TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTE OPERACIONAL

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE CRUZEIRO DO SUL

AILTON ADRIANE SIMÕES MARQUES

RGM 14149541

CINTIA BARBOSA DE ALMEIDA

RGM 14253160

SHIRLEY DIANDRA DOS REIS SANTOS

RGM14101246

WESLEY ROCHA OLIVEIRA

RGM 14316285

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AMBIENTE OPERACIONAL

SÃO PAULO

2016[pic 1]

AILTON ADRIANE SIMÕES MARQUES

RGM 14149541

CINTIA BARBOSA DE ALMEIDA

RGM 14253160

SHIRLEY DIANDRA DOS REIS SANTOS

RGM14101246

WESLEY ROCHA OLIVEIRA

RGM 14316285

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AMBIENTE OPERACIONAL

Trabalho em grupo apresentado ao Tutor Cláudio Scheidt Guimarães para pontuação da disciplina Ambiente Operacional.

                                                         SÃO PAULO

                                                                  2016

[pic 2]

RESUMO

A empresa Ulfer trabalha no ramo de purificadores de água e demais acessórios a mais te 30 anos. Possui pouco mais de 100 funcionários e apresenta uma grande estabilidade no mercado de trabalho. Tem como principais características a perseverança e a seriedade pautando o seu trabalho em satisfazer seus revendedores e consumidores estreitando laços entre Empresa, Colaboradores e Clientes. Apresenta pequenas dificuldades em algumas áreas, mas não se atem ao comodismo buscando sempre pela criatividade e  inovação.

Palavras Chaves: Filtros de Água, Purificadores de Água, Departamentos de uma empresa.

[pic 3]

Sumário

INTRODUÇÃO5

DESENVOLVIMENTO6

CONCLUSÃO9

REFERÊNCIAS10

INTRODUÇÃO

A empresa Ulfer foi escolhida como objeto de pesquisa do Projeto Integrado Multidisciplinar, através da realização de uma pesquisa de campo e uma entrevista realizada com o gerente da empresa. Trata-se de uma empresa de grande porte, que atualmente tem seu trabalho pautado na fabricação de filtros de água e seus acessórios. O projeto conta com detalhamento da história da empresa e os seus departamentos visando assim um maior entendimento do funcionamento de uma empresa na prática mostrando suas maiores dificuldades e também as suas principais conquistas.

DESENVOLVIMENTO

A Ulfer é uma empresa que atua na produção de purificadores de água. Surgiu no ano de 1976, por haver uma grande necessidade naquela época, visto que, até os meados dos anos 70 o mercado oferecia somente pequenos aparelhos ou filtros de barro, que efetuavam somente a filtragem física da água para uso domiciliar. A primeira sede foi instalada no bairro da Moóca, Zona Leste de São Paulo e funcionou por lá até o mês de Abril do ano de 1982. Nessa época uma grande parte da fabricação era feita por meio de terceirização, pois havia uma enorme dificuldade em transformar todas as matérias primas.

Em Maio de 1982 foi inaugurada a sede atual em Itaquaquecetuba, com essa nova instalação industrial, a Ulfer começou a fabricar todas as peças necessárias para garantir um rigoroso controle de qualidade não apenas das matérias primas básicas, mas também do produto final. Além disso, a Ulfer também fabrica toda a linha de acessórios como torneiras, conexões, adaptadores, registro entre outros. Para manter o mesmo padrão de qualidade e facilitar a instalação.

Possui certificação de seus produtos garantindo assim um maior destaque no mercado de filtros e purificadores de água, oferecendo segurança a seus revendedores e seus clientes, além da qualidade de seus produtos. A Ulfer tem como preocupação a satisfação de seus revendedores e consumidores, sempre estimula e também fornece apoio logístico através de promoções, propagada e treinamento de venda.

A unidade conta com diversos tipos de departamentos distintos entre eles e cada qual com a sua função. Dentre eles estão: Diretoria, Financeiro, Recursos Humanos, Análise de Crédito, Advocacia, Sala de Vendas, Sala Fiscal, Ferramentaria, Assistência Técnica, Laboratório de Refil, Montagem de Refil, Montagem de Produtos, Injeção Plástica, Almoxarifado, 0800, Departamento da Qualidade,  Recepção, Satisfação e Atendimento a Revenda.

Os principais desenvolvimentos funcionam da seguinte forma:

Compras- Atuam nesse departamento: o gerente de compras e o seu auxiliar, a estrutura hierárquica segue dessa mesma forma, atendem aproximadamente 150 fornecedores escolhidos sob o critério de qualidade  custo.

A avaliação e o acompanhamento são realizados através  de um envio de um questionário de pontuação. Na qual é somado a quantidade de pontos de cada questão que é realizado pelo fornecedor sendo atingindo pontuação superior ou igual a 50% a compra pode ser efetuada. Existem programas de desenvolvimento de fornecedor constantemente, sempre na busca de um menor custo e uma boa qualidade do produto. As tecnologias que são utilizadas para realização de suas tarefas são: Calculadoras, aparelhos de celular e computadores. A necessidade de compra é o que dita o inicio de um pedido, a relação com os outros setores é feito diretamente, com atenção principal no estoque  Para atuar nesse departamento é necessário que se tenha um perfil: Organizado  responsável, comunicativo  e que possua iniciativa. As principais barreiras profissionais que são encontradas nesse setor estão relacionadas demanda dos custos na matéria prima, falta de matéria prima e logística.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com