TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Numa fábrica de produtos têxtil

Por:   •  6/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

“Numa fábrica de produtos têxteis, a Fino Linho Ltda., microempresa atuante no ramo há 20 anos, situada no interior de Pernambuco, havia um dono, bastante centralizador, chamado Roger.

O Sr. Roger, após grande insistência do gestor de qualidade, o Sr. Miguel, decidiu contratar uma consultoria em gestão da qualidade para reorganizar os processos internos e orientar quanto as oportunidades de melhoria necessárias, tanto à gestão quanto aos processos.

Na 1ª reunião que o sr. Roger e o sr. Miguel, fizeram com a equipe da consultoria, composta por um consultor de recursos humanos, um consultor em gestão da qualidade e um consultor em planejamento estratégico, relataram que tinha ouvido falar sobre os sistemas de gestão da qualidade e que desejam implantá-lo em sua empresa. 

Questionados pelos consultores quanto às informações necessárias para o início do trabalho, informaram que apenas 20% dos processos principais estavam documentados (padronizados); Não sabiam o que eram ferramentas da qualidade e consequentemente, resolviam os problemas sem nenhum critério, tornando recorrentes seus aparecimentos; E escolhiam seus líderes com base na indicação de amigos, sem levar em conta os estilos de liderança necessários a cada equipe de produção, tendo nos últimos meses um grande turnover de funcionários cuja maior causa era o desentendimento destes com seus líderes”. 

Diante dessas informações, caso você fosse um dos consultores contratados pela Fino Linho Ltda., após entender às necessidades de seu contratante, como você iniciaria seu trabalho junto à equipe de consultores, (qual (is) ação (es) e ferramenta (s) indicaria) para resolver os problemas da empresa? 

Iniciaria a consultoria solicitando ao Sr. Roger acesso a toda a documentação existente da Empresa referente a contratos, empregados, responsabilidades, área/setores, lideres, etc..

Em posse de todas as informações possíveis e existente referente a Empresa, procuraria com apoio do consultor de recursos humanos para criar um organograma da empresa com a descrição dos respectivos cargos e funções existentes dentro da Empresa, dessa forma dando início ao processo de reestruturação com padrões bem definidos. Mapearia os processos de cada área da empresa e organizaria em forma de documentação, dando início ao processo de elaboração de padrões de procedimentos operacionais, instruções de trabalho, registro/formulários, fluxogramas. Missão, visão, etc.

Após aplicação dos padrões definidos para a empresa, programaria auditorias internas para saber se todas as regras estavam sendo seguidas, se o procedimento padrão é do conhecimento de todos, verificaria outros pontos a melhorar.

Para resolver o problema da Empresa, eu indicaria ferramentas de qualidade como Diagrama de Pareto, 5W2H, Brainstorming, 5 Por quês e Diagrama de Causa e Efeito), com o objetivo de   identificar problemas nos processos, fornecedores e produtos, causas raízes dos problemas, redução de custos, melhoraria o envolvimento em todos os níveis da organização, elevação dos níveis de qualidade. Também implantaria a pesquisa de clima para auxiliar a Empresa na tomada de decisões e adotaria a manutenção do 5S dentro da empresa.

E para finalizar, auxiliaria o consultor de planejamento estratégico na realização da análise de SWOT para identificar as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da Empresa. Avaliando os ambientes internos e externos, para formular as estratégias de negócio da organização com objetivo de otimizar seu desempenho no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com