TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Organizacionais

Monografias: Teorias Organizacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  869 Palavras (4 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria Matemática

A teoria matemática aplicada a soluções dos problemas administrativos é conhecida como Pesquisa Operacional (PO). Sendo que a maior aplicação da Teoria Matemática reside na chamada Administração das Operações, utilizada em organizações de serviços envolvendo atividades relacionadas com produtos ou serviços, processos e tecnologia, localização industrial, gerenciamento da qualidade, planejamento e controle de operações.

A partir de casos como o trabalho clássico dos jogos de Neumann e Morgenstern (1947) e de Wald (1954) e Savage (1954) para a teoria estatística da decisão, que surgiu a Teoria Matemática. Como também o estudo do processo decisório por Herbert Simon, onde ressaltaram a importância mais da decisão do que da ação; a existência de decisões programáveis; o computador que proporcionou aplicações de técnicas mais complexas e sofisticadas; a teoria matemática que pretendeu criar uma ciência da administração com bases lógicas e matemáticas. Onde se destaca a Tomada de decisões que ocorre uma verdadeira revolução nas técnicas de tomada de decisão, processos que antes eram realizadas pelo pessoal do escritório agora o computador assumiu este trabalho, como: a análise matemática, a pesquisa operacional, o processamento de dados, a análise de sistemas, a simulação pelo computador e os sistemas de integração do negócio.

Modelos matemáticos na administração procuram simular situações reais na empresa, sejam matemáticos ou comportamentais, que proporcionam decisões sob certeza, decisões sob-riscos e decisões sob incerteza, onde se mantem os problemas bem estruturados. Já o problema não estruturado não pode ser claramente definido pois uma ou mais de suas variáveis é desconhecida ou não pode ser determinada com algum grau de confiança.

A pesquisa operacional (PO),adota o método científico como estrutura para a solução de problemas, onde as variações variam desde as técnicas matemáticas específicas até o método científico, que se ocupa de operações de um sistema existente, tratando de materiais, energias, pessoas e maquinas já existentes, capacitando a administração, resolvendo problemas e tomando decisões, tornando científico, racional e lógico o processo decisório nas organizações .

Técnicas são usadas na Pesquisa operacional, como:

Teoria de Jogos: proposta pelos matemáticos Johann Von Neumann (1903-1957) e Oskar Morgenstern (1902-1962), propõe uma formulação matemática para estratégia e a análise dos conflitos, na situação decorrente onde um ganha e outro perde, envolvendo uma disputa de interesses entre dois ou mais intervenientes, na qual cada jogador pode assumir uma variedade de ações possíveis.

Teoria das Filas: é a teoria que cuida dos pontos de estrangulamento e dos pontos de espera, demoras em algum ponto de serviço, fazendo um treinamento de fila mesmo, a tempo de espera dos cliente, o número de clientes na fila, e a razão entre o tempo de espera e o tempo de prestação de serviço, trazendo ainda muitos aportes à Administração, como a chamada Teoria das Restrições.

Teoria dos Grafos: redes ou diagramas de flechas são aplicáveis em projetos que envolvem várias operações, recursos, diferentes órgãos envolvidos, com prazos e custos mínimos.

Programação Linear: técnica matemática que permite analisar os recursos de produção no sentido de maximizar o lucro e minimizar o custo, mas tendo um conjunto de limitações e restrições que constituem as regras do jogo.

Programação Dinâmica: esta técnica pode ser ilustrada por meio de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com