TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de Administração

Por:   •  11/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

"Observe a frase: “Taylor ainda vive nas organizações”.

Uma nota de explicação: O termo “vive” que consta na frase refere-se seria um indicativo de que as principais premissas da Administração Científica (Taylor) ainda estão presentes nas organizações atuais e modernas.

Com base nisso, comente a frase esquematizando sua resposta da seguinte forma:

a) Explicando quais são as premissas da Administração Científica (Taylor ou Taylorismo). Pode utilizar o conteúdo que consta na Aula 01 do E-book. Ao utilizar das fontes para explicar essas premissas solicitadas deve apresentar a fonte devidamente conforme a ABNT e/ou Manual de Normalização da Unifacs.

Resposta:

A administração científica surgiu no início do século XX, tendo como precursor Frederick Taylor, essa corrente tinha o objetivo estabelecer um estudo para tornar eficaz o resultado dos serviços, onde a mola propulsora do início dos estudos, foi a análise dos operários no processo fabril.

O Taylorismo embasava-se em princípios para solidificar a eficiência e produtividade da empresa, a saber: PRINCÍPIO DO PLANEJAMENTO, onde tem como premissa o método do trabalho, evitando a improvisação. PRINCÍPIO DO PREPARO, onde era levada em consideração a aptidão do indivíduo, assim como o treinamento específico, para refletir diretamente na eficácia da produção. PRINCIPIO DO CONTROLE, onde deveria controlar o trabalho dos operários a fim de certificar se tudo estava sendo executado em seu tempo, assim como nos dias atuais existem os fiscais. Por fim, PRINCÍPIO DA EXECUÇÃO, onde havia a distribuição das atividades, para que fosse estabelecida uma disciplina.

b) Apresente a indicação se aceita ou rejeita a afirmação contida na frase. Ao fazer isso deve apontar os argumentos que reforçam a sua resposta.

Resposta:

Sim, o taylorismo ainda existe nas organizações. Não podemos afirmar a possibilidade do método de Taylor ter sido descartado, literalmente, nos dias atuais.

Entendo que não é benéfico descartar todas as premissas da administração científica, os estudos obtidos para eficiência “do chão da fábrica” deixou um legado para as montadoras de veículos e hamburgueria, por exemplo. O que ocorreu no decorrer do tempo foi a lapidação das ideias a desconstrução da desumanização, ou seja, o esquema original tem o homem como parte da máquina. Hoje essa ideia foi desconstruída e reinventada, voltada para a realidade contemporânea, levando em consideração os aspectos humanos e os direitos fundamentais versados na Constituição e CLT. Reafirmando, apesar da predominância da Tecnologia da informática nas produções, seria um retrocesso para a produtividade desconsiderar em sua totalidade as premissas tayloristas.c) Apresente pelo menos um exemplo, no cenário nacional, ou seja, empresa nacionalmente conhecida, que ilustra o seu posicionamento da letra b.

Resposta:

Devido ao exposto, é difícil conseguir encontrar uma linha de produção com os princípios originais do taylorismo. Entretanto, destaco aspectos tayloristas nos serviços da empresa Mac Donald, no ramo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com