TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do livro - A arte de argumentar

Por:   •  5/6/2017  •  Resenha  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  1.463 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

 

EMESON DOS SANTOS DIAS

RESENHA DO LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR”

FEIRA DE SANTANA-BAHIA

2017

EMESON DOS SANTOS DIAS

RESENHA DO LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR”

Trabalho de resenha referente à disciplina de Projeto Integrador I, solicitado pela Profa. Ma. Aline Santana dos Santos, requisitado para fins avaliativos que comporão a Unidade 1.

FEIRA DE SANTANA-BAHIA

2017

RESENHA

Autor: Emeson dos Santos Dias, Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Salvador, Campus Feira de Santana.

A ARTE DE ARGUMENTAR

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: Gerenciando Razão e emoção. 13ª. ed. Cotia/São Paulo: Ateliê Editorial, 2009. 144 p.

          Antônio Suárez Abreu é Professor titular de linguística e língua portuguesa na UNESP, campus de Araraquara.  Trabalha na área de Gramática e Retórica. É formado em Letras Neolatinas pela PUC – Campinas.  Tem especialização em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Clássica de Lisboa; mestrado, doutorado e livre-docência em Linguística pela USP, onde lecionou por quase 15 anos.  Fez pós-doutorado em Linguística na UNICAMP, em 2008.

      A proposta de Antônio Suárez Abreu com obra sob comento é de trazer subsídios para todos aqueles que anseiam aperfeiçoar as suas habilidades interpessoais, elevando assim suas habilidades humanas e os auxiliando na gestão de conflitos e trabalho em equipe, o que é de suma importância para os profissionais contemporâneos, onde o mercado cada vez mais competitivo, globalizado e diversificado culturalmente, aqueles que trabalham em cargos onde gerem pessoas, são requisitados a dominar ferramentas poderosas e perspicazes como essas. Nesse sentido, o autor da obra traz uma vasta gama de argumentações e diversificados elementos e aspectos que dizem respeito a uma argumentação, levando ao leitor a análise de todo o processo que a compõe e o caminho mais eficaz de usá-las para atingir seus objetivos.

         Na primeira parte do livro (pág.9), o autor surge com uma pergunta que, no decorrer do livro será respondida com muita propriedade e magnitude, que é “Por que aprender a argumentar”? e elucida que argumentar é [...] saber integrar-se ao universo do outro. É também obter aquilo que queremos, mas de modo cooperativo e construtivo, traduzindo nossa verdade dentro da verdade do outro. ”(ABREU, 2009, p.10). verdade que é adversante ao que o prega o senso comum, onde a argumentação se refere a vencer alguém ou coagi-lo a agir da forma e como queremos. Em uma entrevista ao blog da editora do seu livro, o autor, quando questionado sobre sua tese que diz sobre a argumentação não ser sobre vencer o outro, ele explana:

Geralmente, as pessoas leigas têm a falsa ideia de que argumentar é vencer o outro, pondo por terra suas ideias e opiniões.  Em termos retóricos, argumentar é fazer com que o outro tenha condições de ver o objeto da disputa de um ponto de vista diferente daquele a que está acostumado a ver e, ao final, tenha o desejo mudá-lo, concordando com quem argumenta.  Isso envolve, muitas vezes, mudanças de modelos mentais.

        Por essa razão é tão importante para as pessoas obterem a capacidade de ler, falar e escrever propriamente, uma vez que, através de tal, serão capazes de analisar melhor as situações, sabendo defender suas visões e, além de tudo transformando essas informações em conhecimento. Afinal, [...] As informações são tijolos e o conhecimento é o edifício que construímos com eles “(ABREU, 2009, p.10) e, para se construir “edifícios” com os “tijolos” do conhecimento, o autor aconselha que se deva ser cautelosamente gerenciada essas informações (2º tópico do livro, pág.11), pelo fato que, muitas informações vindas de fontes duvidosas e tendenciosas, e facilmente expostas ao público, podem deixá-las com uma visão ilegítima e tubular, ou seja, enxergando as coisas da maneira que são condicionadas a ver.                    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com