TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narradores De Javé

Trabalho Universitário: Narradores De Javé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  5.360 Visualizações

Página 1 de 7

Vale de Javé, interior da Bahia. A rotina pacata do pequeno vilarejo é abalada por uma notícia que mudaria definitivamente a vida dos moradores: o povoado seria extinto com a implantação de uma barragem. O “progresso” chegaria ao sertão baiano, trazendo consigo as águas, inundando as ruas daquela cidadezinha, destruindo as casas, a igreja - o espaço de toda a gente que lá estava.

A comunidade reuniu-se para tentar salvar Javé do dilúvio que se anunciava. E a única solução seria transformar o vilarejo em patrimônio histórico, de maneira que ele fosse tombado e, assim, não pudesse ser engolido pelas águas do desenvolvimento. Para o povo de Javé, seria uma tarefa difícil, já que eles não conseguiam visualizar nada que fosse realmente importante e digno de ser eternizado. A única riqueza daquele lugar eram os casos tradicionalmente contados sobre o Vale de Javé - segundo o povo de lá, algo de grande valia. Decidiu-se então fazer um “dossiê científico”, um livro que documentasse os grandes e nobres feitos da História do vale. Num espaço habitado por talentosos contadores de história, em sua maioria analfabetos ou semi-analfabetos, quem escreveria tal documento?

O trabalho caberia a Antônio Biá, um malandro de caráter duvidoso, odiado por quase todos devido às traquinagens que já havia cometido. Mas era ele o único de escrita fluente naquelas redondezas. A população de Javé não tinha outra opção, a não ser contar com a letra de Biá. E assim ele ficou encarregado de ouvir morador por morador e registrar a grandiosa história do vilarejo, salvando o povo da inundação e livrando a cidade de ser devorada pelo progresso.

1) Um filme, como qualquer obra de arte, possibilita várias leituras, pois cada espectador tem seu próprio universo de informação e percepção.Como você, em poucas palavras, registraria a história de Javé?O filme é uma homenagem aos contadores de histórias, aos contadores de causos. Se ocorridos ou inventados não importa, e sim a sedução que exercem. O passageiro que perde o horário da embarcação ganha o abrigo (o quartinho dos fundos), mas, principalmente, ganha o entretenimento, a história do Vale de Javé narrada como se acontecida. Se Homero é evocado no filme para comparação com Antônio Biá é porque, com igual importância, podemos evocar os contadores dos contos de uma tradição brasileira, ameríndia e afro-descendente.

Assinale com X a alternativa de um aspecto forte que o filme suscita e que remete à história do Brasil:

a) ( ) O acesso à terra, o direito ancestral dos povos americanos, direito que é continuamente usurpado por outra forma de relação com a terra introduzida nesse continente pelos europeus desde os primórdios da colonização.

b) ( ) A exploração da terra pelos índios americanos e bolivianos descaracterizam as plantações e criações de gado.

c) ( ) Antônio Biá, um malandro de caráter duvidoso, odiado por quase todos devido às traquinagens que já havia cometido. Mas era ele o único agricultor influente naquelas redondezas.

d) ( ) Nenhuma das alternativas anteriores.

7) Numere os acontecimentos abaixo de 1 a 6 na seqüência em que eles aparecem no filme:

( ) Passam então a realizar um trabalho de memória, evocando lembranças, imaginando um passado épico, uma “história grande” do Vale de Javé, com heróis forjados e requisitados pelos homens – Indalécio – e pelas mulheres mais ousadas - a Maria Dina.

( ) E, nessa trama que visa buscar as origens de Javé, aparecem múltiplos elementos da memória individual e coletiva, como por exemplo, a história dos gêmeos, presente nos mitos de origem dos povos indígenas brasileiros.

( ) Ao entrevistar vários dos moradores mais antigos, Antônio Biá percebeu que todos contavam a história "puxando a sardinha" para as suas respectivas famílias. E a graça reside no fato da memória oral privilegiar alguns detalhes que favorecem uns em detrimento de outros. Como diz o nosso Biá: "uma coisa é o fato acontecido, outra é o fato escrito".

( ) Biá, revela aos moradores o que pensa: para ele, o livro não salvará o povoado da inundação. Biá diz:

O que nós somos é um povinho desmilingüido que quase não escreve o próprio nome,

mas inventa histórias de grandeza pra esquecer a vidinha rala, sem futuro nenhum! E

ocês crê mesmo que os homens vão parar a represa e o progresso por um bando de

analfabeto? Não vão, não. Isso é fato. É científico!.

( ) Diante da ameaça concreta de inundação de suas terras e sem nenhuma documentação formal que comprove que elas lhes pertencem, surge a necessidade de usar a escrita

( ) Zaqueu, interpretada por Nelson Xavier, sugere a seus conterrâneos que eles devem transformar Javé em patrimônio tombado, e esclarece:

Porque se Javé tem algo de bom são as histórias de origem, dos guerreiros lá do começo, dos casos que "ocês" vivem contando e recontando. E isso, gente, é história de patrimônio, história grande, acontecimento de fazer arregalar os olhos de morador de muita cidade e capital!

8) Completar as frases relacionadas ao filme, de acordo com as palavras abaixo:

Bravura - origem heróica – documentos – época - sujeitos

final - “engolida pelas águas” – agente - cotidiana

heróis – ouro - aceitaram – Indalécio- diferente - Maria Dina

a) Para salvar o povoado de Javé, os moradores só visualizam uma alternativa: forjar uma história de_____________.

b)Os primeiros moradores habitavam uma região onde havia sido localizado ____________. Mediante esse fato, a Coroa Portuguesa resolveu expulsa-los para melhor explorar o rico minério.

c) Os moradores não ____________ sair de suas terras pacificamente e entraram em guerra contra a Coroa.No entanto, não conseguindo vencer os soldados do rei português, saíram em “retirada”.

d) Depois de muito caminharem o forte, corajoso e destemido líder, ____________, encontra as terras férteis batizadas de Javé, onde passam a habitar.

e)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com