TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE O LIVRO: COMO ESCREVER UM TEXTO CIETÍFICO

Por:   •  13/10/2018  •  Resenha  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  1.645 Visualizações

Página 1 de 2

GIL, I. e APOLINÁRIO,F. COMO ESCREVER UM TEXTO CIENTÍFICO. São Paulo: Trevisan Editora Universitária, 2013.

Em Como Escrever um Texto Científico, de Isaac Gil e Fábio Apolinário, os autores procuram auxiliar, dando detalhes, de como escrever trabalhos com textos científicos. O livro foi publicado pela editora Trevisan no ano de 2013, em São Paulo. Trata-se de um manual explicativo, que torna mais fácil a estruturação e metodologia neste tipo de escrita.

O livro é divido em duas partes. Nesta primeira, trata-se da escrita científica do ponto de vista da metodologia, onde seu objetivo é o de observar mais de perto o enredo da dificuldade do aluno em reconhecer que ele precisa refletir e entender a tarefa de escolher um tema a ser trabalhado, e que isso deve ocorrer dentro de certos parâmetros, que podem ser denominados de “método científico”. Ainda nesta primeira fase, a obra fala sobre as principais características empregadas na modalidade dos textos científicos, na qual, uma delas é a ausência de opiniões pessoais (eu acho isso e aquilo). Relata-se também, a necessidade da padronização de certos aspectos deste tipo de texto, para que não haja confusão. O livro mostra aos acadêmicos como fazer citações de maneira correta, e, como apresentar informações de outras formas que não a escrita, como tabelas, gráficos, figuras etc.

Na segunda parte do livro, ver-se então, a escrita do ponto de vista da comunicação. Neste estágio, mostra-se ao estudante um jeito mais simples de expor seus conhecimentos, e que ainda assim, atenda as exigências acadêmicas. Neste contexto os autores explicam o que pode e o que não pode ser feito no processo de comunicação do que será escrito no texto. A obra nesta segunda seção, fala também sobre o que significa se comunicar, onde seu significado é o ato de fazer saber. O livro mostra como comunicar o fazer-saber, e apresenta ainda o uso do verbo em textos acadêmicos. Por fim, os autores falam sobre “o que é fazer-saber”.

Esta é uma obra de cunho metodológico, que explica de modo simples e compreensível pontos importantes para a boa escrita de um texto cientifico em um trabalho acadêmico, seja ele uma monografia, uma tese, ou mesmo um artigo. É um livro indispensável para estudantes por ter esta abordagem explicativa e simples, e pode até mesmo ser utilizado por outras pessoas, de modo a identificar um bom texto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com