TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES (S&OP) APLICADO EM EMPRESA DO RAMO AUTOMOTIVO

Por:   •  12/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

MÉTODO PARA IMPLEMENTAÇÃO DE PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES (S&OP) APLICADO EM EMPRESA DO RAMO AUTOMOTIVO

Fichamento do estudo de caso: Método para implementação de planejamento de vendas e operações (s&op) aplicado em empresa do ramo automotivo.

“De acordo com Corrêa et al. (2013), o S&OP (Sales and Operation Planning) é um processo estruturado de planejamento de vendas e operações que permite, através de atividades sequenciadas e da integração de diversos setores da empresa, obter consenso sobre as necessidades de produção em um horizonte de planejamento pré-definido. Trata-se de um processo colaborativo, que tem por finalidade alinhar diversos setores envolvidos na gestão da demanda. ” (pág.2)

“A presente pesquisa foi motivada pela necessidade da implementação do processo de S&OP em uma empresa do ramo automotivo situada no Rio Grande do Sul, o que implicou na estruturação do planejamento para tal implementação. ” (pág.2)

“ O gerenciamento da cadeia de suprimentos tem por objetivo coordenar os insumos (inputs) com os resultados (outputs), para concretizar as prioridades competitivas apropriadas aos processos corporativos da empresa e, com isso, se mostra essencial para empresas industriais e de prestação de serviços (RITZMAN; KRAJEWSKI, 2008) ” (pág.3)

“A previsão de demanda da empresa pode ser definida como sendo o nível esperado de vendas, baseado no plano de marketing e ambiente de marketing hipotético, ou seja, um ambiente escolhido de acordo com a definição de mercado a ser atendido (KOTLER et al., 2006). ” (pág.3)

“O processo de S&OP quando executado pela empresa é formado por uma sequência lógica de atividades. (...)” (pág.6)

“A atividade 1 é de levantamento de dados de produção, estoque, vendas, carteira de pedidos e entregas por família de produtos, levando à preparação dos dados históricos. ” (pág.6)

“A atividade 2 é de planejamento de demanda. Nela, serão realizadas as gestões de previsão e indicação do que a empresa está disposta a vender ou oferecer para o mercado. ” (pág.6)

“A atividade 3 é de planejamento de produção, na qual são levadas em conta as restrições de capacidade e de materiais. ” (pág.6)

“(...) atividade 4, que consiste em uma pré-reunião de S&OP apenas com analista, assistentes e especialistas, ou seja, ainda em nível operacional”. (pág.6)

“A atividade 5 é a reunião executiva de S&OP, na qual são definidos os números da demanda em conjunto com alta gerência e diretoria, antes levantados pelo pessoal operacional. ” (pág.7)

“A última atividade pertinente ao S&OP (atividade 6) é a desagregação do número decidido para o planejamento da fábrica e para compra de matérias-primas. ” (pág.7)

“Na sequência serão apresentadas as etapas sugeridas nessa pesquisa como método para implementação de um processo de S&OP. (...) Mapear Processo Atual; Mapear Processo Futuro; Elaboração da Política de S&OP; Elaboração do Cronograma de Implementação; Piloto S&OP e Ajustes; Primeiro Ciclo Oficial com Outputs de Informação. ” (pág.8-10)

“Na empresa analisada nessa pesquisa, a implementação ainda trouxe uma padronização no processo de gestão de demanda, que até então não havia sido estudada internamente, bem como a revisão periódica da quantidade de produtos a serem fabricados. ” (pág.18)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com