TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Monografia sobre responsabilidade social

Por:   •  15/7/2019  •  Monografia  •  14.509 Palavras (59 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 59

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CENTRO DE ESTUDOS E CIÊNCIAS APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

VANESSA GUIMARÃES ROMÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL RELACIONADA AO TRABALHO DE DEFICIENTES FÍSICOS DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE NA CIDADE DE FORTALEZA: UM ESTUDO DE CASO.

FORTALEZA – CEARÁ

2016

VANESSA GUIMARÃES ROMÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL RELACIONADA AO TRABALHO DE DEFICIENTES FÍSICOS DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE NA CIDADE DE FORTALEZA: UM ESTUDO DE CASO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Administração de Empresas do Centro de Estudo Sociais Aplicados da Universidade Estadual do Ceará como requisito parcial à obtenção do grau de bacharel em Administração.

        

Orientadora: Profa. Dra. Adriana TeixeiraBastos

FORTALEZA – CEARÁ

2016

Ficha catalográfica

VANESSA GUIMARÃES ROMÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL RELACIONADA AO TRABALHO DE DEFICIENTES FÍSICOS DE UM HOSPITAL DE MÉDIO PORTE NA CIDADE DE FORTALEZA: UM ESTUDO DE CASO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Administração do Centro de Estudos Sociais e Aplicados da Universidade Estadual do Ceará, como requisito parcial à obtenção do grau de bacharel em Administração de Empresas.

Aprovada em: ____/____/______.        

AVALIAÇÃO

________________________________________________

Profa. Dra. Adriana Teixeira Bastos (Orientadora)

Universidade Estadual do Ceará – UECE

À mulher mais importante para mim, sem a qual minha felicidade não seria completa: Hellen Moreira Guimarães, minha querida mãe.

AGRADECIMENTOS

À Deus, por tudo que me concedeu durante toda a vida.

À minha mãe, por todo seu esforço e dedicação, para que eu pudesse alcançar os meus sonhos.

Ao meu pai, pelas vezes em que me orientou e disciplinou, a fim de que eu fosse o melhor que posso ser.

Ao meu querido irmão, por ser meu companheiro fiel de vida e responsável por parte de minha história.

À Professora Adriana Bastos, minha orientadora, pela sua paciência e cooperação, a fim de que este trabalho se tornasse real.

À Universidade Estadual do Ceará pela oportunidade de realizar o curso de Administração.

“Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”
Efésios 3:20

RESUMO

A seguinte pesquisa tem por objetivo relatar e analisar as ações de responsabilidade social no trabalho de deficientes físicos. Trata-se de um estudo de caso em um hospital de médio porte, localizado no município de Fortaleza, Ceará, tendo como base de pesquisa os resultados alcançados nas entrevistas realizadas com os colaboradores deficientes da instituição.

A metodologia utilizada para este estudo foi o método exploratório, com base em pesquisas bibliográficas, o que deu margem à elaboração do trabalho, onde se conceituou pontos importantes como responsabilidade social e deficiência física.

Foi utilizado como instrumento de pesquisa um questionário, aplicado em Dezembro de 2015, com todos os colaboradores portadores de deficiência física que trabalham no hospital em questão.

O tema é de grande importância para a área da Administração, tendo em vista a promoção de uma reflexão fundamental para o administrador: em primeiro lugar, por fazê-lo pensar sobre as novas lógicas de atuação das empresas privadas em meio às ausências e lacunas do Estado democrático. Segundo, por levá-lo a pensar sobre como os profissionais da área estão se posicionando diante de um contexto em que suas funções se alocam fora do âmbito das empresas.

Constatou-se que a instituição em questão não apresenta ações sólidas de responsabilidade social para com seus colaboradores deficientes. Apesar destes fazerem parte do quadro de funcionários da empresa, a fim de atender as cotas de emprego determinadas pela legislação atual, o Hospital Y não apresenta o cuidado social que deve ser dispensando aos seus funcionários deficientes físicos.

Palavras-chave: Responsabilidade social, deficiência física e deficientes físicos.

ABSTRACT

The following research aims to describe and analyze the social responsibility actions in the work of disabled people. It is a case study in a medium-sized hospital in the city of Fortaleza, Ceará, with the research based on the results achieved in the interviews with disabled employees of the institution.

The methodology used for this study was exploratory method, based on literature searches, which gave rise to the elaboration of the work, which is conceptualized important points such as social responsibility and disability.

It was used as a research instrument a questionnaire, applied in December 2015, with all employees with disabilities working in the hospital in question.

The theme is of great importance for the area's management, with a view to promoting a fundamental reflection to the administrator: first, for making him think about the new logics of action of private companies in the midst of absences and gaps in democratic state. Second, by taking you to think about how the professionals are positioning themselves in front of a context in which their functions are allocated outside the scope of companies.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (104.4 Kb)   pdf (580.2 Kb)   docx (929.4 Kb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com