TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade de capital de giro nas empresas

Por:   •  25/9/2016  •  Artigo  •  3.577 Palavras (15 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 15

NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO NAS EMPRESAS

Edison Alves do Nascimento[1]

Robson Rafael Cunha[2]

Orientador específico Profº Ms. Eliel Barros *

Orientadora Metodológica Profª Esp. Elaine Alves Testoni *

RESUMO

Este artigo tem por objetivo analisar a necessidade de capital de giro classificando os ativos e passivos, por meio do modelo dinâmico de Fleuryet, subdividindo as contas do balanço patrimonial em fluxos financeiros e operacionais. O fluxo operacional esta ligado diretamente as atividades da empresa, enquanto o financeiro atua de forma indireta, para demonstrar o cálculo da NCG, foi utilizado um modelo de balanço patrimonial para análise das variáveis que compõem o ciclo operacional da empresa, e interferem nas tomadas de decisões gerenciais, determinando por fim que todas as empresas possuem necessidade de capital de giro, cada uma dentro de sua realidade.

Palavras-Chave: Necessidade de capital de giro. Capital de giro. Ciclo operacional. Investimento

ABSTRACT

This article aims to examine the need for working capital classifying assets and liabilities, using the dynamic model of Fleuryet, subdividing the balance sheet accounts in financial flows and operational. The operational flow is directly linked to the company's activities, while the financial acts indirectly, to demonstrate the calculation of the NCG, we used a model sheet for analysis of the variables that make up the enterprise's operating cycle, and interfere in decision - management decisions, determining finally that all companies have need for working capital, each within their reality.

Keywords: Need for working capital. Working capital. Operating cycle. Investment


1 INTRODUÇÃO

Para sobreviver no mercado uma empresa necessita manter o equilíbrio de suas contas, mantendo um nível aceitável de capital de giro, de modo a financiarem suas atividades que estão principalmente relacionadas aos recursos disponíveis no curto prazo.

O objetivo deste trabalho visa apontar os conceitos e as características de Capital de Giro e sua aplicação nas empresas para determinar sua necessidade.

De forma a analisar uma série de fatores que mesmo não podendo ser denominados de financeiros, mas que causam impacto significativo na saúde financeira das empresas, conhecer esses fatores ajudam o administrador a aplicar melhor os recursos disponíveis, facilitando a determinação da necessidade de aplicação de recursos em certos ativos.

Este artigo visa responder o seguinte problema de pesquisa: como é determinada a necessidade de capital de giro (NCG) nas empresas?

Com isso, toma-se como hipótese a premissa de que as empresas precisam de capital de giro para viabilizar suas atividades (despesas, receitas, investimentos), comprovando os estudos por meio de demonstrações de resultados e análise de balanços financeiros, verificando a real necessidade de Capital de Giro.

As informações das atividades operacionais auxiliam e também definem a utilização de financiamento e dos recursos da empresa, junto a este processo o gestor deve ter em mente a importância de conhecer as ferramentas que envolvem o capital de giro e que determinam a sua necessidade.

Para o embasamento metodológico do trabalho foi utilizado a pesquisa bibliográfica, a fim de investigar as melhores alternativas de administrar a NCG, para tanto será utilizado um modelo  de balanço patrimonial como base para o estudo.

Este artigo possui as seguintes seções, a presente seção no qual se apresentou a introdução ao tema abordado; fundamentação teórica abordando a teoria sobre a necessidade de capital de giro e quais os fatores a serem considerados para identificar tal necessidade; procedimentos metodológicos utilizados para a execução do artigo a pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório; resultados e discussões onde é apresentado um modelo de balanço patrimonial para análise, e os diversos fatores que implicam para o calculo da necessidade de capital de giro.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Também chamada de revisão da literatura, revisão bibliográfica, referencial teórico ou marco teórico tem fundamental importância na elaboração de qualquer trabalho acadêmico, pois busca uma maior interpretação da teoria a ser estudada, dando suporte para analises e reflexões. 

        Para contextualização teórica deste trabalho será abordado alguns conceitos importantes, como por exemplo, caixa, estoques, contas a receber e contas a pagar para auxiliar no entendimento da importância de uma boa administração da necessidade de capital de giro.

2.1 Capital de giro

        Determinar a necessidade de capital de giro é importante para a tomada de decisão e elaboração de estratégias de modo a manter a saúde financeira da organização. As principais contas que compõem a NCG são: caixa, bancos, estoques, duplicatas a receber e as demais contas realizáveis em curto prazo.

        De acordo com Assaf e Silva (1997), capital de giro são os recursos correntes da empresa, identificados como aqueles capazes de serem convertidos em caixa no prazo máximo de um ano.

        Partindo deste conceito se faz necessário a análise dos ativos (ACO) e passivos (PCO) para identificar a necessidade de capital de giro, como caixa, estoques, contas a receber e contas a pagar, ou seja, a empresa ao adquirir equipamentos pode aumentar seu nível operacional, movimentando caixa, conseqüentemente aumentando seus fluxos de contas a pagar e a receber, assim como seus estoques.

        Quando a empresa mantém estoques de produtos prontos ou em elaboração é necessária a destinação de recursos para mantê-los, implicando no consumo de parte do capital de giro disponível.

        Para Santos (1995), quando o capital de giro aumenta em virtude do crescimento dos estoques, ou das duplicatas a receber, sem o acompanhamento das vendas, pode-se interpretar como uma situação inadequada de administração.

         Portanto é extremamente necessária uma boa administração dos estoques, pois representam também uma parte significativa no total de ativos circulantes das empresas. O ciclo operacional influencia diretamente o capital de giro e, por isso as vendas devem sempre acompanhar o crescimento do ciclo de atividades, quando isso não ocorre é gerada um aumento da NCG, pois será necessário caixa para fechar o período de atividades, “a necessidade de capital de giro é a chave para administração financeira de uma empresa” (MATARAZZO, 2008, p. 337).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (198.4 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com