TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Noções de micro e macroeconomia - Questionário com gabarito

Por:   •  23/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.424 Palavras (18 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1][pic 2]

Disciplina: Noções de Micro e Macroeconomia – 2018.1 (Prof. Dr. Dyego Arruda)

LISTA DE EXERCÍCIOS

BLOCO I Noções fundamentais da ciência econômica

  • Para maiores informações, consultar as seguintes referências: Cap. 1 (Vasconcellos e Garcia)

  1. Defina o que é economia. Além disso, explique, com as suas palavras, a importância de se estudar economia em um curso de graduação em administração.
  1. O que é microeconomia e qual o seu objeto de estudos, no âmbito da ciência econômica? Justifique a sua resposta, utilizando exemplos práticos que ilustrem a sua argumentação.
  1. O que é macroeconomia? O que este ramo da ciência econômica estuda, especificamente? Justifique a sua resposta, usando exemplos práticos que ilustrem a sua linha de argumentação.
  1. Quais são os problemas econômicos fundamentais existentes no âmbito da ciência econômica? Qual o significado desses problemas econômicos fundamentais? Explique, com as suas palavras, a importância de se pensar nos problemas econômicos fundamentais, para tomarmos decisões no âmbito da ciência econômica.
  1. Explique, detalhadamente, o conceito de fluxo circular da renda no âmbito da ciência econômica. Além disso, ‘desenhe’ um fluxo circular da renda para uma economia de mercado e para uma economia com governo. Não deixe de explicar o significado das várias relações estabelecidas entre famílias, empresas e governo no âmbito dos mercados de bens e serviços, e de fatores de produção.
  1. Sobre o conceito de economia, assinale a alternativa correta, dentre as opções abaixo. Não deixe (após assinalar a resposta que você julga correta) de justificar, por escrito, o motivo pelo qual você selecionou a resposta assinalada (e o porquê você não escolheu as demais respostas):
  1. A economia é uma típica ciência exata, que estuda a magnitude do montante financeiro gerado nos mercados de capitais, e as dinâmicas a partir das quais esses recursos financeiros movimentam-se pelos vários mercados existentes ao redor do mundo.
  2. A economia é uma ciência social, que analisa única e exclusivamente o modo como os consumidores tomam decisões de consumo. Assim sendo, a economia não se preocupa com a análise das dinâmicas da produção e oferta de bens e serviços no mercado.
  3. A economia é uma ciência social, que cumpre a missão de analisar única e exclusivamente o modo como os produtores ofertam bens e serviços nos mercados. Portanto, a economia não se preocupa com análises relativas aos comportamentos de consumo dos agentes econômicos.
  4. A economia é uma ciência exata que estuda o modo como os agentes econômicos (produtores e consumidores) tomam decisões a partir de um paradigma básico e fundamental, denominado ‘paradigma da escassez’, que diz que os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas, ilimitadas.
  5. Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
  1. A economia, ‘por repousar sobre os atos humanos’, é por excelência uma ciência social. Sobre o conceito, aplicações e objeto de estudos da economia, assinale a afirmativa incorreta.
  1. O grande paradigma que cerca a ciência econômica, como um todo, resume-se em entender e propor métodos para produzir bens e serviços que utilizem recursos produtivos escassos, para a satisfação de necessidades humanas ilimitadas.
  2. Ao entender e propor mecanismos para satisfazer necessidades humanas ilimitadas, com recursos produtivos escassos, é preciso embasar-se nos ‘três problemas econômicos fundamentais’, que são: o que e quanto produzir, como produzir e para quem produzir.
  3. Pode-se dizer que a ciência econômica, além de preocupar-se com questões relativas à multiplicação da riqueza e renda globais, também se preocupa com questões distributivas, tais como a minimização da desigualdade socioeconômica, além do próprio desenvolvimento econômico.
  4. O conceito de sistema econômico (que, em resumo, refere-se à ‘reunião’ dos vários agentes econômicos existentes) dá indícios do modo a partir do qual os recursos e fatores de produção serão alocados na economia. Em um sistema de mercado, o mecanismo de preços é o grande fator que determina a alocação de recursos na economia; ao passo que em um sistema planificado, o governo é esse agente que alocará os recursos e fatores de produção existentes. (E) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
  1. O chamado “paradigma da escassez”, no âmbito da ciência econômica, ilustra:
  1. O fato de que os consumidores conseguem acessar todos os bens e serviços que desejam, para satisfazer as suas necessidades de consumo ilimitadas.
  2. A existência de recursos produtivos ilimitados para a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores.
  3. O fato de que não há, na economia, fatores de produção em quantidade suficiente para satisfazer todas necessidades dos consumidores, que são ilimitadas.
  4. A particularidade de que a economia, por exigir que os agentes econômicos façam escolhas, classifica-se como uma ciência exata.
  5. O fato de que a economia não é uma área de interesse para futuros administradores de organizações.
  1. A microeconomia, em suma, é uma área específica da ciência econômica que tem como propósito analisar o comportamento dos agentes econômicos em mercados específicos, ou seja: o foco da microeconomia está em compreender como consumidores e produtores tomam decisões, no âmbito de organizações e/ou setores de atividade específicos.

Sobre a microeconomia, assinale a alternativa correta:

  1. Ela tem como foco primordial fornecer elementos teóricos que permitem a mensuração e análise do Produto Interno Bruto (PIB) de uma economia.
  2. Ela permite que se compreendam as dinâmicas das políticas fiscal, monetária e cambial de uma economia.
  3. Ela tem como perspectiva primordial entender como os bens e serviços circulam em uma determinada economia.
  4. Ela embasa-se na análise sobre como produtores e consumidores tomam decisões para maximizar os seus lucros e a sua satisfação, respectivamente.
  5. Ela tem como premissa fundamental a análise do Produto Interno Bruto (PIB) de setores específicos de atividade, além do modo como o PIB é eventualmente alterado.

  1. A macroeconomia é a área da ciência econômica que tem como perspectiva a compreensão quanto a como os países, de uma maneira geral, estabelecem mecanismos para mensurar e controlar o montante de bens e serviços que circulam na economia.

Sobre a macroeconomia, assinale a alternativa correta:

  1. Ela preocupa-se com o comportamento de produtores, em específico, e quanto a como esses produtores estabelecem estratégias em seus negócios para a maximização de lucros.
  2. Ela preocupa-se, através da compreensão dos instrumentos de política fiscal, monetária e cambial, analisar o modo como maiores níveis de crescimento e desenvolvimento econômico podem ser gerados na economia.
  3. Ela tem como perspectiva somente a análise dos instrumentos de política fiscal, e sobre como esses instrumentos possibilitam uma flutuação dos níveis de déficit público.
  4. Ela analisa meramente a taxa de câmbio da moeda nacional em relação às moedas de outros países, fornecendo elementos para a compreensão do mercado de divisas de um determinado país.
  5. Ela preocupa-se com o comportamento de consumidores, em específico, e quanto a como esses consumidores estabelecem ações que lhes permitem maximizar os seus níveis de satisfação no âmbito de determinados mercados específicos.

  1. O que é Produto Interno Bruto (PIB)? Como o PIB de um determinado país é calculado? O que se sabe sobre a conjuntura atual do PIB brasileiro? Justifique a sua resposta.

BLOCO II As leis da oferta e da demanda na economia

  • Para maiores informações, consultar as seguintes referências: Cap. 4 (Mankiw)

  1. Defina o conceito de demanda. Além disso, ‘desenhe’ uma curva de demanda e explique as suas características.
  1. Explique, detalhadamente, quais são os fatores que influenciam na curva de demanda (quais sejam, a renda, o preço de bens relacionados, as expectativas, gostos e preferências, além do tamanho do mercado). Não deixe de explicar, em profundidade, o impacto de cada um desses fatores nos possíveis deslocamentos da curva de demanda.
  1. 10.000 relógios são vendidos quando seu preço é R$ 60,00 e 20.000 relógios são vendidos quando seu preço é R$ 40,00. Qual é a equação da demanda de relógios, para esse caso?
  1. Certo produto tem uma equação de demanda 2Qd + 4P – 6 = 0, onde P é o preço unitário e Qd é a quantidade demandada, em unidades. Determine o preço, por unidade, para uma quantidade demanda de 1000 unidades, e determine a quantidade demandada se o produto for oferecido gratuitamente.
  2. Epaminondas adora fazer um belo churrasco na sua casa aos finais de semana, para receber e confraternizar com seus amigos (incluindo professores de economia). Nos churrascos, Epaminondas sempre usa 5kg de carne e 1kg de sal (bancados por ele, já que seus convidados são verdadeiros ‘mãos de vaca’). Nos meses em que Epaminondas ganha uma grana a mais, o churrasco é feito de Picanha (ou seja, ele compra os 5kg de picanha); ao passo que, nos meses em que Epaminondas está meio quebrado, o churrasco é feito de Coxão Duro (ele compra os 5kg de coxão duro). Independentemente da carne (se coxão duro ou picanha), Epaminondas sempre utiliza a mesma quantidade de sal para temperar a carne.

Para esse caso, responda os itens a seguir:

  1. Quando se considera a variável renda e o seu respectivo impacto na demanda de picanha, pode- se considerá-la (a picanha) como sendo um bem normal, inferior ou de consumo saciado? Justifique a sua resposta.
  2. Quando se considera a variável renda e o seu respectivo impacto na demanda de coxão duro, pode-se considerá-lo (o coxão duro) como sendo um bem normal, inferior ou de consumo saciado? Justifique a sua resposta.
  3. Quando se considera a variável renda e o seu respectivo impacto na demanda de sal, pode-se considerá-lo (o sal) como sendo um bem normal, inferior ou de consumo saciado? Justifique a sua resposta.
  4. Analise o impacto de um aumento da renda do Epaminondas nas curvas de demanda de picanha, de coxão duro e de sal.
  5. Analise o impacto de uma queda na renda do Epaminondas nas curvas de demanda de picanha, de coxão duro e de sal.

  1. João (um estudante de administração do CEFET-RJ campus Valença) possui um fuscão flex power (ou seja, aceita álcool e gasolina). A única fonte de renda do João é uma bolsa de extensão do CEFET, portanto, ele tem que fazer um bom planejamento financeiro todos os meses para que sua grana banque todas as suas contas mensais. As estimativas do nosso amigo são de que ele consome, para ir à faculdade todos os dias e dar um ‘rolezinho’ aos finais de semana, 20 litros de combustível/mês. Independentemente se com álcool ou gasolina, o possante do João anda sempre a mesma quilometragem/mês com os 20 litros de combustível.

Com base nos argumentos acima expostos, responda ao que se pede:

  1. Quando se analisa conjuntamente, o álcool e a gasolina, para o caso do João, são bens substitutos ou complementares? Justifique a sua resposta.
  2. Analise o impacto de um aumento do preço da gasolina na curva de demanda de gasolina e na curva de demanda de álcool, pelo João.
  3. Analise o impacto de uma queda do preço da gasolina na curva de demanda de gasolina e na curva de demanda de álcool, pelo João.
  4. Analise o impacto de um aumento do preço do álcool na curva de demanda de gasolina e na curva de demanda de álcool, pelo João.
  5. Analise o impacto de uma queda do preço do álcool na curva de demanda de gasolina e na curva de demanda de álcool, pelo João.
  1. Mariana adora sandálias da Nike. Quando o preço das sandálias é de R$ 45,00, a demanda de Mariana é de 8 sandálias/mês. Porém, quando o preço cai para R$ 30,00, a demanda de Mariana sobe para 15 sandálias/mês.

Com base nessas informações, determine a equação de demanda de sandálias da Mariana, e encontre a quantidade demandada de sandálias, da nossa amiga, quando o preço é de R$ 35,00.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com