TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEGOCIAÇÕES COMPLEXAS

Por:   •  23/5/2015  •  Abstract  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  1.090 Visualizações

Página 1 de 3

TAREFA 2

Negociações complexas, a exemplo das conduzidas pelos Chefes ou Representantes de Estado, costumam ser marcadas pela ocorrência de mais de uma sessão. Você seria capaz de lembrar alguma negociação complexa mais próxima do seu ambiente de trabalho? Caso você não exerça atividade remunerada, comente alguma negociação de seu conhecimento em que a situação foi exatamente a descrita acima. Faça um resumo dessa negociação (mínimo de 2 e máximo de 5 páginas)

NEGOCIAÇÕES COMPLEXAS

A negociação para a compra de caças para Força Aérea Brasileira podemos dizer que foi um tanto complexa, tendo em vista de todas as peculiaridades envolvidas, uma delas foi o tempo até a conclusão da negociação, há quinze anos o governo brasileiro estava envolvido nessa negociação e três outros países disputavam a venda dessas aeronaves supersônicas: Estados Unidos, França e Suécia.

A negociação se estendeu de tal forma devido a suas particularidades, e em diversas vezes o governo brasileiro se demonstrou interessado pela negociação com o governo francês, inclusive chegaram a dar como certo a conclusão do negocio junto à França, entretanto por se tratar de uma negociação cuidadosa muitas particularidades foram levadas em consideração antes que houvesse a formalização de um contrato com qualquer um desses países.

Desempenho, transferência de tecnologia, custos de tecnologia e manutenção foram primordiais para que o Governo Brasileiro optasse pela compra de caças suecos, tendo em vista o equilíbrio entre esses fatores citados no inicio do paragrafo. A negociação envolveu cerca de US$ 4 bilhões e foi formalizada no ano de 2013 e a assinatura do contrato em 2014, o que se espera é que seja entregues no mínimo 12 aeronaves por anos, totalizando ao final 36 aeronaves, a previsão é que se recebam os primeiro caças a partir de 2019, o contrato envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras, o Brasil também participará de forma efetiva no desenvolvimento dos caças. A assinatura do contrato ocorreu após dez meses de extensas negociações contratuais.

O principal intuito dentro dessa negociação é além da aquisição de caças supersônicos, é adquirir o máximo de transferência tecnológica, tendo em vista que o Brasil ainda não possui estrutura eficaz para a construção e manutenção de caças. O projeto de compra de caças, intitulado de projeto FX, foi iniciado ainda no governo FHC em 1998 e se estendeu ao longo dos anos, com assinatura prevista no ano de 2004, ano que terminava a validade das propostas, entretanto a decisão foi adiada pelo então presidente Lula, que substituiu o projeto pelo programa FX-2 lançado em 2008, com custo previsto de cerca de US$ 6 bilhões, esses caças viriam a substituir os caças Mirage que já estavam se aposentando. Em 2009, como já citado, governos brasileiro e francês chegaram a anunciar um acordo entre os dois países, porem o governo brasileiro voltou atrás e em 2013 se concretizou a negociação com os suecos, pois o governo avaliou como a mais vantajosa. Dentro do conceito de negociações complexas, essa é uma que nitidamente se identifica, além de ser um fato recente e envolver toda a Administração pública, se desenvolveu ao longo de dois governos opositores, fato que a meu ver gerou entraves na negociação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (107.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com