TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de portifólio

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.320 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 ENTREVISTA EMPRESA 1        

2.1.1 ANALISE DE INFORMAÇÃO COLETADA        

2.1.2 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS        

2.1.3 PLANO DE AÇÃO        

2.2 ENTREVISTA EMPRESA 2        

2.2.1 ANALISE DE INFORMAÇÃO COLETADA        

2.2.2 IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS        

2.2.3 PLANO DE AÇÃO        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como objetivo principal a realização de umas DIAGNÓSTICAS EMPRESARIAIS realizado em duas empresas do mesmo setor de atuação e situadas no mesmo município.

Nele foram realizadas em primeiro momento duas entrevistas a fim de discutir indagações propostas pelos professores das disciplinas do semestre, fazendo com que isso chegássemos a conclusões e possíveis soluções para a solução de problemas detectados na área de Marketing das mesmas.

                                       


  1. DESENVOLVIMENTO
  1. ENTREVISTA EMPRESA 1.

Em primeiro momento neste trabalho foi realizada uma pesquisa com o responsável pela rede de Supermercados Avenida Comércio e Importação LTDA, com cede principal concentrada em Assis – SP, nesta pesquisa pode-se identificar que dentre alguns assuntos discutidos a mesma possui banco de dados bem estruturado formado por maior parte de seus clientes, pois como se trata de um comércio varejista, possui clientes que são fidelizados a rede e estes realizam compras a prazo, através de cheques, convênios firmado com empresas tornando fácil este controle, pois uma vez que se fideliza um cliente o cadastro do mesmo é feito, mantendo assim um histórico de compras do mesmo.

Outro tópico discutido foi a questão dos preços dos produtos oferecidos pela rede, que ao discutirmos notamos que há um banco de dados ao qual os compradores recorrem para comprar que serão comercializados, também possui  tabelas e gráficos que determinam se o preço está de acordo com os anteriores ou se há alguma mudança drástica com relação à ultima compra. Outro fator que também determinam o preço são os concorrentes fornecedores, pois quando uma marca investe em algum produto e diminui o valor, consequentemente a empresa concorrente da marca também diminui para não perder mercado rebaixa o preço e com isso quem ganha são os consumidores.

A rede de Supermercados Avenida Comércio e Importação é uma empresa que possui um bom espaço já no mercado em que atua. Ela possui uma boa imagem e uma marca forte, que vem sendo construída com o tempo e um diferencial que a fortalece muito na região é a questão da comunicação da mesma, pois possui diversos mecanismos de comunicação tanto visuais quanto auditivos. Entre eles: folders e panfletagem, caminhão de som, anúncios nas rádios locais onde possui suas filiais e até mesmo pequenos comerciais em rede nacional de televisão, tornando a mais atraente no setor.

Fato observado também ao se falar de comunicação e outras estratégias foi  a questão de monitoramento dos concorrentes, pois a uma estratégia montada em que pelo menos uma vez a cada três meses, a pessoa responsável pelo marketing e o encarregado administrativo visita os concorrentes à fim de estabelecer alguma mudança e avaliação de como está sendo realizado os processos de comercialização dos concorrentes.

Ressaltando também que a mesma realiza pesquisas de satisfação dentre seus clientes, feitas principalmente através de caixa de sugestões e satisfação na recepção de cada unidade de atendimento e os operadores de caixa ficam com a responsabilidade de indagar os clientes, a fim de filtrar e identificar possíveis falhas no fluxo do mercado.

Agora um fato curioso que se identificou foi que a empresa não possui outro tipo de pesquisa de mercado, apenas os citados anteriormente, fazendo que ao observarmos concluíssemos que neste segmento a falhas que poderiam ser minimizadas com maior agilidade fazendo um trabalho também neste âmbito.

 Situação de conflito na empresa:

Uma situação de conflito que a de Supermercados Avenida Comércio e Importação viveu recentemente não foi muito diferente da vivida pela empresa 2, pois em 2012 com a vinda especifica do Supermercado São Judas Tadeu, além da questão da concorrência a empresa sofreu com inúmeros pedidos de demissão de seus colaboradores,muitos desses de suma importância pois tratava-se de lideres, gerentes, pessoas que com certeza fariam muita falta a organização.As pessoas viam na vinda da nova loja a possibilidade de crescimento, melhores salários e até havia a questão dos benefícios ao colaborador que eram melhores a olhos nus do que as oferecidas pela empresa que trabalhavam.

A Rede de Supermercados Avenida Comércio e Importação viviam em uma zona de conforto, pois eram então uma das maiores fontes de trabalho da cidade, fazendo com isso que não se preocupassem muito com a realidade vivida por seus colaboradores, pensavam que se saírem daqui irão pra onde.No entanto a possibilidade de perder estes colaboradores para a concorrência fez com que medidas fossem tomadas e assim evitasse o pior. Dentre as medidas podemos destacar: A inclusão de convenio médico aos colaboradores; plano odontológico; desconto em academias e a reforma das lojas, proporcionando aos colaboradores um local melhor para se trabalhar. Ou seja, medidas simples e que já deveriam ter sido tomadas antes, pois é direitos de todo trabalhador ter o mínimo de dignidade para realizar sua função.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com