TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narradores De Javé

Exames: Narradores De Javé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  538 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

História...

Narradores de Javé conta a história de um povoado perdido no interior brasileiro, que se vê às voltas com a construção de uma usina hidrelétrica em sua região, o que levará à inundação de todo o vale de Javé, ameaçando a própria existência da comunidade. A história deste povoado circulava através apenas da tradição oral, contada ao longo dos anos, sem a preocupação de se deixar um documento escrito para a posteridade.

Na esperança de mostrar que o vilarejo era um patrimônio histórico a ser preservado e impedir que Javé fosse submerso pelas águas um dos personagens do povoado tem então a idéia de usar a história escrita para tentar convencer os responsáveis pela construção da represa a não levar adiante o projeto de construção e assim evitar seu desaparecimento.

“Só não inundam quando a cidade tem alguma coisa importante, história grande, quando é coisa de tombamento, e aí vira patrimônio, aí eles não mechem nela”

Com a concordância de todos, uma pequena comitiva vai a busca de um personagem, até então proscrito, mas com facilidade em escrever histórias, para que o mesmo redigisse a história de Javé. Depois de acertado os termos da confecção do livro, o escritor vai de casa em casa, buscando na memória de cada um, elementos da história de Javé, cada um por sua vez descreve situações que podem não ter sido exatamente como está escrito.

“ O povo aumenta, mas não inventa”

“Uma coisa é o fato acontecido, outra coisa é o fato escrito. O acontecido tem que ser melhorado no escrito de forma melhor para que o povo creia no acontecido.”

Dentro da construção da memória tem interesses pessoais, percebemos isso no momento do filme em que uma mulher começa a relatar a história. Nesse momento, o personagem histórico contato pelo primeiro entrevistado, perde sua posição de destaque para que uma mulher seja a verdadeira heroína do povoado de Javé. A memória estabelecida pela própria humanidade através do seu próprio passado demonstra a impossibilidade de uma recuperação fiel, as mesmas histórias são contadas de modo completamente diferente.

Escrever a história de Javé em um livro seria “resgatar” histórias narradas por alguns habitantes, toda a sua cultura e toda a sua identidade fazendo com que a aldeia faça então parte do patrimônio histórico e cultural do país.

É através da história que conhecemos nossas raízes, através das memórias entendemos nossos costumes e valores e vamos criando nossa identidade, memória é um elemento essencial da identidade pois contribui para a formação da cidadania. É Através das memórias do passado que continuamos com nossas tradições, valores, costumes. São essas memórias que fazem parte da nossa história que nos dão nossa identidade.

Narrar história é uma maneira de se aprender sobre ela, uma sociedade que não tem história não consegue entender a si próprio porque não sabe de onde veio. Quando narramos nossas próprias histórias em sala de aula estamos aprendendo sobre costumes, tradições, entendendo o por que das diversidades. Pudemos comprovar isso de maneira prática no seminário de arquivos familiares, atraves das narrativas pudemos compreender um pouco da identidade de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com