TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia

Por:   •  7/10/2015  •  Monografia  •  4.207 Palavras (17 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 17
  1. INTRODUÇÃO

A fim de estabelecer um estudo voltado para as reais necessidades do profissional contemporâneo, cabe aqui indagar até que ponto estes profissionais enfrentarão dificuldades para ingressar no mercado de trabalho dignamente capacitados, dessa forma é conveniente analisar as características mais exigidas pelas empresas para se chegar a um perfil ideal de profissional.

O mercado se torna mais exigente e está à procura de profissionais que consigam amenizar eventuais problemas financeiros e suas ações devem refletir consciência da situação macroeconômica, com projetos menos onerosos. Com isso há uma crescente valorização do profissional cujo seu perfil é amplo e vem sendo alterado a cada momento.

Portanto, este trabalho tem a necessidade de investigar o perfil do profissional contemporâneo exigido pelo mercado atual, com o objetivo de descrevê-lo e, também, de identificar aspectos relevantes para a sua preparação. Para tanto, foi utilizada uma metodologia de pesquisa de campo, com entrevista a profissionais que estão no mercado de trabalho e com abordagem de dados de forma qualitativa.

Com a finalidade de contribuir para que se tenha uma visão do perfil do profissional que se almeja, e deve estar em sintonia com as necessidades do mundo moderno, sabendo reagir não apenas em conformidade, mas também com as mudanças que ocorre a cada instante.

Nesta pesquisa optou-se por descrever o perfil profissional moderno exigido pelas empresas na atualidade, a fim de apontar no trabalhador habilidades substanciais para a construção do perfil profissional adequado para o mercado e analisar quais aspectos essenciais devem ser trabalhados neste profissional para que ele esteja apto a ingressar no mercado de trabalho.

Observa-se a partir disso, que a cada oportunidade encontrada, o profissional se depara com novos desafios. A qualificação, nesse sentido, não é de todo a mais importante, tendo em vista que o trabalhador precisa estar atento à crescente internacionalização das empresas e ter um olhar empreendedor, o que remete esta preparação profissional a um conjunto de aspectos, e não somente à qualificação.

Com isso, entende-se que nesse cenário de constantes mudanças, tanto os profissionais quanto os estudantes precisam focar não apenas em desenvolver habilidades específicas, mas em ir além na formação acadêmica e profissional adquirindo competências que o possam tornar cada vez mais empregável.

O presente trabalho tem como objetivo principal analisar os aspectos relevantes na preparação do profissional moderno para que estes ingressem no mercado de trabalho. E a partir disso, identificar quais as possíveis causas do despreparo profissional encontrado atualmente; investigar que fatores são relevantes para a preparação do profissional moderno e construir um estudo de conscientização sobre os fatores encontrados e ditos como relevantes nesta pesquisa.

Ao fazer uma análise da situação atual do mercado moderno, observa-se grande deficiência no que diz respeito as competências profissionais dos trabalhadores que almejam ingressar no mundo do trabalho. Diante disso, firmou-se a necessidade de um estudo investigativo acerca de quais problemas estão vinculados a essa deficiência, e quais fatores devem ser abordados para a compreensão do que é relevante na preparação do profissional que pretende ingressar no mercado de trabalho.

Nota-se, então, que este estudo têm acentuada importância tanto para a instituição, como também, para os profissionais que buscam desenvolvimento e sucesso. Tendo em vista que, através desta pesquisa se encontrará uma solução para os possíveis problemas encontrados durante uma seleção de profissionais em determinada empresa. É importante advertir que encontradas as soluções do problema, haverá uma rentabilidade em conjunto, pois empresas e profissionais poderão usufruir dos resultados dessa pesquisa colocando-os em prática a fim de tornar preparado para o mercado esse profissional que hora é deficiente.

Além disso, a pesquisa pode contribuir para o aprendizado de outros, como por exemplo, professores e alunos da educação profissional, que buscam a qualificação através de cursos. Ou ainda, jovens provenientes da educação básica que não têm consciência do que enfrentarão para fazer parte do mercado de trabalho, devido a tantas exigências.

Vale ressaltar que através deste, poderão ser produzidos novos trabalhos com a finalidade de aprimorar as competências profissionais de um trabalhador, e dessa forma contribuir para o enriquecimento da discussão sobre o tema. Um vez que serão discutidos aqui aspectos importantes para o enriquecimento do profissional que aspira qualificação e sucesso.

Dessa forma, é viável um trabalho prático a respeito dos requisitos que contribuem para a preparação do profissional. Para, assim, se estabelecer não só a importância desse estudo, como também as melhorias que este proporcionará ao mercado de trabalho e aos profissionais que buscam seu aperfeiçoamento com êxito.

Diante dessas ressalvas cabe destacar o que Waterman et al. (1994) ressalta acerca do aprendizado contínuo que os indivíduos precisam dedicar-se, assim como, estarem prontos para se remodelar e acompanhar o ritmo das mudanças; que tomam para si a responsabilidade pela condução de suas carreiras. Eles devem estar conscientes de suas habilidades (considerando seus pontos fortes e pontos fracos) e ter um plano para aumentar seu desempenho e sua empregabilidade em longo prazo.

Logo, é importante que o profissional esteja preparado para o mercado de trabalho, a qualquer momento da vida, independentemente do fato de estar ou não empregado. A história do mercado de trabalho atual, tem mostrado que independentemente do cargo que o profissional exerça, deve estar sempre preparado para mudanças que poderão surgir e mudarão todo o rumo da sua carreira. Com isso é necessário investir no crescimento de competências capazes de completar o perfil que se procura atualmente.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. A Teoria da Empregabilidade - Aspectos Introdutórios

Responsáveis por uma grande revolução no mundo do trabalho, as inovações tecnológicas, a globalização e a aceleração na área de comunicações tem provocado grandes mudanças como por exemplo, o aumento da concorrência e das exigências no mercado de trabalho, quanto às competência individuais do colaborador.

Há algum tempo a obtenção do nível superior e de um bom desempenho escolar eram requisitos suficientes para conseguir um bom emprego, e neste se aposentar. Porém, se caracterizou por volta dos anos 80 e 90 um momento o qual Toffler (1995) chamou de Terceira Onda, a onda do conhecimento, que vem até hoje revolucionando a educação e, transformando o saber em um saber criativo e contínuo, e consequentemente vem levando as pessoas a questionarem suas escolhas e buscarem o conhecimento.

Este momento foi traçado pela globalização, aumento de competitividade, redução de custos, qualidade e alta tecnologia, o que acarretou o “fim dos empregos”, nesse contexto, emprego é o contrato celebrado pelo empregador e o empregado, visando a prestação continuada, numa carga horária definida, de um serviço, mediante um salário. É essa relação de emprego que o autor afirma estar acabando, e não o trabalho (BRIDGES, 1994). Todas essas situações causou a busca de adequação dos profissionais, para posteriormente dá espaço à transformação das carreiras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (308.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com