TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de planejamento de trabalho onde possam ser observadas as principais características da empresa e as áreas que o auditor, quando da execução de seu trabalho, deva dispensar maior prioridade a fim de assegurar sua opinião

Trabalho acadêmico: Modelo de planejamento de trabalho onde possam ser observadas as principais características da empresa e as áreas que o auditor, quando da execução de seu trabalho, deva dispensar maior prioridade a fim de assegurar sua opinião. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.806 Palavras (12 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 12

CIÊNCIAS CONTÁBEIS – PÓLO ARAGUAÍNA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA DE AUDITORIA

ALUNOS:

ARAGUAÍNA/TO

SETEMBRO - 2014

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

DISCIPLINA DE AUDITORIA

ACADÊMICOS:

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Auditoria, do curso de Ciências Contábeis, turno noturno, 8º período, da Universidade Anhanguera Uniderp.

ARAGUAÍNA/TO

SETEMBRO - 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................4

2. ASPECTOS CONCEITUAIS .......................................................................................5

3. PROCESSO E PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA ..............................................9

4. PLANEJAMENTO DE AUDITORIA .......................................................................12

5. CARTA DE RESPONSABILIDADE E SOX ...........................................................14

6. CONCLUSÃO ............................................................................................................17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ...........................................................................18

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca apresentar de maneira geral as etapas que envolvem um trabalho de auditoria direcionado às disponibilidades de uma empresa. Seu objetivo é apresentar um modelo de planejamento de trabalho onde possam ser observadas as principais características da empresa e as áreas que o auditor, quando da execução de seu trabalho, deva dispensar maior prioridade a fim de assegurar sua opinião. Ao mesmo tempo procura demonstrar as normas e procedimentos que devem ser observados, bem como outras particularidades que envolvem seu trabalho até a opinião final. Juntamente, apresenta um breve histórico da auditoria e alguns conceitos essenciais de contabilidade, os quais auxiliarão para um melhor entendimento. No desenvolvimento desse estudo baseamo-nos em um aprofundamento da revisão bibliográfica existente, somado à opinião de profissionais da área contábil e especialistas em auditoria, bem como a posição dos órgãos competentes que regulamentam a atividade.

2. ASPECTOS CONCEITUAIS

Auditoria é um exame sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas.

Auditoria é um exame analítico e pericial que acompanha o desempenho das operações contábeis expressas em um balanço.

De acordo com Attie (2011) “Auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado”.

Para Crepaldi (2011), “A auditoria assume importante papel auxiliando o empresário a escolher a melhor forma de entrar no mercado, com o uso do trabalho de consultoria de reorganização societária”.

As auditorias podem ser classificadas em: auditoria externa e auditoria interna.

A auditoria externa geralmente é aquela executada por profissional independente, ou seja, que não tem ligação com a empresa que será auditada. Sua contratação é feita através de um contrato de prestação de serviços.

Para Lins (2012), de maneira geral, a finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no período sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação especifica aplicável.

A auditoria interna é aquela em que existe vínculo empregatício, ou seja, é realizada por um auditor da própria empresa, visando manter uma avaliação constante do desempenho de todas as áreas da empresa.

A auditoria interna compreende exames, análises avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturando para a avaliação de integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicamente dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. Os procedimentos de auditoria interna compreendem os testes de observância e testes substantivos.

Tanto o auditor externo como o cliente auditado têm obrigações e responsabilidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com