TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nível estratégico

Tese: Nível estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  Tese  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 8

O Nível Estratégico

É o nível de decisões estratégicas gerais que afetam toda a Organização. É aqui que a Organização define e gerencia seu Planejamento Estratégico, definindo, por exemplo, missão, visão e valores, suas estratégias genéricas, as forças e vantagens competitivas a priorizar, sua curva de valor, o seu grupo estratégico e suas movimentações estratégicas (levando em conta a estrutura de seu segmento de mercado, e as barreiras e custos de mudança), as estratégias corporativas, entre outros fatores, sempre olhando para dentro (análise interna), para seus stakeholder, para o macroambiente (análise externa e de tendências) e para os sinais de seu mercado (na forma proposta por M. Porter).

A função típica deste nível é tomar decisões estratégicas. Isto significa que, ao máximo que puder, os ocupantes de cargo estratégicos devem evitar atividades administrativas de nível tático e atividades de execução de nível operacional.

Planejamento típico deste nível: Planejamento Estratégico.

Função típica dos ocupantes deste nível: tomar decisões estratégicas (especialmente de posicionamento da Organização frente ao mercado) e dar condições de que haverá recursos humanos e financeiros para os projetos estratégicos.

Ocupantes deste nível: sócios, proprietários, presidente, CEO, diretoria e, dependendo da forma como a Organização concebe seus processos, também os diretores departamentais (por exemplo, diretor comercial, diretor financeiro etc.).

Palavra-chave ao ocupante deste nível: empreender.

O Nível Tático

O nível tático é aquele que faz a intermediação entre os outros dois níveis. A rigor, os integrantes deste nível devem se apropriar da Estratégia para desdobrá-la em ações concretas nas suas áreas e processos ou sub-processos de atuação. É o nível da gerência média ou intermediária: gerentes de seção, gerentes de filiais, supervisores, coordenadores, líderes de projetos e funções similares. Perceba que, se o líder é encarregado de uma pequena equipe operacional, este líder provavelmente estará no nível operacional também, não neste nível tático.

Dois critérios para identificar a liderança de nível tático: 1) não toma decisões universais em relação à Organização (este é o nível estratégico, como vimos); 2) desdobra as decisões estratégicas em planos, objetivos, metas e indicadores para aplicar à sua equipe, ao seu projeto ou ao seu processo. A estratégia foi definida nas linhas gerais do planejamento estratégico. Agora, é hora do Plano Tático especificar como o seu setor, processo ou projeto ajudará para que os objetivos gerais da Organização sejam alcançados.

Planejamento típico deste nível: Plano Tático, que é um desdobramento do planejamento estratégico para áreas, setores, filiais, equipes, projetos ou sub-processos.

Ocupantes deste nível: gerentes de seção, gerentes de filiais, supervisores, coordenadores, líderes de projetos e outras funções de gerência intermediária.

Função típica dos ocupantes deste nível: colocar em ação os processos, as pessoas e os recursos para assegurar que seu segmento de atuação estará alinhado às decisões estratégicas e para assegurar também que estará colaborando para a obtenção dos resultados gerais da Organização.

Palavra-chave ao ocupante deste nível: administrar.

O Nível Operacional

No nível operacional, estão todos os colaboradores que estão em contato direto com as atividades da “ponta” (contato com clientes e fornecedores) e do suporte da Organização e que não tomem decisões estratégicas ou táticas. Todos os técnicos envolvidos na execução dos processos da Organização fazem parte deste nível. Nenhuma estratégia será vista na prática se não alterar a forma com que os técnicos concebem e executam seus trabalhos. Será preciso, então, que eles executem de forma eficiente e eficaz os processos, sub-processos e atividades que foram desenhados nos níveis estratégico e tático.

As metas, os indicadores e as recompensas, elaboradas no nível tático, por exemplo, são aplicadas na prática no nível operacional; por exemplo, se um profissional de vendas bater a meta combinada de X vendas ou Y de valor faturado, ele terá uma recompensa Z. A liderança tática vai medir os resultados, mediante uso de dados e relatórios, tanto os preenchidos manualmente quanto, principalmente, os obtidos automaticamente dos sistemas de CRM, ERP, fiscal, estoques ou outro sistema de controle da Organização.

Planejamento típico deste nível: Plano de Ação, que é um plano para execução de uma lista sequenciada de atividades, dentro de determinados prazos também definido neste Plano.

Ocupantes deste nível: os técnicos e operadores em geral.

Função típica dos ocupantes deste nível: colocar em práticas os processos e sub-processos, mediante a realização de tarefas definidas como essenciais para os objetivos estratégicos da Organização.

Palavra-chave ao ocupante deste nível: técnico.

http://www.negociosecarreiras.com.br/2013/06/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional/

http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/a-estrategia-nos-niveis-estrategico-tatico-e-operacional/66615/

http://pt.slideshare.net/mithconsultoria/3-nveis-organizacionais-estratgico-ttico-e-operacional

http://www.negociosecarreiras.com.br/2013/06/planejamento-estrategico-tatico-e-operacional/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cadeia_de_valor

http://www.portal-gestao.com/item/6637-a-an%C3%A1lise-da-cadeia-de-valor.html

• Estratégico

Este é o nível onde são criados os fundamentos estratégicos da organização (como missão, visão, valores, crenças) e são traçados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo. A metáfora do maestro é excelente para descrever a principal atribuição das pessoas que possuem funções neste nível, a de reger toda a orquestra para a consecução de seus objetivos previamente traçados e de acordo com os interesses dos acionistas/sócios. Sua principal ferramenta é o planejamento estratégico e visão sistêmica e de futuro são competências essências para sua boa gestão.

• Nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com