TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS QUANTITATIVPOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  19/10/2015  •  Artigo  •  3.079 Palavras (13 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA        

2.2 MÉTODOS QUANTITATIVPOS APLICADOS Á GESTÃO EMPRESARIAL.........5

2.2.1 MEDIDAS DESCRITIVAS...................................................................................5 

2.2.1.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL...........................................................6

2.2.1.2 MEDIDAS DE DISPERSÃO............................................................................7

2.2.1.3 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM PROBABILÍSTICA.......................................8

2.2.2 NÚMERO-ÍNDICES............................................................................................9

2.2.2.1 NÚMERO-ÍNDICE SIMPLE............................................................................10

2.2.2.2 NÚMERO-ÍNDICE COMPOSTO....................................................................10

2.3 ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE.......................................................................11

3 CONCLUSÃO        14

4 REFERÊNCIAS        15



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a Estrutura de mercado do setor supermercadista com o objetivo de apresentar as transformações estruturais ocorridas neste setor, no rio grande do sul.

Está organizado em 3 principais temas, Microeconomia e macroeconomia, Métodos Quantitativos Aplicados a Gestão Empresarial e por fim Ética, Política e Sociedade.

No tema microeconomia e Macroeconomia abordaremos a importância, e de que forma elas foram utilizadas no brasil logo após o plano real, já no segundo tema falaremos sobre as técnicas de amostragem de dados, onde estará dividida por subtemas tais como Medidas Descritivas, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão, Técnicas de Amostragem Probabilísticas, Números-índices e deflação de dados.

E finalizando com ética política e sociedade que irá demonstra as grades transformações da época como o capitalismo industrial para o capitalismo monopolista- financeiro.  

A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e enriquecida com pesquisas em sites sobre os temas apresentados.        

 


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. Macroeconomia e Microeconomia

Economia é uma ciência que estuda os processos de produção, distribuição acumulação e consumo. O que quer dizer é que estuda o comportamento humano que deriva das relações existentes entre as necessidades humanas o conceito de economia por tanto está em constante estudo e analise dos problemas dos humanos. Esta por sua vez é dividida em dois pontos: Macroeconomia e Microeconomia.

                        A macroeconomia é a parte da economia que se encarrega de estudar o funcionamento econômico em geral, bem como as políticas econômicas que são adotadas em larga escala, por exemplo, em um país. Isto é, engloba a sociedade em seu conjunto funcionando ao mesmo tempo, não de forma independente.

                        Algumas das variáveis mais usadas são o Produto Interno Bruto, a taxa de desemprego, os níveis de impostos ou a taxa de juros, entre outros.

                        A microeconomia é a parte que se encarrega do comportamento de cada ator econômico de forma individual, como podem ser as famílias, as empresas ou os trabalhadores.

                        Nela se analisa de forma exaustiva leis como a da oferta e demanda, entre os consumidores e os ofertantes, o nível de preços, ou a elasticidade de cada produto. Isto é, como se chega a um acordo entre as necessidades dos consumidores e das empresas que oferecem os bens e serviços, bem como todas as variáveis "psicológicas" que podem afetar, como a qualidade do produto ou as diferentes necessidades de cada pessoa.

                         Melhorar e ampliar técnicas de gestão, administrativa e comercial, requer aplicação no estudo das peculiaridades do mercado: concentração de compradores (ofertantes), de consumidores (demandantes), de grupos/entidades que manipulam preços, produção primária, produtos acabados, serviços, etc...

·                              assim pode ser citado o Oligopólio: situação de mercado em que a oferta é controlada por um pequeno número de ofertantes (produtores), e em que a competição tem por base, não as variações de preços, mas a propaganda e as diferenças de qualidade e tecnologia.

                         Exemplo disso pode citar trechos do texto Estruturas de mercado do setor supermercadista do Rio Grande do Sul e identificação do seu grau de concentração, onde diz que “Após o Plano Real houve maior entrada de redes supermercadistas estrangeiras no Brasil. O Brasil oferece atrativos para essas grandes redes comerciais, uma vez que há mercado consumidor, baixo poder de competitividade instalada e pouca restrição da legislação quanto a entrada de novas empresas no mercado. Assim os pequenos empresários nacionais precisam criar um conjunto de elementos que proporcione aos funcionários motivação e ânimo para permanecerem na empresa. ”

  1. Métodos Quantitativos Aplicados á Gestão Empresarial

No mundo globalizado, tem se a necessidade das empresas buscarem instrumentos de apoio capazes de proporcionar maior segurança e agilidade ao processo de tomada de decisões.  Presente em nosso dia a dia praticamente em todos os instantes. No meio empresarial, os métodos quantitativos são utilizados como verdadeira ferramenta de gestão.

Segundo STEVENSON a estatística compreende a estatística descritiva, a teoria da probabilidade e amostragem.

  1. Medidas Descritivas

Descrever a informação advinda dos dados colhidos em uma pesquisa é a finalidade da Estatística Descritiva. SPIEGEL aduz que, em sentido mais restrito, o termo Estatístico é usado para designar os próprios dados ou números deles derivados como, por exemplo, médias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com