TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Formas Organizacionais E A Descontinuação Com A Teoria Burocrática

Por:   •  8/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.674 Palavras (11 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

GEOVANA DA COSTA ANDRADE

MILENA PIASSA

PEDRO GUILHERME MODENA

SARAH FERNANDES BOMFIM

NOVAS FORMAS ORGANIZACIONAIS E A DESCONTINUAÇÃO COM A TEORIA BUROCRÁTICA

MARINGÁ

2022

NOVAS FORMAS ORGANIZACIONAIS E A DESCONTINUAÇÃO COM A TEORIA BUROCRÁTICA

NEW ORGANIZATIONAL FORMS AND THE DISCONTINUATION WITH THE BUREAUCRATIC THEORY

Geovana da Costa Andrade

Milena Piassa

Pedro Guilherme Modena

Sarah Fernandes Bomfim

RESUMO

A teoria burocrática se baseou nos estudos do sociólogo economista Karl Emil Maximilian Weber (1864-1920), esses se mostravam um amparo para todas as organizações que precisam de eficiência. Entretanto, na prática a perfeição da idealização foi tomada pela vagarosidade nos processos, ao ponto de criar uma crença popular de insatisfação aos que precisam das instituições que aplicam desse modelo. À flexibilidade organizacional, o redesenho da organização, as redes organizacionais e as equipes de trabalho foram observados nas organizações que buscaram a ruptura com o modelo clássico que apresentava falhas na agilidade. A tomada de decisão sofreu mudanças refletindo profundamente na estrutura da hierarquia, historicamente o cargo que o indivíduo exercia tinha autoridade em relação à organização.

Palavras-chave: burocracia, hierarquia, adhocracia, organização.

ABSTRACT

The bureaucratic theory was based on the studies of the economist sociologist Karl Emil Maximilian Weber (1864-1920), which proved to be a support for all organizations that need efficiency. However, in practice, the perfection of the idealization was taken by the slowness in the processes, to the point of creating a popular belief of dissatisfaction with those who need the institutions that apply this model. Regarding organizational flexibility, the redesign of the organization, organizational networks and work teams were observed in organizations that sought to break with the classic model that had flaws in agility. Decision making has undergone changes reflecting deeply on the structure of the hierarchy, historically the position that the individual held had authority in relation to the organization.

Keywords: bureaucracy, hierarchy, adhocracy, organization.

INTRODUÇÃO

A burocracia é uma teoria que busca eficiência para a administração, criando um processo de hierarquização baseado no cargo que a pessoa ocupa, definindo papéis de autoridade para a organização. Por ser aplicada em sua maioria em organizações governamentais, seu conceito fundamental sofreu alterações ao decorrer dos anos.

Havendo como objetivos deste presente trabalho identificar os modelos organizacionais segundo a teoria burocrática, comparar as diferentes formas organizacionais baseadas em clássicas e modernas e analisar os diferentes tipos de tomadas de decisões passando pelo modelo burocrático até as novas formas organizacionais.

Justificando as falhas dessa teoria tomada pela lentidão, os novos protótipos de organizações buscam se alinhar com as variáveis de tecnologia e ambiente. A contemporaneidade apresenta necessidades que estão  além da eficiência na organização da papelada, ou seja, demanda por agilidade nos processos.

1 Contextualização da Teoria Burocrática de Max Weber

Segundo Chiavenato (2004, p. 258), enquanto a teoria clássica era criticada pelo mecanicismo, a teoria das relações humanas era condenada por seu romantismo ingênuo, expondo a carência de uma teoria da organização sólida e abrangente e que servisse de direção para a atividade de administradores. Partindo dessa premissa, alguns pesquisadores buscam em trabalhos de Max Weber instrumentos de elaboração de um novo modelo. Em meio aos ensaios de Weber, pesquisadores decidem dar continuidade em estudos tendo por base a burocracia.

Weber caracteriza a burocracia como sendo algo que permite a eficiência e deve ser aplicada em todo e qualquer tipo de organização, principalmente nas organizações governamentais e estatais. Além disso, as comunicações devem ser escritas e todas as regras e decisões precisam ter um documento para poder valer. Em contrapartida, o conceito popular de burocracia pressupõe uma quantidade excessiva de papelada. Dessa forma os trabalhadores que utilizam esse meio de trabalho estão sujeitos a rotinas burocráticas e regulamentos que dificultam a agilidade de eficiência na organização e causam delongas em alcançar os objetivos. Sob outra perspectiva, Chiavenato (2004, p.258) afirma que “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.”

Seguindo os princípios de Weber, Chiavenato (2004) organiza as principais características da burocracia, sendo elas:

Caráter legal das normas e regulamentos; Caráter formal das comunicações; Caráter racional e divisão do trabalho; Impessoalidade nas relações; Hierarquia de autoridade; Rotinas e procedimentos padronizados; Competência técnica e meritocracia; Especialização da administração; Profissionalização dos participantes; e Completa previsibilidade do funcionamento (CHIAVENATO, 2004, p. 262-266).

Tendo em vista algumas das características da burocracia, é evidenciado a hierarquia que, em diversos momentos, encontra-se inserida dentro das organizações como formas de autoridade e meios para as tomadas de decisões. Nas teorias mais clássicas da administração, a hierarquia é um conceito muito presente, onde o processo de tomada de decisão ocorre nos níveis mais altos da pirâmide hierárquica. Apesar desse conceito ter surgido no contexto da Revolução Industrial, ainda é utilizado em muitas organizações modernas. Dentro de uma organização, a hierarquia define a estrutura da empresa no que diz respeito aos cargos, funções e processos de produção. “A hierarquia nada mais é do que uma distribuição de poder que é construída a partir de uma subordinação sucessiva (CIAPE, 2020).” Complementando essa ideia, Morgan (1996, p.28) conceitualiza a hierarquia como sendo uma “ autoridade do superior sobre o subordinado que caminha do topo para a base da organização; essa cadeia que é resultante do princípio de comando deve ser usada como canal de comunicação e de tomada de decisão.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (129.9 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com