TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No livro ''Escrever e Argumentar''

Por:   •  7/6/2019  •  Resenha  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das situações emocionais mais difíceis da vida é a argumentação. Diversas vezes em discussões percebemos que os participantes destas utilizam-se dos ''argumentos'' para machucar a pessoa que tem uma ideia que não é igual à sua. É exatamente isso que um argumento não é. Argumento é a prova que serve para afirmar ou negar um fato e seu desenvolvimento é extremamente necessário para que o processo de convencimento aconteça, tanto para fazer pessoas conhecerem sobre o assunto abordado quanto para fazer pessoas mudarem o seu entendimento que já tinham sobre o assunto. Sabendo disso, existem estratégias para uma boa argumentação.

Como mencionam Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias no livro ''Escrever e Argumentar'', o processo de argumentação pode ser feito de diversas maneiras ditas estratégias. A primeira delas consiste em responder uma pergunta de forma à colocar em seguida as razões pelas quais a problemática acontece e então esclarecer e elucidar essas razões. Seguindo em paralelo a este modelo, uma das estratégias de argumentação consiste em colocar à tona o problema demonstrando o quão grande é o estrago que ele causa e então apresentar uma ou mais soluções para tal, essas que são medidas que em tese viriam não só para chamar a atenção para o que deve ser feito como para chamar a atenção de quem deve fazê-lo.

O terceiro modelo consiste em colocar à frente um assunto controverso. Por isso, são apresentados argumentos divergentes, ou seja, positivos e negativos, para que então, seja feita uma avaliação considerando ambos para uma tomada de decisão. Em quarto e em quinto, temos os modelos de comparação e de exemplificação. Esse primeiro visa identificar pontos próximos ou não entre dois elementos e baseando-se nisso, manifesta-se uma posição sobre o assunto. No argumento por exemplificação, o argumentador baseia a tese ou conclusão em exemplos representativos, os quais, por si sós, já são suficientes para justificá-la.

Entendendo estas estratégias, devemos nos inserir no contexto de uma cultura de argumentação e debate que deve ser perpetuada. Devemos lembrar que as pessoas são o que elas acreditam, sejam ideias, estados etc e por isso, o processo de argumentação dentro de uma discussão deve ser respeitoso e compreensivo justamente para que juntos, busquemos sempre evoluir. Afinal, entender que as vezes os nossos argumentos não são os melhores e mudar de ideia, não nos torna fracos e sim, seres pensantes que buscam algo maior do que estar certo para simplesmente ganhar uma discussão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (30.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com