TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre o cálculo do "valor" das vendas em comparação com a empresa de varejo

Trabalho acadêmico: A diferença entre o cálculo do "valor" das vendas em comparação com a empresa de varejo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

REFERÊNCIAS 12

APÊNDICES 12

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 13

ANEXOS 14

ANEXO A – Título do anexo 15

1 INTRODUÇÃO

APRESENTAÇÃO DO ASSUNTO

Diferença entre a apuração do “custo” das vendas de uma

indústria quando comparada a uma empresa do comércio varejista.

Este trabalho descreve as micros e pequenas empresas, suas definições contábeis e fiscais, mostra a contabilidade como instrumento maior da administração, sua importância para micros e pequenas empresas, principalmente a contabilidade gerencial, já que através desta o empresário pode tomar suas decisões com mais segurança. O trabalho apresenta ainda, modelos simplificados de Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração de Fluxo de Caixa, através dos quais torna-se possível elaborar índices econômicos e índices financeiros que serão de grande utilidade na administração da empresa, em especial nas empresas de comércio varejista. Finaliza com a conclusão da pesquisa, onde apresenta a importância da contabilidade para a micro e pequena empresa, mostra que ao utilizar a contabilidade, ainda que apenas a contabilidade gerencial, que é a base de uma administração segura, os casos de sucesso e de “sobrevivência” dessas empresas aumentaria de maneira significativa, alem de possibilitar um melhor acompanhamento do desempenho do negócio.

2 DESENVOLVIMENTO

• CONCEITO DE ORÇAMENTO;

• Métodos de custeio. Diferenças entre custeio variável e

• custeio por absorção;

A Contabilidade de Custos nasceu da Contabilidade Financeira, a partir da necessidade de avaliação de estoques nas indústrias. Seus princípios são derivados dessa finalidade, e por isso nem sempre conseguem atender suas necessidades completamente. Manter o controle dos custos e dos investimentos passa merecer muita atenção, uma vez que fixação de preços foge da decisão de empresários, a não ser os que não têm controle produtos e serviços ao controle dos órgãos fiscais. A Contabilidade de Custos tem a função de avaliar estoque, e também acaba assumindo outras atribuições administrativas. São muitos os objetivos da contabilidade de custos. Em algumas decisões, utiliza-se de instrumentos matemáticos e estatísticos tornando mais úteis e exatas as informações produzidas. Os sistemas de custeio são estabelecidos em conformidade com as necessidades dos usuários e segundo a natureza das atividades e operações da entidade. O Contador deverá analisar, em conjunto com o usuário, qual o melhor sistema a ser implantado, pois eles permitem o acumulo custos por objeto de custeio e atenderão, através de informações fornecidas, diversas necessidades gerenciais. É o que se pretende estabelecer, com este trabalho, demonstrando como se atingir uma projeção de resultados, com a introdução de um sistema de custos que visa o rendimento dos recursos empregados na empresa. O artigo tem finalidade de contribuir para o entendimento de alguns conceitos e ferramenta gerencial aplicada á analise de custos e preços de venda de diversas empresas. A abordagem escolhida evidencia que as ferramentas gerenciais apresentadas aplicam-se perfeitamente nas empresas, independentemente do porte, ou atuação, com adaptações consideráveis.

Parte do trabalho discorre a respeito dos métodos custeio de acordo com alguns autores, onde são apresentadas vantagens e desvantagem entre os dois métodos abordados, e outros assuntos envolvendo custos. A contabilidade de custos desenvolve uma identificação na estrutura de custos da empresa, contribuindo de forma estratégica com a empresa demonstrando fator diferencial de competitividade entre elas.

As empresas produzem matérias-primas ou prestarem serviços, esperando atingir seus objetivos. Adotam vários métodos e procedimentos no dia-a-dia unindo recursos produtivos, por exemplo: capital, diversos materiais, setor recursos humanos dentre outros. Nesse contexto, durante o processo de produção da empresa ocorrem variações patrimoniais, proporcionando à transformação de alguns direitos somando valor para chegar ao seu processo final, ou seja, a venda do produto. Entre várias funções da contabilidade de custos, uma delas seria direcionar, de maneira eficaz, as variações patrimoniais das empresas, independentes da sua natureza ou razões de sua ocorrência, que acontecem no seu ciclo operacional interno.

O sistema de custeio variável objetiva na separação dos gastos em variáveis e fixos, isto é, em gastos que variam de acordo com volume de produção/venda e gastos que permanecem estáveis perante volume vendas que variam com certo limite. A margem de contribuição é uma importante informação que provem desse sistema, onde proporciona informações para tomada de decisão das empresas. Porém é um método de custeio não aceito nas demonstrações externas, não é de acordo com um dos princípios contábeis aceito no Brasil e na legislação do imposto de renda.

A principal diferença existente na utilização do custeio por absorção é entre custos e despesas. A separação é importante porque as despesas vão diretamente contra o resultado do período, enquanto que apenas os custos pertencentes aos produtos vendidos serão tratados da mesa forma. Os custos em relação aos produtos que ainda estão sendo elaborados e aos produtos acabados e não vendidos vão para estoque desses produtos. O método direto ou variável é recomendado pela legislação tributária brasileira do imposto de renda. QUAL MELHOR MÉTODO A SER ADOTADO?

Na escolha do sistema mais adequado, se é por Absorção ou Variável, primeiramente, a primeira pergunta a ser feita é para qual fim quer o sistema, se é para controle, fornecimento rápido de informações para fins de decisões rotineiras, que não demandam tanta rapidez de dados ou ainda para simples apuração de Estoques e Resultados?

Para decidir qual modelo usar, vai depender de quem irá receber as informações e o que fará

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com