TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multidiciplinar Ambiente Financeiro

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.172 Palavras (25 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 25

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE FINANCEIRO - 2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................5

2.1 Empresa..............................................................................................5

2.1.1 Denominação e Forma de Constituição............................5

2.1.2 Porte......................................................................................5

2.1.3 Funcionarios........................................................................5

2.1.4 Principais Produtos.............................................................5

2.1.5 Principais Fornecedores.....................................................5

2.1.6 Produção..............................................................................5

2.1.7 Principais Mercados............................................................5

2.2 Area Financeira..................................................................................6

2.3 Demonstrativos Financeiros............................................................7

2.3.1 Indices de Liquidez............................................................13

2.3.2 Analises Verticais e Horizontais......................................15

3 CONCLUSÃO..................................................................................................17

4 REFERENCIAS...............................................................................................17

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo, estudar e analisar o ambiente financeiro da empresa Uberfort Nautica Ltda., esta que atua na indústria naval, fabricando e vendendo barcos e lanchas, carretas, motores de popa e acessórios.

Para efetua-lo, foram utilizadas as matérias de estudo até o momento, também foi feita uma vasta pesquisa na biblioteca virtual da Universidade e, sites.

DESENVOLVIMENTO

Empresa

A Uberfort foi adquirida em 10/01/2002, com a razão social UBERFORT NAUTICA LTDA – EPP, nome fantasia “BARCOS E LANCHAS UBERFORT”, está localizada na Avenida Paulo Roberto Cunha Santos, 1923, bairro Marta Helena, Uberlândia – MG, sob o CNPJ: 04.849.784/0001-88 e IE: 702.158.267-0065.

Hoje a empresa que está há quase 15 anos no mercado, conta com 10 funcionários, distribuídos entre produção e a parte administrativa, mais os sócios.

A Uberfort Nautica atua no ramo náutico. Fabricando barcos e lanchas para pesca e lazer. Alem dos produtos produzidos, também vendem carretas, motores de popa e acessórios. Tendo como missão satisfazer seus clientes, proporcionando momentos de alegria, com produtos de primeira qualidade.

Possuem diversos modelos e tamanhos de barcos e lanchas, sempre visando atender a necessidade do cliente. Alem desses, também comercializam carretas para transporta-los, motores de popa e elétricos e acessórios diversos, como bancos, catracas, sonnar, etc.

Seus produtos são produzidos com chapa de alumino naval de primeira qualidade (matéria prima). Pensando no Meio Ambiente, a Uberfort, utiliza garrafas pet, para fazer a flutuação de seus barcos.

Seus principais fornecedores são a Belmetal, que fornece alumínio naval, Mercury Marine na parceria de venda de motores de popa, Aquabrazil parceira nos motores elétricos, entre outros.

O mercado de atuação da Uberfort é bem amplo, atingindo todo o país. Abrangendo todo tipo de cliente, seja ele pescador profissional, amador ou lazer.

Área Financeira

Por ser uma empresa de pequeno porte a Uberfort está dividida em três setores, produção, vendas e administrativo, ao todo são 10 funcionários mais os dois sócios.

A produção dos produtos é um processo que exige que o funcionário conheça pelo menos o mínimo de produção naval. Pois são utilizados maquina e materiais muito específicos. Para produzir um barco ou uma lancha é preciso saber qual será o seu modelo, para assim poder cortar as chapas de acordo com ele, assim evitando prejuízos. É um processo trabalhoso, após o corte das chapas, vão para e estruturação e em seguida acabamentos, é a parte mais demorada, pois são muitos detalhes, a parte final é a pintura. Depois desse processo, o produto estará pronto para ser entregue ao cliente.

As vendas feitas pela empresa são através de telefone, Whatsapp, online, para clientes que vem direto na loja, indicação de pescadores. Também há parcerias com lojas de pescas em várias regiões do país. Por ter muito tempo no mercado, e ter tido seu auge quando o foco eram os torneios de pesca esportiva. A empresa tem um nome forte nesse setor.

As vendas geralmente são feitas com entrada de 50% no dinheiro ou depósitos bancários e o restante com 30/60 e 90 dias, no cheque ou cartão de creditos.

No financeiro são controladas as contas a pagar e receber, compras e faturamento. As contas são pagas através de boleto bancário ou deposito em conta, as comprar parceladas, são com prazos de 21 e 28 dias em média, dependendo até 30 dias diretos. Os recebimentos são através de dinheiro, cheques, depósitos bancários e cartão de credito. O faturamento é feito no ato do pagamento.

Segundo Hoji, toda decisão empresarial de caráter financeiro deve ser tomada com base em informações contábeis e financeiras adequadamente estruturadas. Para atuar no setor administrativo é necessário ter conhecimento em faturamento, noções administrativas, na área de vendas é preciso ter conhecimento na área náutica, e saber vender. Já na produção o que conta muito é a experiência na área.

As programações de compra são feitas com muito cuidado, pois os materiais são sempre comprados em grandes quantidades. São feitos no mínimo três orçamentos em empresas diferentes. A maioria das compras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.7 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com