TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo socioténico de Tavistock

Por:   •  15/8/2017  •  Ensaio  •  593 Palavras (3 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 3

Modelo socioténico de Tavistock

Foi criado por piscologos e sociologos no instituto de relaçoes humanas de tavistock – instituto britanico dedicado aos estudos e pesquisas em comportamento de grupo e organizacional(desenvolvido com base em resultados de pesquisas efetuadas em minas de carvão inglesas e empresas texteis indianas. Eles consideravam que a organização é um sitema aberto de interação com com o seu ambiente. Um sistema socioténico estruturado sobre dois subsistemas:

Subsitema ténico:inclui as tarefas a desempenhar, as instalações, equipamentos e tecnologias e as técnicas operacionais, sendo responsável pela eficiência potencial.- subsistema tecnico envolve a tecnologia, o terriorio etempo.

Subsistema Social: inclui as pessoas, suas características e capacidades e as relações sociais entre elas e é responsável pela transformação da eficiência potencial em eficiência real.

Essa abortagem Concebe a organição a combinção entre exigencia de tarefas e de quem vai realizar a tarefa, onde cada um subsistema determina o outro, até certo ponto. Sendo assim a natureza da tarefa influencia a organização de pessoas -as caracteristicas pisicologas das pessoas- e influencia a execução de tarefa. Esse modelo de S.A pressupõe que as organizaçoes importa insumos a partir do ambiente, implementando converção que resultam em importaçoes de produtos, serviços. Compre a exigencia do meio.

          importação: informaçoes do meio ambiente, aquisição materia prima;

          Converção: vira o produto ou serviços;

          Exportação: resultado os dois processos. Venda

A org eficiente é aquela que considera tanto o tecnico com o social, pois um sistema de produção requer tanto um org tecnologica como uma de trabalho, envolvendo aqueles que desempenham as tarefas necessárias

Apreciação Crítica da Teoria de Sistemas: É uma das teorias menos criticadas da adm pois a perspectiva sitematica cocorda com a preocupação estrutural-funcionalista das ciencias sociais dos países capitalitas de hoje. E isso se revela pelos seguintes aspectos:

 Confronto entre teorias de sistema aberto e fechado: O sistema aberto e aquele que descreve as açoes e interaçoes de um organismo no ambiente. O sistema aberto tras uma nova abortagem para a adm: É de natureza dinamica e pode se aperfeçoar sempre e é construida para se aperfeiçoar cada vez mais sua estrutura, critérios e metas e perpetuar seus valores de acordo com ambiente. B-) Uma estrutura rigida, não é capaz de se manter eficazmente nas mudanças continuas de ambiente. C-) Para se manter (hospitais) ela oferece ao publico produtos que ele necessita e cria novos se for necessario D-) A org precisa de constante apuração e retroação, pois a oferta de produtos desnecessario resultará em perda de insumos, e a org não irá se sustentar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com