TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Negociação, markting e metodologia cientifica

Por:   •  7/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.993 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

CE[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10]

[pic 11][pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

[pic 15]

SUMÁRIO[pic 16]

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................

03

2 BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA MEL WENZEL.........................................

04

3 DESENVOLVIMENTO........................................................................................

05

3.1 PESQUISA DE MERCADO..............................................................................

05

3.2 NEGOCIAÇÃO.................................................................................................

07

3.3 MARKETINK.....................................................................................................

09

4 CONCLUSÃO.....................................................................................................

11

   REFERÊNCIAS...................................................................................................

12


1 INTRODUÇÃO

A pesquisa realizou-se em uma empresa do ramo de mel situada na cidade de Picos –PI. Dados da Embrapa (2003) demonstram que o Brasil é, atualmente, o 6° maior produtor de mel (ficando atrás somente da China, Estados Unidos, Argentina, México e Canadá), entretanto, ainda existe um grande potencial apícola (flora e clima) não explorado e grande possibilidade de se maximizar a produção, incrementando o agronegócio apícola. Para tanto, é necessário que o produtor possua conhecimentos sobre biologia das abelhastécnicas de manejo colheita do melpragas e doenças dos enxamesimportância econômicamercado e comercialização. 

Levando-se em conta a importância da empresa alvo para a economia da sociedade a qual está inserida, é que se optou em pesquisar os vários aspectos do meio organizacional, bem como administrativo, comportamental e motivação dos meios envolvidos, embasando-se nas teorias apresentadas em sala de aula e demais pesquisas exploratórias afim de entender a prática proposta.

Sabe-se que a apicultura é uma das atividades capazes de causar impactos positivos, tanto sociais quanto econômicos, contribuindo para a manutenção e preservação dos ecossistemas existentes. Sendo assim, propicia a geração de inúmeros postos de trabalho, empregos e fluxo de renda, principalmente no ambiente da agricultura familiar, contribuindo na melhoria da qualidade de vida e fixação do homem no meio rural.

        Dessa forma, a presente pesquisa tem como objetivo pesquisar vários aspectos referentes as disciplinas que compõe a grade curricular do terceiro período do curso de administração, dados estes coletados através de uma visita técnica a uma empresa, afim de investigar características e necessidades do público-alvo, citar como se procede o processo de negociações, caracterizar o papel do gestor dentro da organização, bem como, detectar os mecanismos utilizados pela empresa para a apresentação e comercialização de seus produtos.

        Para tal, fez-se necessário utilizar-se de vários mecanismos de investigação e métodos de coletas de dados, dentre eles: pesquisas na internet, revistas, jornais, livros, vídeos, aplicação de questionários e realização de entrevistas. Além de uma visita técnica à empresa fonte da realização da presente pesquisa.


2 BREVE HISTÓRICO DA EMPRESA MEL WENZEL

A empresa Mel Wenzel situada na Av. Cícero Eduardo, 183ª, Bairro Junco - Picos – Piauí, há mais de 50 anos tem desenvolvido um modelo de extração do mel de abelhas que vem sendo seguido por várias ramificações do Setor. Como pioneiros da atividade no Piauí, nos idos de 1.976 Arlindo Wenzel e seu filho Juarez Wenzel migraram do estado de São Paulo, da cidade de Bauru para trabalhar na região de Picos-PI.

Na época era um grande desafio criar abelhas no Piauí, com a mudança esperavam um aumento significativo na produção de mel e consequentemente uma melhoria de modo abrangente nos negócios. Na busca de soluções, encontraram os resultados de forma surpreendente. De um lado, uma região rica em plantas melíferas e inexploradas no contexto apícola e do outro lado, um desafio: iniciar os trabalhos com poucos recursos providenciando a transferência da atividade do estado de São Paulo para o estado do Piauí.

A ação inovadora de Arlindo Wenzel, consistindo substancialmente na exploração da atividade apícola de uma região promissora em um estado aberto a esse novo empreendimento, resultando no desenvolvimento de uma atividade de cunho abrangente que despertou o interesse de diversos segmentos que passaram a conhecer e a valorizar a apicultura. 

Em 1.991 a atividade foi reforçada com um braço empresarial, com a abertura da empresa Arlindo Wenzel, quando o mel passou a ser envasado (fracionado) e distribuído para as regiões Norte, Nordeste e Sudeste.  Em 1.997 foi criada a Mel Wenzel Indústria e Comércio Ltda dando sequência ao envase dos produtos da colmeia e acompanhando a tendência do Mercado para méis com misturas iniciou-se a produção de uma vasta linha de Compostos, hoje, distribuídos para todo o Mercado Nacional. Todos os produtos são registrados no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento S.I.F nº 1295.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (225.5 Kb)   docx (815.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com