líder do mercado no segmento de aguardente (cachaça), produto este que iremos estudar com maior rigor de detalhes durante o trabalho. È uma empresa familiar, com aproximadamente 300 funcionários em todo o país e com mais de 45 anos detradição no mercado.

Acreditamos que esse trabalho além de ilustrar uma das mais conceituadas empresas do país, busca mostrar que a busca constante de melhorias internas e externas nas empresas, é uma das formas mais eficazes de atingir a eficiência empresarial.

Para realizar esta atividade os alunos deverão construir uma tabela que apresente imaginariamente as competências e habilidades ou deficiências inerentes ao perfil de Paulo e Iran

Competências e Habilidades do Gestor

Conhecimento

PAULO Bi

IRAN

Saber

Know How

X

X

Aprender a aprender

X

X

Ampliar Conhecimento

X

X

Transmitir Conhecimento

X

-

Compartilhar conhecimento

-

-

Habilidade

Saber Fazer

Aplicar o conhecimento

X

-

Visão Global e Sistêmica

X

X

Trabalho em equipe

X

X

Liderança

-

-

Motivação

X

X

Comunicação

X

X

Julgamento

Saber analisar

Avaliar a Situação

X

X

Obter dados e informação

X

-

Ter espirito crítico

X

X

Julgar fatos

X

-

Ponderar com equilíbrio

-

-

Definir prioridades

X

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com