TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação Empresarial: O Que é TAG ALONG? Quais os Seus benefícios?

Por:   •  3/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE POTIGUAR

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Discentes:  Ângelo Jose Alves

Evandro Santos de Freitas

Jéssica Patrícia da Silva Miranda

Pedro Henrique Cadó

Pedro Henrique Guedes

                Perla da Silva Pegado

                Rosineide Maria Bezerra

                Thereza Raquel Silva Oliveira

Docente: Roberto Davi Costa

O que é TAG ALONG? Quais os seus benefícios?

Segundo Paulo Hegg, Tag along é um mecanismo de proteção a acionistas minoritários de uma companhia que garante a eles o direito de deixarem uma sociedade, caso o controle da companhia seja adquirido por um investidor que até então não fazia parte da mesma. Este direito está assegurado aos acionistas minoritários com direito a voto, onde o novo proprietário terá que abrir oferta de compra para ações destes acionistas, o que está previsto na Lei S.A.

A Tag Along dá a garantia de retorno, de no mínimo de 80%, do valor investido caso haja uma mudança de controle da empresa, quando a venda ou fusão. “A alienação, direta ou indireta, do controle de companhia aberta somente poderá ser contratada sob a condição, suspensiva ou resolutiva, de que o adquirente se obrigue a fazer oferta pública de aquisição das ações com direito a voto de propriedade dos demais acionistas da companhia, de modo a lhes assegurar o preço no mínimo igual a 80% (oitenta por cento) do valor pago por ação com direito a voto, integrante do bloco de controle. ” (Art. 254-A da Lei 6.404/76).

A alienação é entendida por dois fatores, que os integrantes do bloco de controle cedam suas ações a terceiros e estes assumam a posição dominante, ou que a transferência de controle traga onerosidade aos acionistas, que os antigos controladores recebam algum pagamento, em dinheiro ou em bens, pela cessão das ações ou valores mobiliários que compõem o bloco de controle.

Porém a regras para a concessão do reembolso, tag along, para acionistas minoritários, os mesmos devem ter ações com direito a voto pleno e permanente. Não estando inclusos neste grupo acionistas que porventura de não-pagamento de dividendos ganhem temporariamente direito a voto. Ao menos que estes tenham conversão de suas ações.

Uma solução menos onerosa ao novo acionista controlador, ou grupo/bloco dominante, são a ofertas de prêmio aos acionistas minoritários para que os mesmos não vendam suas ações, dando-lhes equivalente à diferença entre o valor de mercado das ações por eles detidas e o preço pago por ação integrante do bloco de controle. Esta ação não substitui a oferta pública das ações, que devem ser praticadas concomitantemente a esta ação para retenção de vendas, mas os acionistas podem optar ainda assim por vender suas ações.

Podemos concluir que este é realmente um mecanismo de segurança para os acionistas, pois os mesmos podem vir a ser prejudicado em transações comerciais pouco seguras, como no caso da aquisição da AmBev pela Interbrew, onde os acionistas viram suas ações preferenciais caírem cerca de 18% de seu valor no mercado após o anuncio da fusão.

Vale salientar que a Tag Along se torna um benefício valido para investidores de longo prazo, e que tenha conhecimento de uma possível troca de controle da corporação. Os investidores de curto prazo, ou seja, aqueles que compram e vendem diariamente as ações na bolsa, não precisam ter maior preocupação com este mecanismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com