TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Hoje em dia, o principal ativo de uma empresa é o capital humano. Desta forma, as empresas que negligenciarem isso estão fadadas ao fracasso, e a motivação dos seus colaboradores desempenha um grande papel na saúde organizacional. Colaboradores desmotivados produzem menos, criam menos e muitas vezes podem até prejudicar a organização no processo de atingir seus objetivos estratégicos.

A motivação é uma força que nos move em direção a algo, uma energia que nos impulsiona em uma determinada direção, é a razão para uma ação. A motivação é intrínseca, está dentro de nós.

Teorias sobre motivação

São muitas as teorias sobre a motivação e a satisfação das pessoas no e com o trabalho. Isto, por si só, já demonstra a complexidade do assunto.

As 5 teorias que vimos até agora no nosso curso são: Pirâmide de Maslow, de Abraham Maslow; Teoria dos Dois Fatores, de Frederick Herzberg; Teoria das Necessidades Adquiridas, de David McClelland; Teoria da Expectativa, de Victor Vroom e por fim a Teoria da Equidade de J. Stacy Adams.

Todas discorrerem sobre os fatores que contribuem para a motivação de um indivíduo, contudo a que mais me chama atenção é a Teoria de McClelland.

Quando falamos em motivação nas organizações, no local de trabalho, acredito que entramos mais nos termos da teoria de McClelland. Esta teoria afirma que a principal motivação das pessoas está relacionada a uma das três necessidades da tabela abaixo:

Necessidade Primária Estilo Comportamental

Conquista • Estas pessoas devem receber projetos que sejam desafiadores, mas possíveis.

• Elas gostam de reconhecimento.

Socialização • Estas pessoas trabalham melhor ao cooperar com outras.

• Elas buscam aprovação ao invés de reconhecimento.

Poder • Pessoas cuja necessidade de poder é orientada socialmente, em vez de pessoalmente, são líderes eficazes e devem ter permissão para gerenciar outras pessoas.

• Estas pessoas gostam de organizar e influenciar as outras.

Como a liderança pode trabalhar os estímulos

A liderança pode estimular os colaboradores através de atitudes positivas, de inclusão e transparência, fazendo com que os colaboradores se sintam em um ambiente seguro e benéfico para seu desenvolvimento, mas outros estímulos também são necessários.

A opinião dos colaboradores precisa ser ouvida e os mesmos tem que ter a chance de participar de processos de decisão naquilo que lhes cabe. O Líder não pode tomar todas as decisões arbitrariamente, sem consultar seus colaboradores. Isto além de poder causar insatisfação do funcionário é uma decisão ruim do ponto de vista estratégico, pois o gestor não pode ter mais conhecimento do que todos os seus funcionários.

Reconhecimento e recompensas também são estímulos positivos que podem ter grande efeito na motivação dos colaboradores e devem ser planejados e definidos.

Como forças energéticas, origem familiar e cultura podem influenciar no estímulo à motivação

Assim como a liderança pode estimular a motivação, o grupo familiar, cultura e as forças energéticas também podem influenciar o processo motivacional.

O núcleo familiar pode, por exemplo, influenciar a motivação de um jovem nos estudos para entrar para a faculdade, incentivando, apoiando e dando exemplo de que é pelos estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com