TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Natura x Boticário

Por:   •  23/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

Campinas, 31 de agosto de 2015

Natura x O Boticário

8º semestre – Eng. Produção

Juliana Brochi

RA: 211142

[pic 2]

Estratégia

O Boticário e Natura são empresas nacionais que competem entre si na indústria de cosméticos, perfumaria, maquiagem e demais linhas de produtos voltadas ao bem-estar.

Além da distribuição e qualidade de seus produtos, a concorrência é vista também nos investimentos, em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Ambas as empresas focam, além do produto final em si, na qualidade de produção, priorizando a sustentabilidade, sociedade e meio ambiente.

  1. Mercado
  • Natura

A marca Natura atua em sete países: Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México e França, além de uma distribuição na Bolívia. O Brasil é a sua a principal operação, responsável em 2014 por 80,8% do faturamento líquido da Companhia e com 41,8% de preferência de marca. Além disso, Natura está entre as marcas líderes do setor, com 27,7% de participação no mercado brasileiro em 2014 - de acordo com dados divulgados pela Euromonitor International.  

O portfolio de produtos da marca Natura é composto por mais de 700 produtos, distribuídos em diferentes submarcas e nas categorias de Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal.

  • O Boticário

O Boticário tem hoje mais de 100 itens de perfumaria em seu portfólio, entre eles estão algumas das marcas mais vendidas do país. É considerada a maior rede de franquias do país em número de lojas e faturamento. 

O Boticário tornou-se líder do mercado brasileiro de perfumaria e vice-líder do ranking na categoria de maquiagem no ano de 2013. Com isso, a marca está à frente no maior mercado consumidor de perfumaria do mundo. O faturamento do mercado nacional totalizou R$ 15 bilhões no ano passado (15,6% do total no mundo).

  1. Competitividade

Boticário deixou para trás a concorrente Natura e assumiu a liderança do mercado brasileiro de perfumaria em 2013, segundo dados do Instituto Euromonitor.

De acordo com as informações, o Boticário lidera o segmento com 28,8% de participação no mercado, enquanto a Natura detém uma fatia de 27,7%.

Com a conquista, a marca assume a liderança do maior mercado de perfumaria no mundo, atrás apenas do Japão.

No ano passado, as vendas do Boticário cresceram 10% e chegaram a 7,6 bilhões de reais, por meio de 3.650 lojas em mais de 1.700 cidades do país.

Preferência dos consumidores visando à qualidade, eficácia e ao preço:

[pic 3]

[pic 4]

E- comerce:

Experiência de compra:

[pic 5]

Formas de Pagamento:

[pic 6]

Interações nas redes sociais:

[pic 7]

Considerações sobre vendas online:

[pic 8]

Análise SWOT, entre Natura e O Boticário:

[pic 9]

  1. Metas em longo Prazo:

Sustentabilidade:

  • Natura

Em dezembro de 2014, A Natura lançou sua Visão de Sustentabilidade 2050.  Esta estratégia reúne diretrizes para todos seus negócios até 2050 de forma a promover o impacto positivo econômico, social, cultural e ambiental. Para construir este objetivo até 2050, a Visão estabelece alguns compromissos e ambições até 2020. Como parte desta estratégia de construção da geração de impacto positivo, a empresa recebeu a certificação B Corp, tornando-se parte de uma rede global de empresas que associam crescimento econômico à promoção do bem-estar social e ambiental.  Com o selo, a Natura se transforma na maior B Corp do mundo, tendo sido também a primeira empresa de capital aberto a obter a certificação.

A certificação reforça que devemos focar a estratégia de curto prazo, mas sem perder de vista  o longo prazo.

  • O Boticário

 Pensando em longo prazo, existem algumas demandas já conhecidas pelo setor, mas as novidades que aparecem estão, de maneira sistêmica, dispostas em nossa cadeia de valor. A aquisição de matérias-primas será foco de crescentes pressões ambientais relacionadas à competição pelo uso do solo e à finitude de recursos naturais, envolvendo debates como desmatamento, escassez hídrica e emissões de gases de efeito estufa. Pressões sociais relacionadas ao uso de substâncias controversas também tendem a ecoar, seguindo movimentos de outros países e continentes. A adoção de métodos que consideram o ciclo de vida despontam como opções importantes para a redução do impacto social e ambiental de processos e produtos e, por isso, merecerão maior dedicação do setor. As mudanças no comportamento de compra e o consumo das próximas gerações também exigirão uma nova postura empresarial nos próximos anos. Hoje, os consumidores sabem que seu padrão de consumo pode não apenas colaborar para reduzir o impacto ambiental e social, mas também, como consequência, gerar impulsos positivos na sociedade. Ao questionar a origem dos produtos que consomem, eles cobrarão cada vez mais transparência por parte das empresas, tendo a comunicação em rede como uma das principais aliadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (333.9 Kb)   docx (372.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com