TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do planejamento financeiro para a sobrevivência das empresas

Relatório de pesquisa: A importância do planejamento financeiro para a sobrevivência das empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Relatório de pesquisa  •  3.899 Palavras (16 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 16

Sumário

1 INTRODUÇÃO 3

2 PLANEJAMENTO FINANCEIRO 4

2.2 A necessidade de se cruzar o planejamento financeiro com a execução real e suas medidas corretivas 5

2.3 Orçamento flexível 5

3 DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS À LEI 6.404/76 5

3.1 Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE) 6

3.2 Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) 6

3.3 Demonstração do Valor Adicionado (DVA) 7

3.4 Balanço Patrimonial (BP) 7

3.5 Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) 7

3.6 Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA) 8

4 APLICAÇÃO DE MÉTODOS QUANTITATIVOS NAS ATIVIDADES CONTÁBEIS 8

4.1 Análise de Regressão Linear 9

4.2.1 O que é amostra? Qual sua relação com população? 9

4.2.2 Qual a característica principal que uma amostra deve ter? 10

4.2.3 O que é amostragem? 10

4.2.4 Definição de censo e quando se deve realizar 10

4.2.4.1 Amostragem 10

5 SOCIEDADE ANÔNIMA 11

6 ESTABELECIMENTO EMPRESARIAL 12

7 OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA E LANÇAMENTO 12

8 TRIBUTOS EMPRESARIAIS 13

8.1 ICMS 13

8.2 IR 14

8.3 Contribuição Social 14

9 CONCLUSÃO 15

REFERÊNCIAS 16

INTRODUÇÃO

Veremos neste trabalho como evidenciar a importância do planejamento financeiro para sobrevivência das empresas, através de uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização. A problemática a ser analisada é que muitos empresários não estão preparados para administrar seus recursos financeiros.

Como ajudar estas empresas a se prepararem para enfrentar os desafios do dia-a-dia dos negócios. Sabemos que não existe bola de cristal capaz de prever o futuro, mas, com certo conhecimento e dedicação, e com a ajuda de algumas ferramentas de gestão, podemos nos preparar para tomar decisões de maneira mais confiável, pois reduziremos as margens de erro e teremos condições de dimensionar os riscos que envolvem o negócio.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

É um processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiros com objetivo de alcançar metas previamente determinadas. Esta forma sistemática de se planejar pode ser empregada tanto na nossa vida pessoal como em ambientes empresariais. (http://www.planejamentofinanceiro.net.br/)

1 Características e Fundamentos do Planejamento Financeiro

Uma das características do planejamento financeiro é a necessidade de levar em conta as incertezas internas e externas da empresa para que estas não alterem as mesmas, uma vez que não se pode considerar a administração financeira como uma área isolada.

O planejamento financeiro é uma ferramenta que tem como principal objetivo reduzir os riscos, porém ele não os elimina. (SANTOS, Joenice Leando Diniz dos; BAZOLI, Thiago Nunes. Administração e orçamento empresarial: Ciências contábeis. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. 104 p.)

Quando as estimativas e previsões a respeito do futuro revelam que a empresa não terá o resultado desejado por falta de recursos, cabe a mesma adquirir outras fontes de recurso ou rever suas estimativas.

É por falta de informações financeiras precisas para o controle e planejamento financeiro que a maioria das empresas pequenas brasileiras entram em falência até o quinto ano de existência. São indiscutivelmente necessárias as informações do balanço patrimonial, no qual se contabilizam os dados da gestão financeira, que devem ser analisados detalhadamente para a tomada de decisão.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_financeira)

Pelo benefício que a contabilidade proporciona à gestão financeira e pelo íntimo relacionamento de interdependência que ambas têm é que confundem-se, muitas vezes, estas duas áreas, já que as mesmas se relacionam proximamente e geralmente se sobrepõem.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Administra%C3%A7%C3%A3o_financeira)

2 A Necessidade de se Cruzar o Planejamento Financeiro com A Execução Real e suas Medidas Corretivas

É necessário o planejamento financeiro em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação e do seu porte, em geral, as micros e pequenas empresas, apresentam um quadro crítico, devido ao fato de não possuírem conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro, daí a importância do planejamento financeiro, pois ele estabelece o modo pelo quais os objetivos podem ser alcançados, manter o controle financeiro é de suma importância para qualquer empresa.

3 Orçamento Flexível

Tem como objetivo auxiliar os administradores a compreender por que os orçamentos não foram cumpridos, é útil quando os gestores estiverem escolhendo um dentre vários níveis de atividade para fins de planejamento, e no acompanhamento, quando os administradores estiverem tentando analisar os resultados efetivos. A base para a elaboração do orçamento flexível é o reconhecimento dos custos fixos e variáveis. Os custos variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão o tratamento tradicional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com