TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos Balanced Scorecard (BSC)

Ensaio: Métodos Balanced Scorecard (BSC). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  Ensaio  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

PERGUNTA 1

A Brasilprev, resultado da associação entre o Banco do Brasil e o Principal Financial Group, é uma das maiores companhias de previdência privada aberta do Brasil, com mais de 1,29 milhão de clientes e ativos sob gestão, que superam os R$ 37 bilhões. Nos últimos anos a Brasilprev Seguros e Previdência tem superado suas principais metas. Em 2010, a empresa registrou lucro líquido de 300 milhões, apresentando aumento de 16,4% sobre o ano anterior. O motivo? Em um dos pilares da companhia está o sistema de gestão Balanced Scorecard (BSC), que monitora os indicadores que dão sustentabilidade ao negócio. Segundo o superintendente de estratégia e pessoas da empresa, a metodologia já está enraizada no modelo de trabalho da empresa. "Com o BSC, monitoramos se as práticas da organização fazem sentido e se os colaboradores sentem o impacto do seu trabalho no andamento dos negócios, além de aumentar o comprometimento de todos", explica. (Fonte: Portal Brasilprev e Revista Melhor, 2008)

Uma grande empresa utiliza, como forma de medir o seu desempenho, Balanced Scorecard (BSC). Sobre essa metodologia e suas perspectivas, tem-se que: Assinale a alternativa correta.

a.

A relação de causa e efeito entre perspectiva financeira e as demais perspectivas cliente, processos internos e aprendizado e crescimento, é nula.

b.

A metodologia BSC deve ser utilizada como um sistema de informação, comunicação e aprendizado e não como um sistema de controle.

c.

A perspectiva cliente indica que a organização deve satisfazer a todas as preferências do mercado consumidor.

d.

O processo de definição de objetivos e métricas para a perspectiva de processos internos iguala a metodologia BSC com outras metodologias de medição de desempenho.

e.

Investimentos em equipamentos e em pesquisa e desenvolvimento, na perspectiva de aprendizado e crescimento, são suficientes para garantir a importância do BSC.

0,2 pontos

PERGUNTA 2

Desde que foi criado, o BSC vem sendo utilizado por centenas de organizações do setor privado, público e em ONG s no mundo inteiro e foi escolhido pela renomada revista Harvard Business Review como uma das práticas de gestão mais importantes e revolucionárias dos últimos 75 anos. No que se refere ao BSC, considere as afirmações:

(I) O BSC é composto de um sistema de medição de desempenho que contempla os indicadores financeiros como elementos suficientes para a gestão estratégica de uma organização.

(II) No processo de construção do balanced scorecard, para que a visão da empresa seja traduzida em termos operacionais, ela deverá ser desdobrada em um conjunto de objetivos e indicadores capazes de indicar o caminho para seu alcance.

(III) O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão por meio da qual uma organização identifica e equilibra metas associadas em diferentes perspectivas, harmonizando seus compromissos de curto prazo com os objetivos de longo prazo.

Está(ao) INCORRETA(s) a(s) afirmação(ões):

a.

I apenas.

b.

I e II apenas.

c.

II e III apenas.

d.

II apenas.

e.

III apenas.

0,2 pontos

PERGUNTA 3

Para a definição do processo do Balanced Scorecard (BSC) utiliza-se o mapa estratégico, uma ferramenta que serve como base para a priorização de recursos, que também explicita relações de causa e efeito entre ações individuais e resultados para a empresa (muitas vezes esclarecendo como ativos intangíveis geram valor tangível).

A adoção do mapa estratégico no BSC pressupõe: Assinale a alternativa INCORRETA.

a.

Que para cada objetivo estabelecido devem ser identificados indicadores de desempenho além de estabelecidas metas de curto, médio e longo prazo.

b.

Uma definição clara da estratégia organizacional.

c.

A falta de integração entre as diferentes perspectivas do BSC.

d.

A necessidade de uma liderança capaz de estabelecer os objetivos, indicadores e metas, além de direcionar os profissionais na implantação de ações de forma que a empresa esteja mais bem preparada para mudanças.

e.

Uma cultura organizacional que possibilite as sugestões e a participação de todos os colaboradores no processo, para o alcance dos objetivos organizacionais.

0,2 pontos

PERGUNTA 4

Em gestão de pessoas sempre se avaliou os processos de gestão de pessoal e não os resultados alcançados. Com o uso do BSC, avalia-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com