TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelos de gestão moderna: freelancers

Artigo: Modelos de gestão moderna: freelancers. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Artigo  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

01 – Já são muitas as empresas onde os chamados freelancers são cada vez mais solicitados. Em pouco tempo, essa realidade se acentuará, devendo ganhar mais espaço, devido à entrada no mercado de trabalho, de pessoas nascidas na era digital – um mundo totalmente diferente do raciocínio linear das chamadas organizações burocráticas.

Os trabalhadores temporários trouxeram consigo novos valores e uma forma diferente de se inserir no mundo do trabalho. Eles querem ascensão rápida e proposta financeira atraente. Buscam com essa nova forma de trabalho, novas possibilidades de aprender, e atuar com criatividade no ambiente corporativo. Esse tipo de trabalho se contrapõe na forma de pensar das organizações burocráticas. Na burocracia, prevalece à conotação de dever, e uma rígida divisão entre vida pessoal e profissional. Os chamados freelancers buscam o equilíbrio entre as duas partes, e mostram que é possível unir prazer e realização ao trabalho.

As organizações burocráticas procuram estabelecer normas que possam prever todos os acontecimentos e definir comportamentos. De alguma forma, a burocracia desumaniza. Nela o que interessa são os cargos, e não as pessoas. Os salários são baseados na função desempenhada, e não no trabalho realizado. Ainda assim, essas organizações são maioria e continuam sendo concorridas e atrativas.

O fato das grandes empresas abrirem espaço para esses profissionais torna os horizontes mais amplos e diversificados. Isso faz com que as organizações tradicionais demandem maiores esforços para atrair e manter novos talentos. As pessoas hoje em dia, são muito imediatistas, tem pressa em crescer. Por isso, essa tendência que veio para ficar, vem também para mostrar como é grande a insatisfação com a dinâmica de empresas burocráticas e tradicionais, cujos processos de reconhecimento são, por ora, lentos demais.

02 - O sucesso de uma empresa de tecnologia, depende de inovação. Empresas como Google e Facebook, sabem como ninguém que desenvolver projetos com a ajuda de pessoas que tem conhecimento e interesses comuns é fundamental e acontece desde sempre. A diferença agora é no sucesso alcançado através do uso de tecnologias que possibilitam reunir pessoas com afinidades, de diversos países, e de diversas culturas. Tais empresas utilizam a inteligência coletiva para resolver seus problemas e criar novos produtos e serviços – lançam desafios para encontrar soluções. Buscam pessoas dispostas a realizar trabalhos em troca de compensações monetárias. “É um processo de criação divertido e o reconhecimento dos outros incentiva a adesão”, diz Bastian Unterberg, fundador da plataforma colaborativa Jovoto.

Durante muito tempo, as teorias da administração rezaram que a empresa era o centro. Atualmente, vemos que alguns conceitos vem perdendo força, uma vez que as empresas de sucesso não se colocam mais como centro, e sim interligam seus negócios. Os modelos de gestão atuais nos mostram uma nova forma de compreender a dinâmica dos negócios e do trabalho. Há uma mudança na maneira de pensar dos profissionais. Se sobressai quem se abre para às inovações coletivas e criam idéias para serem desenvolvidas por todos.

Google, Facebook e vários outros exemplos que temos por aí, diferentemente dos modelos tradicionais, buscam gerir o conhecimento que está fora das empresas. Elas querem pessoas que sejam capazes de se relacionar e que saibam como ter acesso às informações e às pessoas. Buscam profissionais para cooperar e não para competir.

03 - Nos itens a, b e c, o autor utilizou de recursos numéricos para justificar o título do texto. Tais recursos serviram para mostrar como essa nova modalidade de emprego vem crescendo, principalmente nas grandes empresas que vem se destacando no mercado de trabalho, e em diversos lugares do mundo. Já nos itens “d” e “e”, o autor usou o discurso direto, com uso de aspas para marcar a voz de vários executivos que defendem essa nova maneira de se empregar, e também usou dados estatísticos para mostrar que o segmento de freelancers é rentável. Tais recursos dão mais credibilidade ao discurso e tem como objetivo mostrar ao leitor como essa nova maneira de trabalho cresce cada vez mais, não só em outros países, mas também no Brasil.

04 - Vivemos numa época

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com