TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narradoes de jave

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 10

O FILME NARRADORES EXPLORA BASTANTE  A LINGUAGEM FALADA POIS,O OBJETIVO DO FILME ERA CONTAR A HISTORIA DE UMA CIDADE POREM MUITO SE FALOU E NADA SE ESCREVEU.

Os dois filmes são bastantes interessantes. O filme Narradores de Javé apresenta uma linguagem oral, informal com características regionais, já no filme O Carteiro e O Poeta apresenta uma linguagem escrita, com metáforas, no qual o poeta desperta no carteiro o gosto pela escrita. 

Os dois filmes  tratam de aspectos da linguagem. Onde o filme Narradores de Javé traz um contexto de uma linguagem oral,  carregada de informalidade e coloquialismo. Já  o filme o carteiro e o poeta traz uma linguagem eminente escrita,  impregnada  pelo uso de metáforas. Nesse sentido,  analisando ambos,  pode-se dizer que fica clara a diferença  existe entre as formas de linguagem,  sendo a linguagem  oral uma linguagem  mais simplificada e passivel de influência regionais,  enquanto que a escrita é  mais complexa e  uniforme.

Ambos os filmes possui a sua linguagem e comunicação  próprias, de acordo com a época e local onde toda a história  acontece. Onde se observa com muita clareza a importância da comunicação, do saber ler e escrever como mostrado em Narradores de Javé. E a importância da busca pelo aprendizado, pelo novo, como no caso de O Carteiro e o Poeta , onde Mário um homem simples que tendo a chance de conhecer um poeta e sua poesia  não perdeu tempo e o fez da melhor forma que pôde  tornando-se uma pessoa mais articulada oralmente. Isso mostra a importância tanto da linguagem  quanto da comunicação sendo ela falada ou escrita.

O filme retrata a história de um povoado do Vale de Javé, situado no sertão baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma enorme usina hidrelétrica. Diante dessa situação terrível, a comunidade se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema. De acordo com os moradores o ideal seria preparar um documento oficial, contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, justificando sua preservação, ou seja, o importante é provar para "todos" que o local abriga um patrimônio que não pode ser perdido e, por causa disso, decidem escrever os feitos da história de Javé, na esperança de impedir o tal desastre.

No filme Narradores de Javé, a população não sabia escrever , contavam as suas próprias histórias de varias formas diferentes seguindo as suas imaginações , interpretadas de maneiras bem engraçadas e divertidas. O único que sabia ler e escrever mais que adorava aumentar ou mentir uma bela histórias era o Antônio Bia o  carteiro da cidade ,uma das figuras maravilhosas e  marcante do filme , que marca  um dos temas estudados que é a linguagem oral( livre e natural) e escrita( presa a regras gramática e ao padrão ) abordados bem claras no filme .

E no filme O Carteiro e o Poeta, o carteiro era um quase analfabeto , o poeta dominava a linguagem oral e a escrita, ao decorrer da trama o carteiro não sabia o que era metáfora(figura de linguagem) pois nunca tinha ouvido esta palavra, o poeta o ensinou  e ajudou a quebrar os seus medos , a obra é repleta de significados de signos verbais(são formadas por palavras) e não-verbais(sonoros ou visuais) .É a histórias de dois desconhecidos que acabam se aproximando e descobrindo uma bela amizade .

O diferente e o novo assusta porem é sempre bom abrir as portas para novas e belas descobertas  no estudo e na vida sempre .

 

O filme Narradores de Javé mostra o quanto a comunicação é importante em nossa vida,seja ela em qualquer âmbito como oral,escrita e ainda por gestos ou sinais. Vimos no filme várias situações que identificaram estes aspectos,notamos que como diz o ditado "Em terra de cego quem tem um olho é rei." o personagem do filme conhecido como Biá, era quem se dava o luxo da realeza, apesar de não ser mestre em juntar as palavras,era o único com o pseudo dom da escrita ,porém era quem tinha a confiança de todos para este feito. Criar um documento que serviria para o reconhecimento da cidade como patrimônio histórico nacional e este salvaria a mesma da devastação pela construção de uma barragem.

Ficou claro no filme que toda sociedade necessita de pessoas com os mais diversos graus de comunicação, seja ele científico ou/e empírico, e ainda assim, todos devem ser respeitados,pois os valores estão no respeito ao próximo, e não na forma como ele se comunica, seja ela intelectual,por meio de gestos e/ou sinais ou até por sotaques regionais. 

O filme, O CARTEIRO e O POETA nos mostra,a importância da escrita.Ela,é uma obra- prima repleta de significados verbais e não verbais.A poesia,retrata a importância que ela pode causar na na vida de uma pessoa. 

Doe o seu conhecimento pra queles que os desconhecem... você é um agente transformador.

O filme 'O carteiro e o poeta' é uma obra-prima repleta de significados,verbais e não verbais:a música,a paisagem,a conquista, o amor,a amizade,o aprendizado,a poesia...Retrata também a importância da poesia e transformação que ela pode causar na vida de uma pessoa. #recomendo

" Quando se explica a poesia,ela se torna banal.Melhor do que qualquer explicação é a experiência direta das emoções,que a poesia revela a uma alma predisposta a compreendê-la."(Neruda)

 O filme Narradores de Javé é muito interessante. Aborda a importância da linguagem, um grande instrumento utilizado na interação entre as pessoas. A predominância da linguagem nesse filme é a oral, pois, apenas uma pessoa (Antonio Biá) que tinha conhecimento da escrita. Tem uma parte do filme que os moradores de Javé precisam contar a historia da cidade e colocá-las em um livro, para assim, tornar válida essas histórias e poder impedir os engenheiros de construir um hidrelétrica na cidade, e a partir daí, vimos a dinâmica da linguagem oral, pois cada um conta a sua história, uns acrescentam fatos, outros não falam sobre alguns ocorridos por não achar interessante, e por aí vai. O que pude perceber, é que independente da forma que for, é importante que as pessoas se comuniquem, pois, não existe sociedade sem comunicação.

em relação narradores de Javé penso que, independente de Biá ter escrito antes ou depois a historia, não adiantaria em nada, pois o livro não seria oficialmente aprovado como documento e Biá contribuio para desenvolvimento histórico da cidade em seu progresso.Mostra uma linguagem popular da região.

E o carteiro e o poeta tem uma relação entre mestre e discípulo mostra um linguagem filósofica e cheia de metáforas verbal presente entre as personagem.

 O filme revela uma realidade pura, pois fala do preconceito em relação ao analfabetismo e o porque os analfabetos não recebiam cartas, como fala o chefe de Mario no começo quando ele vai pedir emprego, ele só tem um cliente para entregar as cartas que é o grande escritor Pablo Neruda. A partir da entrega dessas cartas, a amizade que surge entre os dois faz do carteiro um outro homem, capaz de pensar, de criar, de criticar e de gostar da vida. As metáforas que são citadas, são muito mais que meros detalhes neste mundo que mescla ficção e realidade, nos ensinam a ver poesia, a beleza e, acima de tudo imagens em todos os lugares, mesmo nos mais rotineiros detalhes da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (301.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com