TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Aplicação Do Masp Para Reduzir Problemas

Por:   •  7/9/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 6

TITULO: A APLICAÇÃO DO MASP PARA REDUZIR PROBLEMAS

NOME

Resumo: O presente trabalho busca demonstrar como a aplicação da metodologia MASP – Método de Análise e Solução de Problemas – pode contribuir para a redução dos acidentes de trabalho na construção civil. Assim procurou-se apresentar os problemas e as medidas a serem adotadas para diminuir a incidência de acidentes de trabalho na construção civil. Foi utilizado também em conjunto com a metodologia MASP, as ferramentas da qualidade como diagrama de Pareto, Ishikawa e 5w1h, para identificação dos principais acidentes que ocorrem nos canteiros de obras e a partir de uma análise, elaborar um plano de ação para buscar a redução dos acidentes de trabalho no setor da construção civil assim como os existentes na empresa objeto de estudo.

Palavras-chave: MASP – Método de Análise e Solução de Problemas, Controle de Qualidade

  1. INTRODUÇÃO

.

O método adotado para a realização deste trabalho foi o estudo de caso que se baseia em um canteiro de obra. Assim propõe a aplicação do MASP – Método de Análise e Solução de Problemas em um canteiro de obra situada na cidade de Itumbiara-GO, para reduzir os acidentes do trabalho na construção civil, a partir de um modelo voltado à melhoria contínua.

  1. OBJETIVO GERAL

O presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver um modelo voltado à segurança do trabalho, formulado a partir dos princípios da melhoria contínua. Assim, este trabalho aborda a aplicação de métodos de análise e solução de problemas (MASP) para reduzir os acidentes de trabalho na construção civil.

  1. METODOLOGIA

  1. Método de Análise e Solução de Problemas (MASP)

O QC Story (também chamado de QC Storlyne ou Quality Improvement Sotory), conhecido no Brasil como método de análise e solução de problemas (MASP), é um dos métodos mais difundidos para a solução de problemas. É uma metodologia prática e um conjunto de ferramentas administrativas que proporciona a utilização das ferramentas da qualidade, com o objetivo de: identificar problemas, localizar as causas fundamentais dos problemas encontrados, desenvolver e programar ações corretivas (CAMPOS, 2004).

Para Campos (2004), o interesse na resolução de problemas em organizações tem três características como meta: a) restabelecer condições anteriores; b) aumentar o estado atual de performance; c) instituir condições nunca antes realizadas.

Segundo Campos (2004) um problema é o resultado indesejável de um processo, e afirma que “problema é um item de controle com o qual não estamos satisfeitos”. Campos (1992) propõem o seguinte processo para a Análise Solução de Problemas de acordo com a Fig. (1) abaixo.

[pic 1]

Figura 1: Relação entre o MASP e o Ciclo PDCA (Fonte: Campos, 2004, p.211)

Visando a melhoria progressiva e contínua dos serviços e do local de trabalho, o gerenciamento de uma indústria do setor civil conta com procedimentos, metodologia e instrumentos de trabalhos para tal. Diante disto, o método do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) executado por Deming, em 1950 no Japão, que tem como objetivo elevar os níveis de melhoramento constante de desenvolvimento e desempenho dos processos, desde que ele seja implementado e aplicado da maneira correta e constante no processo de trabalho.

Segundo Campos (2004) e Werkema (2006) o Ciclo PDCA é uma metodologia gerencial de tomada de decisões, visa garantir que as metas necessárias para a sobrevivência da organização sejam atingidas.

De acordo com Werkema (2006) a estrutura do Ciclo PDCA é composta por quatro etapas (Plan, Do, Check, Action), que representam respectivamente ao Planejamento (P), Execução (D), Verificação (C) e Atuação Corretiva (A)

O método de analise e solução de problemas – MASP- é constituído pelo ciclo PDCA que quando utilizado de modo a melhorar a qualidade, através da soma de itens de controle para a solução de problemas.

Para o presente trabalho foram recolhidos os dados por meio de formulários e entrevistas semiestruturadas no qual foram analisados através das ferramentas da qualidade para identificação, análise e elaboração de um plano de ação dos mesmos.

  1. RESULTADO DA PESQUISA

  1. Passo 1: Identificar o Problema

Através deste passo é possível identificar o número de acidentes por categoria profissional no ano de 2013 a 2016 conforme a Tab. (1) abaixo.

Tabela 1: Número de acidentados por categoria profissional (Fonte: Dados da Pesquisa)

CATEGORIA PROFISSIONAL

NÚMERO DE ACIDENTES

         

2013

2014

2015

2016

TOTAL

%

Servente

12

9

11

13

45

51,1

Pedreiro

5

4

5

4

18

20,5

Carpinteiro

4

6

6

4

20

22,7

Outros

2

1

0

2

5

5,7

Total

23

20

22

23

88

100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (310.5 Kb)   docx (149.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com