TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Métodos de Escalas Gráficas

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE GOVERNADOR VALADARES - FAGV

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Bruno Tavares

Carmen Vicência de Castro

Débora Oliveira

Douglas Rodrigues

Eloane Antunes

Filipe Silva

Jeane Macedo

Luca Trezza

Natália Ferreira Bartelis

Raquel Evangelista

Roberta França

Roger Rocha

Thiago Montimor

Walisson Rosa

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

TEMA: Métodos de Escalas Gráficas

Governador Valadares

Abril de 2015


Bruno Tavares

Carmen Vicência de Castro

Débora Oliveira

Douglas Rodrigues

Eloane Antunes

Filipe Silva

Jeane Macedo

Luca Trezza

Natália Ferreira Bartelis

Raquel Evangelista

Roberta França

Roger Rocha

Thiago Montimor

Walisson Rosa

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

TEMA: Métodos de Escalas Gráficas

Trabalho apresentado na disciplina de Gestão Estratégica de Pessoas relativo ao 3º período de Administração da Faculdade de Administração de Governador Valadares.

Orientador Geral: Prof. Leonardo Vieira

Governador Valadares

Abril de 2015


AGRADECIMENTOS

A Deus, por nos ter dado saúde, força e união para superar todas nossas dificuldades, trabalhando sempre em grupo.

A Faculdade de Administração de Governador Valadares, pelos exemplos e apoio que nos foi passado.

Em especial ao Professor Leonardo Vieira, que confiou em nosso trabalho de olhos fechados. Agradecemos muito por acreditar que somos capazes de fazer o impossível.

Enfim a cada integrante do grupo, que acreditou na conclusão do trabalho, mesmo quando a dúvida veio nos confrontar fazendo pensar que não haveria saída.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        MÉTODOS DE ESCALAS GRÁFICAS        

2.1        Escalas gráficas contínuas        

2.2        Escalas gráfica semicontínuas        

2.3        Escalas gráficas descontínuas        

3.        FATORES DE AVALIAÇÃO:        

4.        VANTAGENS        

5.        DESVANTAGENS        

6.        COMO LIDAR  COM O MÉTODO DE ESCALAS GRÁFICAS.        

7.        CONCLUSÃO        

8.        BIBLIOGRÁFICA        


  1. Introdução

E o método mais utilizado e divulgado pela sua simplicidade. Sua aplicação requer muitos cuidados a fim de neutralizar a subjetividade e o prejulgamento do avaliador, que podem interferir nos resultados. E muito criticado, principalmente quando reduz os resultados a expressão numérica através de tratamentos estatísticos ou matemáticos para neutralizar distorções de ordem pessoal dos avaliadores.

O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados.

  1.  Métodos de escalas gráficas

E um método baseado em uma tabela de dubla entrada: na linha estão os fatores de avaliação e nas colunas estão os graus de avaliação de desempenho. Os fatores de avaliação constituem os critérios relevantes ou parâmetros básicos para avaliar o desempenho dos funcionários. O primeiro passo e a escolha e definição dos fatores de avaliação do desempenho que servirão como o instrumento de aferição e comparação do desempenho dos funcionários envolvidos. Os fatores de avaliação constituem comportamentos e atitudes selecionados e valorizados pela organização. Assim, os funcionários que mais o ostentam são aqueles que melhor desempenham as suas atividades, não importando exatamente o cargo que ocupam. Assim, se uma organização escolhe o conhecimento do cargo como um fator de avaliação, ela esta sinalizando a todos os funcionários a importância e o realce que da a este aspecto. O numero de fatores de avaliação varia conforme os interesses de cada organização, indo de cinco a dez fatores, em geral.

O método das escalas gráficas avalia o desempenho das pessoas através de fatores de avaliação previamente definidos e graduados. Para tanto, utiliza um formulário de dupla entrada, no qual as linhas horizontais representam os fatores de avaliação do desempenho, enquanto as colunas verticais representam os graus de variação daqueles fatores. Os fatores são previamente selecionados e escolhidos para definir em cada pessoa as qualidades que se pretende avaliar. Cada fator e definido com uma descrição sumária, simples e objetiva. Quando melhor esta descrição, tanto maior a precisão do fator. Cada fator e dimensionado para retratar uma ampla gama de desempenho: desde o desempenho fraco ou insatisfatório ate um desempenho ótimo ou excelente. Entre esses extremos, existem vários alternativas intermediarias (Ver Figura 8.3)

Definidos os fatores de avaliação, o segundo passo e a definição dos graus de avaliação para a obtenção das escalas de variação do desempenho em cada fator de avaliação. Geralmente, utilizam-se três, quatro ou cinco graus de variação (ótimo, bom, regular, sofrível e fraco) para cada fator. Com os fatores de avaliação e respectivos graus monta-se escala gráfica de avaliação.

O método das escalas gráficas reduz as opções de avaliação aos graus de variação dos fatores de avaliação, o que limita as possibilidades do avaliador. E também muito criticado quando reduz os resultados da avaliação a expressões numéricas através de tratamentos estatísticos ou matemáticos para proporcionar valores objetivos para a avaliação das pessoas. E o caso em que os graus recebem valores numéricos como ótimo = 5, bom = 4, regular = 3, sofrível = 2 e fraco = 1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com