TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Motivação e emoção

Por:   •  27/11/2015  •  Resenha  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Disciplina:

Motivação e Emoção - Turma: PSI0401M - Prof. Rita Walchan

Grupo:

Carla Patrícia

Carlos Henrique

Graziela Vilarins

Giselle Sá Teixeira

Isa Marins

Nicoly Silva

Paula Bianos

Renata Reis

TEMA: Colocar o nome do tema (não sei)

O estresse é uma reação do organismo (física e mental) a um esforço extremo ou importante, não propriamente uma doença. Podendo ser benéfico em certas circunstâncias, como fugas, lutas, situações de perigo, entre outros. Mas passa a ser prejudicial à saúde quando o organismo é exposto a estímulos que causam estresse (estressores) continuamente. Esses estressores podem ser: internos: da própria pessoa, ligados a características de personalidade e externo: do ambiente. Mudanças em geral, até mesmo as positivas, desencadeiam estresse – porque exigem uma adaptação. O estresse tem diferentes fases: 1º-Fase de alerta: ocorre quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor e o seu corpo perde o seu equilíbrio; 2º-Fase da resistência: o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio. O organismo pode se adaptar ao problema ou eliminá-lo; 3º- Fase da Exaustão: a exaustão é perigosa, pois se tem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

Cada pessoa possui uma tolerância, resistência e vulnerabilidade diferentes ao estresse. Estas diferenças, somadas com predisposições genéticas fazem com que as pessoas desenvolvam os sintomas por causas diferentes e, em momentos diferentes. O estresse prolongado diminui a resposta dos mecanismos de defesa do nosso organismo, aumentando o risco de doenças, principalmente problemas cardíacos e doenças infecciosas (gripes, herpes, etc.), e outras como: diabeteshipertensão, menor interesse sexual etc.

As pessoas com empregos estressantes, têm tendência em desenvolver problemas de saúde (física e mental), como a Síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional, que é um estado de tensão emocional e estresse crônico provocado por condições de trabalho desgastantes, que danifica aspectos físicos e psicológicos da pessoa. Em geral, a síndrome atinge profissionais que lidam direto e intensamente com pessoas e influenciam suas vidas e, aqueles que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno. O esgotamento físico e emocional é refletido através de comportamentos diferentes, como: isolamento, mudanças de humor, dificuldade de concentração, ausência no trabalho, etc. Podendo levar a pessoa a sofrer fisicamente com a doença, com enxaqueca, palpitação, dores musculares, insônia, etc. Em mulheres, é comum alterações no ciclo menstrual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (119.1 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com