TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de Administração

Por:   •  3/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  142 Visualizações

Explique os pontos de contato e divergência entre a Teoria da Burocracia e a Teoria Estruturalista. Textos copiados diretamente da internet ou dos próprios materiais da disciplina serão desconsiderados.

A Teoria da Burocracia, de Max Weber, é voltada apenas para a estrutura da organização, constituindo um "modelo ideal" de organização, nas quais são caracterizadas por cargos definidos, com hierarquia autoritária e responsabilidades delimitadas. Possui um enfoque sociológico, com proposta em atividades baseadas em papéis e documentos sequenciais. As suas características (formalidade, impessoalidade e profissionalismo) possibilitam a previsão do comportamento humano, facilitando assim o alcance dos objetivos da empresa. Tem o intuito de maximizar a eficiência, focando nos objetivos da  organização, onde necessita detalhar seus procedimentos com antecedência e como deverão ser feitos, neutralizando assim a atenção ao homem. Considera apenas a organização formal, não reconhecendo o aspecto humano, a existência de conflito e o entorno da organização.

A Teoria Estruturalista entende que a empresa é um sistema aberto, relacionando-se constantemente com seu ambiente. Devido ao acúmulo de organizações na sociedade, faz com que o homem seja dependente da empresa. Considera a organização em todos os aspectos e, consequentemente, sofre influência dos aspectos externos. Considera também as organizações formal e informal, identificando o homem,qual é movido por meio de recompensas para exercer as atividades de sua responsabilidade. Nesta teoria os conflitos são inevitáveis, pois os interesses da empresa e dos funcionários são divergentes. Uma de suas características é que nenhuma organização é independente, estas dependem de outras e do ambiente externo (sociedade).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com