TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade de capital de giro

Por:   •  1/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  542 Visualizações

Página 1 de 2

1 - Qual a importância do capital de giro na administração de uma empresa? Justifique sua resposta.
2- O que a necessidade de capital de giro-NCG evidencia? Justifique sua resposta.
3- Qual o impacto das vendas a prazo no capital de giro? Justifique sua resposta.
4- Se uma empresa possui saldo de tesouraria negativo isto é bom ou ruim para ela? Justifique sua resposta.

  1. Um capital de giro equilibrado em seu ciclo operacional, tanto na captação de recursos como no pagamento aos fornecedores, é fundamental na administração que busca para a empresa resultados financeiros recuperando todos os custos e despesas ocorridos no processo operacional. Este equilíbrio atua evitando prejuízos que afetariam a estabilidade da empresa, indicando um fluxo ideal de comprometimento com o fornecedor (despesa) e a forma de obter lucro no prazo necessário por meio da venda do produto ou serviço prestado, caso contrário desencadeará em prazos que não batem com os compromissos da empresa, estoques acumulados, financiamento desproporcional para o cliente em relação ao fornecedor, à levando a se endividar.

  1. A NCG Evidencia a necessidade de um ciclo de caixa menor, em resumo, significa receber mais cedo e pagar mais tarde. Porém, a redução do ciclo de caixa requer medidas de natureza operacional, envolvendo o encurtamento dos prazos de estocagem, produção, operação e vendas. O cálculo através do ciclo financeiro possibilita mais facilmente prever a necessidade de capital de giro em função de uma alteração nas políticas de prazos médios ou no volume de vendas.
  1. Isso cria uma certa instabilidade quanto a ter recursos para honrar seus compromissos no prazo certo ou o ideal, o que geralmente leva as empresas recorrerem a empréstimos a juros maiores.
  1. Se o Capital de Giro for insuficiente para financiar a Necessidade de Capital de Giro, o Saldo de Tesouraria se torna negativo e isso é algo ruim pois a empresa terá de capitar recursos rapidamente e geralmente são a juros mais altos que o normal, criando uma instabilidade financeira que poderá leva-la até mesmo à falência, caso não seja bem contornado pela administração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (31.8 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com