TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutrição em crianças

Por:   •  18/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 3

A validação da nutrição em crianças

Kétlen Pauletti

A infância é uma etapa da vida da criança que a alimentação tem grande influência, pois o indivíduo se encontra num período de crescimento, novos ciclos e também novos hábitos alimentares, sendo essa etapa, muito importante para o desenvolvimento da criança. Já o profissional de nutrição deve levar em consideração os valores nutricionais do indivíduo, sendo eles: os tabus alimentares e a situação econômica de cada um. Para avaliarmos os alimentos ingeridos pelas crianças, existem muitos métodos confiáveis de validação da ingestão alimentar de cada paciente, o principal deles é RA (Registro Alimentar), o qual será explicado neste texto.

A obesidade infantil vem aumentando ao passar dos anos e um grande aliado da elevação dessa taxa é o aumento da ingestão de alimentos calóricos na dieta. O consumo exagerado desses alimentos pode ocasionar o aparecimento de doenças como, por exemplo, diabetes e hipertensão. Já o consumo excessivo de gorduras saturadas, ácidos graxos, comidas congeladas e fast foods diminuem o consumo de alimentos ricos e essenciais para um crescimento saudável. Outro item que propicia o aumento de peso são as bebidas açucaradas. As crianças acabam consumindo mais refrigerantes, por exemplo, do que leite, sendo este, essencial por ser fonte de cálcio que auxilia na sua formação óssea.

Para validarmos essas constatações existem vários métodos, porém, estudiosos da área reforçam que para esta situação o melhor método a ser utilizado é o RA (registro alimentar). Este consiste em informar tudo que o indivíduo consumiu num prazo de 1 a 3 dias, não consecutivos e dentro ou fora de casa. Esses hábitos são registrados através de um diário alimentar ou fotos pelo paciente. Quando se tratam de crianças, como no exemplo que viemos falando, quem auxilia o profissional de nutrição são os responsáveis, que informam a porção e quais os alimentos ingeridos. Este método será estabelecido na sua primeira entrevista com o nutricionista e avaliado no seu retorno. Com essas informações registradas será mais simples de determinar o que deve ser consumido ou deixado de lado. Este método requer muito esforço e consciência por parte das famílias das crianças, visto a real importância para o futuro da criança. Os responsáveis precisam manter seu

compromisso pré-determinado junto com o profissional a fim de que os objetivos sejam alcançados e se obtenha um resultado positivo. Uma desvantagem desse método é que o consumo pode ser alterado pelo paciente ao saber que ele esta sendo avaliado. Por isso o nutricionista precisa reforçar a importância e exigir um comprometimento da família, pois, a criança será instruída no seu dia a dia por estes. Dessa forma, é válido que o profissional sempre informe os danos que as alterações na dieta podem causar.

Para que este método seja mais efetivo e menos suscetível a mudanças impróprias, um complemento é o uso da fotografia. Dessa forma, o nutricionista exige que além de anotar no diário, façam-se fotos da rotina alimentar da criança. Assim, o indivíduo não tem como ocultar o que está sendo ingerido.

Conclui-se que existem vários métodos para avaliar a ingestão alimentar. Mas a essência de cada um deles é a mesma: obter informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com