TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novo Mercado Desenvolvimento de Mercado

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 7

Passo 2: Considerando o estudo realizado nos textos indicados, você deverá:

1. Ilustrar a matriz de Ansoff, completando-a com o nome de cada empresa no quadrante correspondente à sua estratégia.

Matriz de Ansoff Escopo do Produto

Produtos Atuais Novos Produtos

Escopo do Mercado

Mercado Atual Penetração de Mercados

Grendene Desenvolvimento de Produto

Rexam

Novo Mercado Desenvolvimento de Mercado

Arte dos Aromas Diversificação

Horizontal

Panco

2. Apresentação das empresas, incluindo o nome, a nacionalidade, tamanho (em número de funcionário), área de atuação (segmento), produto (ou linha de produto que seja adequado à analise aqui proposta), mercado e respectiva estratégia da matriz Ansoff à qual está correlacionada.

Empresa 1

Nome: Ipanema (Grendene)

Nacionalidade: Brasileira

Lançamento: 2001

Criador: Grendene S. A.

Presença global: 90 países

Sede: Farroupilha, no Rio Grande do Sul, Brasil

Tamanho/Nº de funcionários: 30.000 funcionários (Grendene)

Area de atuação/Segmento: Calçados

Produto: Sandálias e chinelos

Hoje, a Grendene comercializa os seus produtos para o mercado interno e externo, conta com mais de 24 mil funcionários e seis unidades: Farroupilha e Carlos Barbosa, no Rio Grande do Sul, Fortaleza, Sobral e Crato, no Ceará e Teixeira de Freitas, localizada na Bahia.

A história começou quando a Grendene, uma das maiores empresas produtoras de calçados sintéticos do Brasil e do mundo, resolveu ingressar de vez no segmento de mercado da linha praia. Depois de anos de estudos e pesquisas, em 2001, a empresa lançou no mercado a marca IPANEMA, composta por chinelos femininos a preços competitivos. Além disso, o nome remetia à tropicalidade e à moda praia, duas características que se identificavam com o produto. Mesmo tendo como forte concorrente a tradicional e fashion Havaianas, a nova marca começou a conquistar de vez um lugar consideravel nos pés de milhões de brasileiras.

Pode-se dizer que a Ipanema esta enquadrada na matriz Ansoff penetração de mercado pois podemos observar que desde de sua criação esta tentando sempre ganhar o mercado onde que predomina é a Havainas.

As informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa < http://www.grendene.com.br> em 29-09-2014

Empresa 2

Nome da Empresa - Rexam beverage can south america s/a

Nacionalidade: Inglesa

Nº de Funcionários – Empresa de grande porte com aproximadamente 11 mil funcionários

Área de atuação/Seguimento – Setor secundário, metalúrgica, atua nos segmentos de embalagens metálicas para bebidas.

Produto: Fabricação de latas de alumínio para bebidas

Tempo de Existência – 13 anos no Brasil

Quantidade de Fábricas - 67 fábricas em 24 países

A empresa Rexam beverage can south america s/a, é uma empresa global de embalagens para consumo. Sendo uma das principais fabricantes de latas para bebidas do mundo. Tendo como parceiros de negócios algumas marcas de consumo mais famosas e bem-sucedidas do mundo. Na América do Sul, a Rexam é a maior fabricante de latas e tampas de alumínio para bebidas, fornecendo soluções de embalagens inovadoras para os mais variados produtos – cervejas, refrigerantes, cachaças, energéticos, chás, sucos, vinhos, dentre outros.

O foco da BCSA tem sido propor ao mercado soluções inovadoras e diferenciadas, que evidenciem ainda mais todos os benefícios oferecidos pela lata de alumínio. O Setor busca constantemente lançar novidades no mercado, como latas de formatos e tamanhos diferenciados, além da utilização de novas tecnologias em impressão, tintas e vernizes. Hoje, o portfólio da Rexam na América do Sul é o mais completo do mercado.

Empresa 3

Nome: Arte dos Aromas

Nacionalidade: Brasileira

Presença global: 90 países

Sede: Diadema ABC Paulista

Micro-empresa

Area de atuação/Segmento: Cosméticos

Produto: shampoo, sabonetes, cremes facias e sais de banho

Entre os produtos fabricados estão os shampoos, sabonetes, cremes faciais e sais de banho, todos feitos com ingredientes orgânicos, como óleos de castanha, babaçu, buriti e andiroba, além de extrato de açaí e manteiga de cupuaçu.

Os ingredientes vêm de comunidades de regiões amazônicas. Alguns são adquiridos de cooperativas locais, sem intermédios de outras empresas, e outros, por meio de um distribuidor.

As exportações começaram em julho de 2009 e foram crescendo aos poucos. Em 2010, a empresa teve crescimento de 15% e as vendas internacionais foram responsáveis por 7% do faturamento. Para este ano, a expectativa é crescer até 20% e aumentar a participação com exportações para 15% do faturamento.

A “aceitação e a valorização de um produto artesanal, principalmente feito com produtos naturais, é maior no mercado externo”

Em 2010, a empresa teve crescimento de 15% e as vendas internacionais foram responsáveis por 7% do faturamento. Para este ano, a expectativa é crescer até 20% e aumentar a participação com exportações para 15% do faturamento.

Empresa 4

Origem: Brasil

Lançamento: 1954

Criador:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com