TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO LOJAS RIACHUELI

Exames: TRABALHO LOJAS RIACHUELI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  8.469 Palavras (34 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 34

LOJAS RIACHUELO

Somos a maior empresa de moda do Brasil e contamos com 188 lojas distribuídas por todo o País, dois parques industriais e 35.000 funcionários. Adotamos o conceito "fast fashion" - agilidade na produção e na distribuição das coleções - para garantir rapidez na divulgação das novas tendências e geração de valor agregado para cada coleção. Riachuelo, essa é a moda. Somos o canal direto de distribuição dos produtos do Grupo Guararapes, que é o maior grupo de confecção de roupas da América Latina.

Iniciamos nossas atividades em 1947, com pequenas lojas de rua, vendendo tecidos a preços baixos. Em 1979, a rede de lojas de tecidos foi comprada pelo grupo Guararapes, e passou a vender Roupas prontas para serem usadas. A partir de 1993, nosso foco passou a ser a moda. Sempre em sintonia com as tendências nacionais e internacionais, de forma democrática, entregamos aos nossos clientes a moda com bons preços e qualidade superior. Esta estratégia envolveu a criação e o fortalecimento de marcas próprias, cada uma com identidade visual e público-alvo específico.

Em 2004, além de reformas e melhorias no merchandising visual de nossas lojas, mudamos a nossa estratégia de marketing. Saímos da mídia convencional e investimos no processo de verticalização, apostando em produtos com preços menores e qualidade superior.

Em 2007, voltamos a investir nas mídias de massa, com uma nova campanha de comunicação, com objetivo de popularizar a moda, a preços acessíveis e estilo ao alcance de todos. Para isso, organizamos nosso departamento de estilo, com a função de conciliar o que o varejo está pedindo à produção da Guararapes. O resultado deste processo foi o reposicionamento de nossas marcas próprias voltadas ao público brasileiro. Com foco no segmento de "moda ao alcance de todos", nossas lojas são divididas em cinco seções: moda feminina, moda masculina, moda infantil, moda casa e calçados.

Ligada aos principais centros de moda, a Riachuelo pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui moda para todo o Brasil. A agilidade na produção e na distribuição das coleções garante rapidez na divulgação de novas tendências e a geração de valor agregado para cada coleção. É o conceito "fast fashion". O diferencial da Riachuelo é a integração com o Grupo Guararapes, que possui duas fábricas, uma em Natal (RN), que produz malharia e tecido plano, empregando 14 mil funcionários; e outra em Fortaleza (CE), que produz jeans e sarja, empregando 6 mil funcionários. Toda a produção da Guararapes é comercializada pela Riachuelo.

Desde 2007, o departamento de estilo faz parte da metodologia e dos processos criados para o atendimento a todos os fornecedores - de produtos importados, passando por terceiros nacionais e, principalmente, às fabricas da Guararapes, ao mesmo tempo em que aproxima ainda mais a produção do público. A grande função desse departamento é conciliar o que o varejo pede no momento com aquilo que a fábrica pode oferecer. Antes da organização desse departamento, a preocupação não era com todos os fatores e valores que geram um produto - ele era apenas analisado, comprado e comercializado nas lojas. Hoje, este envolvimento é muito mais intenso. Para o sucesso de uma coleção, o processo se inicia antecipadamente - de seis meses a um ano antes do produto estar nas lojas, com pesquisas sobre as últimas tendências e temas em desfiles nacionais e internacionais, definição da cartela de cores, das peças mais importantes da coleção, das atitudes que estão ligadas a ela, entre outros pontos. Dessa forma, tudo o que é criado é feito para ser usado no dia a dia, respeitando tendências, mas levando em conta, principalmente, a realidade dos consumidores e do país. Cada uma das marcas têm o seu estilo, mas todas contam com DNA 100% brasileiro.

Para isso, o departamento de estilo conta com três núcleos localizados em São Paulo, Fortaleza e Natal. Eles devem estar sempre em contato e trocando informações para que a coleção seja desenvolvida de forma coordenada e com unidade.

Por exemplo: São Paulo está no centro da moda e tem acesso mais rápido às novas tendências e informações desse mundo. Essas informações são transmitidas para as outras equipes que estão junto das fábricas e mais próximas do processo produtivo.

Nos ateliês dos estilistas de Fortaleza e Natal, onde estão as outras duas equipes, as peças passam pelo processo de criação de moda: desenho, escolha do aviamento e modelagem. O que faz a grande diferença é que os estilistas têm sempre em mente que essas peças serão produzidas industrialmente, em grande escala.

Para aperfeiçoar ainda mais o processo, também foram criadas as Pequenas Unidades de Produção, as PUPs, que são núcleos de costureiras que desenvolvem a chamada "modinha" - um trabalho muito mais especializado e em menor escala - mas que consegue entregar moda de forma muito mais rápida às lojas.

Este ciclo, esta troca constante de informações, é essencial para que tudo funcione da melhor maneira possível e também para que as últimas tendências da moda estejam adequadas à produção da Guararapes.

É isso que a Riachuelo oferece: produtos a preços baixos e qualidade superior, que se encaixam no Acreditando que uma empresa socialmente responsável é aquela que procura incorporar ao seu planejamento, e às atividades do dia a dia, atitudes que valorizem o meio ambiente, a sociedade e a comunidade onde está inserida, a Riachuelo, para colocar isso em prática, organizou sua Ação Social. Entre as ações que fazem parte desta prática, estão Ação Voluntária, programa que envolve diretamente seus funcionários em projetos de voluntariado e o Programa PcD, que oferece vagas para portadores de deficiência em seu quadro de funcionários.

A Riachuelo também faz parte do Programa Jovem Aprendiz, que traz oportunidades de crescimento pessoal e profissional para jovens e adolescentes. Além, destas iniciativas, a empresa participa anualmente com doações para o programa Teleton.

A Riachuelo sabe a importância de manter o ambiente de trabalho um espaço agradável, onde o profissional, além de cumprir suas tarefas, possa aprender e progredir. Um lugar onde é possível deixar o lado criativo e empreendedor livre, para trazer frutos produtivos para a empresa. Para isto, novas idéias são sempre incentivadas e o medo de errar não deve existir. A vontade de vencer é estimulada, assim como a liderança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com