TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação Situação Problema

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  598 Visualizações

Página 1 de 3

                                                                                  Situação Problema:

Atualmente, as organizações contemporâneas de qualquer segmento e de qualquer tamanho estabelecem um objetivo prioritário no seu planejamento estratégico anual: o retorno financeiro com o menor custo e utilização eficiente/eficaz dos recursos existentes. Conquistar altos níveis de produtividade tornou-se uma necessidade vital para que as empresas permaneçam competitivas e os seus gestores estimulados por gerenciar, motivar e acompanhar o desenvolvimento de cada indivíduo para construir a melhor performance. Para alcançar o desafio de manter-se competitivo no mercado com qualidade é primordial a atuação de equipes de alto desempenho, ou seja, equipes voltadas e orientadas para resolver problemas e criar soluções, desenvolver estratégias e produtos.

Considerando esse cenário, posicione-se como o (a) gestor (a) de pessoas da empresa Alfa que acabou de receber o desafio de elaborar, de forma fundamentada, um texto informativo para os seus colabores, contemplando os atributos individuais, ambientais e relativos à liderança necessários para a formação e condução de uma equipe de alto desempenho.

Texto Informativo

Uma equipe de alto desempenho é aquela que desempenha sempre bem suas atividades e coopera para o crescimento profissional dos envolvidos, para o desenvolvimento da empresa e também para o aperfeiçoamento da equipe.

O princípio para uma equipe de alto desempenho, é que esta, seja formada por grupos que confiem uns nos outros e estejam comprometidos com o planejamento, todos com o mesmo objetivo, tendo claro e definido o propósito de seu trabalho.

Tudo vai depender do quanto estão envolvidos equipe e objetivos.

É necessário que se crie um ambiente de diálogo aberto e saudável. Isso acaba gerando uma relação de transparência entre todos, gerando um ambiente ético e honesto.

Para conseguirmos criar uma equipe de alto desempenho é necessário seguirmos esses 07 passos. Precisamos de colaboradores com estas características para formarmos nossa equipe. Marcarei reuniões semanais no auditório para falarmos sobre o assunto.

  1. Feedback constante
    Para que possam se guiar e implementar as habilidades que apresentem algum tipo de deficiência, os funcionários necessitam de feedback de maneira constante – possibilitando, desta forma, uma atuação cada vez melhor.
  2. Motivação de funcionários
    Colaboradores desmotivados são pouco produtivos e, em muitos casos, verdadeiros produtores de desastres. É preciso buscar formas de manter a equipe animada e disposta a cumprir as tarefas da melhor forma possível.
  3. Estratégia clara
    As metas a serem alcançadas pela equipe devem ser sempre bem explicadas e objetivas; permitindo que cada colaborador saiba como caminhar em direção ao sucesso de forma conjunta.
  4. Diversidade no time
    É fundamental contar com pessoas de diferentes habilidades e perfis numa mesma equipe, para que possam se ajudar e complementar tarefas de maneira colaborativa (promovendo ainda mais sinergia entre colegas).

  1. Administração de fases críticas
    Embora a diversidade de perfis seja necessária, isso pode trazer diversos conflitos de comunicação – e é responsabilidade do líder saber como lidar com esse tipo de problema bastante comum no mercado atual de trabalho.
  2. Busca por soluções
    Incentivar colaboradores a buscar soluções e resoluções para problemas diferentes é essencial – e o gestor deve tanto impulsionar esse tipo de atividade como supervisioná-la.
  3. Harmonia entre colegas
    A harmonia e a sinergia entre os componentes de uma equipe é fundamental para o seu bom funcionamento – possibilitando aberturas para novas ideias sem deixar de lado os objetivos principais a serem alcançados ou a boa comunicação entre colegas.

               

 

Bibliografia:

  • https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/equipes-de-alto-desempenho/

  • http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/equipes-de-alto-desempenho/28554/
  • http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4103/os-lideres-e-a-busca-pelo-alto-desempenho-das-equipes.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com