TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE OPERACIONAL

Por:   •  7/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.262 Palavras (10 Páginas)  •  789 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CRISTINA ELENICE SOUTO LUCIANA APARECIDA COLETA CARLI

RENILDO VIEIRA DA SILVA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE OPERACIONAL

SÃO PAULO - SP 2018

CRISTINA ELENICE SOUTO LUCIANA APARECIDA COLETA CARLI

RENILDO VIEIRA DA SILVA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR - AMBIENTE OPERACIONAL

Trabalho de Projeto, apresentado ao Curso de Administração, como parte de requisitos para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar – ambiente operacional - 2018, sob a orientação do Professor Tutor Eduardo de Freitas Vicente

SÃO PAULO – SP 2018

RESUMO

Neste projeto foi analisado o ambiente organizacional da empresa Constrular, organização do segmento varejo com foco em materiais para construção.

Foram exploradas diversas atividades e história da companhia a fim de entender um pouco mais sobre a empresa, no intuito de identificar analisar e descrever a teoria e a prática; onde foi aplicado e verificado conhecimentos teóricos anteriormente estudados, afim de realizar um diagnóstico operacional.

Palavras chave: Ambiente Organizacional, Varejo.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        6
  3. FINANCEIRO        7
  4. PRODUÇÃO        8
  5. FLUXO DA PRODUÇÃO        9
  6. COMPRAS        10
  7. VENDAS        12
  8. CONCLUSÃO        14
  9. REFERÊNCIAS        15

4

  1. INTRODUÇÃO

O Ambiente Organizacional é um conjunto de forças e tendências, que agrupa componentes internos e externos que influenciam no desempenho da organização.

A preocupação com a estrutura organizacional dentro de qualquer empresa é de grande importância, pois uma boa administração gera consequentemente rendimentos (lucro) maiores.

Todas as áreas de uma empresa precisam interagir entre si, a dimensão da administração depende do tamanho da empresa. Em uma empresa pequena, várias funções podem ser exercidas pelo mesmo profissional, por exemplo; na medida em que crescem são criados departamentos cada vez mais específicos, e no caso da empresa aqui estudada que é de pequeno porte, não temos muitas fragmentações.

Este projeto multidisciplinar apresenta os resultados obtidos após pesquisa junto à organização Constrular, de pequeno porte, onde no desenvolvimento é apresentado diversos aspectos acerca da companhia.

O estudo tem como objetivo relacionar as práticas usadas na empresa com o conteúdo do curso de Administração estudado até o momento.

Foram analisados os processos e sistemas aplicados principalmente nas áreas de produção, compras, vendas e financeiro tendo como base os conceitos até aqui estudados.

Para o levantamento dos dados demonstrados aqui, foi utilizado a metodologia de aplicação pesquisa exploratória, levantamento de dados e entrevista.

5

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

Fundada por um casal que ansiava ter um negócio próprio e como já possuíam um caminhão, isso ajudou na escolha do ramo de atividade, assim nasce a Constrular Materiais de Construção LTDA, com sua sede em Cataguases MG, em atividade desde 24/07/2007 é micro-empresa  do segmento varejista / produtor de materiais de construção, com maior foco de vendas no varejo.

Sociedade Empresarial Limitada não tem capital aberto e nem filiais, Seus principais meios de divulgação dos produtos são Facebook e cartazes na porta da loja.

6

  1. FINANCEIRO

Os próprios sócios cuidam desse setor, a principal tarefa a ser administrada aqui é o fluxo de caixa, controlar e administrar as entradas e saídas financeiras. O responsável por esse setor deve ter uma visão geral sobre todas as funções financeiras da empresa como recebimentos, pagamentos, compra de matéria-prima, salários, entre outros, pois é  necessário prever o que poderá gastar no futuro, dependendo do que é consumido hoje.

Segundo Erbano et.al (2013): “o sistema fluxo de caixa é um instrumento que permite ao administrador financeiro planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os recursos financeiros da empresa em um determinado período.”

O Fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla  e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores) de um dado período, pode ser diário, semanal, mensal etc., é composto por dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações e de todos os demais elementos que representem as movimentações de recursos financeiros da empresa (SEBRAE, 2008)

O fluxo de caixa é administrado em planilhas. O funcionamento e aplicação desse tipo de ferramenta permitem o acompanhamento financeiro em curto, médio e longo prazo através de formulários prevendo o saldo futuro e prevenindo entradas e saídas de caixa.

Atualmente adotaram um controle de custos, o que ajuda a evitar gastos desnecessários. Contabilizar os custos é vital para as empresas que almejam monitorar escalas de competitividade no ramo em que atua. O empresário pode utilizar essas informações para tomada de decisões, escolher cultura e as práticas a serem adotadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (101.3 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com