TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NATUREZA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  817 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:

A administração de materiais é o inverso da distribuição física, ou seja, ela trata do fluxo de produtos para a firma ao invés de a partir dela, porém algumas atividades da administração de materiais são compartilhadas com a distribuição física.

NATUREZA DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:

No início do desenvolvimento do conceito de LOGÍSTICA EMPRESARIAL, a ênfase situava-se na distribuição física e o fluxo de suprimentos não era tão nítido. Apenas recentemente esse papel mudou e a administração de materiais foi integrada à logística. A negligência com relação aos suprimentos ocorreu por dois motivos:

- os custos da movimentação de suprimento das firmas tendem a ser menor do que os custos de distribuição.

- a determinação do local do suprimento dentro das atividades logísticas (seleção de fornecedores e a programação das ordens de suprimento) não era tão simples

O CANAL DO SUPRIMENTO:

As atividades identificadas no canal do suprimento afetam principalmente a economia e a eficácia dos movimentos de materiais, tendo como tarefas essenciais:

- Inicialização e transmissão das ordens de compras;

-Transporte dos carregamentos até o local da fábrica;

-Manutenção dos estoques na planta

A motivação da administração de materiais é satisfazer às necessidades de sistemas de operação, as mesmas provem das curvas de demanda dos clientes, das atividades de promoção e dos programas e planos de distribuição física. Uma ordem de compra é preparada e enviada à firma fornecedora, obtém-se as informações logísticas, processo e preparo da ordem da remessa, caso o transporte seja incluído no preço, o fornecedor realiza a contratação e enfim, a inspeção de qualidade para que possa ser colocado no estoque, este é o ciclo de suprimento usual. A obtenção (utilizado para referir aspectos de compras que tem impacto nas atividades de movimentação e armazenamento), embalagem de proteção, armazenamento, manuseio de materiais e manutenção de informações são atividades que apoiam o ciclo.

OBJETIVOS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS:

Dizer que há uma boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de operação, ou seja, aplicar o conceito de custo total às atividades de suprimento de modo a tirar vantagem da oposição das curvas de custo.

Portanto, o objetivo da administração de materiais deve ser prover o material certo, no local de operação certo, no instante correto e em condição utilizável ao custo mínimo.

 RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA:

A logística moderna agrega o suprimento e a distribuição dentro do possível numa única organização.  Existência de diferenças no tipo de transporte, necessidades de armazenamento e características dos produtos muitas vezes servem para justificar a separação entre a administração de suprimento e da distribuição. Ou seja, a administração de materiais irá provavelmente compartilhar responsabilidade com a distribuição física

O PAPEL DA OBTENÇÃO:

Há aqui uma similaridade entre os objetivos de compras e de agregação de valores de lugar e tempo da logística empresarial. O termo compras envolve tanto compras como funções de movimentação de materiais, dentro do processo de compras existem algumas atividades centrais, como por exemplo, assegurar descrição completa, fontes de suprimento, ordens de compra, monitorar, verificar notas fiscais, manter registros e relacionamento com vendedores.  As atividades que influenciam a eficiência do fluxo de bens são a seleção dos fornecedores e a colocação de pedidos em determinado fornecedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com