TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narradores De Javé

Artigos Científicos: Narradores De Javé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

o filme narradores de Javé conta a história de um vilarejo chamado Javé

que está sobre ameaça, devido a construção de uma Usina Hidrelétrica que alagará todo o vilarejo. Foi ai que eles tiveram a ideia de preparar um dossiê contando a história do vilajero, para que fosse considerada patrimônio histórico do país. Porém quase todos os habitantes eram analfabetos exceto Antônio Biá, que havia anteriormente usufruido de seus saberes para lucrar com cartas de histórias invertidas dos moradores. Mas como ele era a única opção, foi escolhido para colher informaçoes dos moradores para o documento, porém as histórias são contadas pelos moradores em diferentes formas; afinal o que eles sabiam era o que os seus antepassados os havia contado.

*******************************************************************

Podemos abordar no filme temas como a história oral, sua importância, as relações com a verdade, como a história é constríuda através de saberes diferentes. Também podemos abordar o analfabestimo, principalmente no nordeste brasileiro, que está relacionado a pobreza, a importância do saber ler e escrever. A importância do registro nesse caso para a construção de um patrimânio histórico, como ele pode ser feito e as consequências da falta da documentação em determinados casos. A memória e sua relação para a construção de identidade. A cultura do vilarejo e suas identidades criadas de certa forma com relações aos seus antepassados.

***********************************************************************

Qual a importância do patrimônio cultural? Fazemos história sem história? O filme narradores de Javé nos mostra que a construção de um patrimônio cultural é importante para que se estabeleça uma identidade, para que a história de uma sociedade não seja esquecida, para que haja uma estrutura. A sociedade contemporânea está ligada a do passado, suas vestimentas, costumes, ações tudo tem uma ligação com épocas passadas. O patrimônio cultural é um direito do cidadão, quesua passagem por essa vida não seja em vão, que de alguma forma sua história não seja esquecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com