TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AMBIENTE OPERACIONAL

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  2.634 Visualizações

Página 1 de 2

UNIFRAN

ROMAS JOSE FERNANDES

PROJETO MULTIDISCIPLINAR DE AMBIENTE OPERACIONAL

Uberlândia

2015

Resumo

O Grupo Martins foi fundado em 1953 por Alair  Martins na cidade de Uberlândia com o dinheiro de um sítio e um pequeno caminhão da família, começou com um pequeno armazém de varejo onde as entregas eram feitas em uma bicicleta cargueira.

Sumário

1-Introdução.

2.Setor de compras

3.Setor financeiro

4-Setor de vendas

5-Conclusão.

Introdução

Este trabalho acadêmico mostra a estrutura operacional do Grupo Martins que teve em seu fundador Alair Martins uma grande visão de empreendedorismo, começando com um pequeno armazém e hoje é o maior centro atacadista da América Latina. Começando com um pequeno armazém varejista com em 1953 com apenas 110 metros quadrados, já em 1973 a empresa já possuía 45 caminhões e 80 vendedores a empresa muda para uma área de 3000 metros quadrados e passa a atuar apenas no setor atacadista distribuindo para a região de Uberlândia e estados vizinhos. Na década de 80 a empresa já contava com uma frota de 260 caminhões e o depósito já estava pequeno, foi então construído a Central de Armazenagem e Distribuição no Distrito Industrial de Uberlandia. Em 1988 a empresa atinge o faturamento de 341,2 milhões de dólares e em 1994 ultrapassa 1 bilhão de dólares de faturamento e já possuía 3 mil representantes autônomos e vendia 300 mil toneladas por ano. Hoje Alair Martins continua a frente da empresa com 50,01 por cento das ações e seus filhos Juscelino Martins e Alair Martins Júnior com 30% e 20% respectivamente.

Setor de compras

O Grupo distribui hoje mais de 16 mil produtos, desde chocolates até laptops, estão entre seus maiores fornecedores a Unilever, Procter & Gamble, Chocolates Garoto, Philips, Havaianas entre outros, sendo o Martins o maior comprador das Havaianas com cerca de 30 milhões de pares por ano. Alair Martins como bom negociador gosta de visitar pessoalmente seus grandes fornecedores e negociar quando for grandes quantidades de produtos.

Setor financeiro

Com faturamento de quase 5 bilhões de reais anualmente, a empresa conta com um banco o TRIBANCO que dá suporte ao grupo atuando basicamente no financiamento dos clientes varejistas, o banco pertence ao grupo e tem Juscelino Martins filho de Alair como presidente do conselho de administração.

Setor de vendas

O grupo atua em todo o Brasil com mais de 4 mil representantes comerciais que atendem 300 mil clientes em todo o Brasil, o grupo conta também com o E-Fácil que é um site de compras. O grupo possui também uma rede de supermercado varejista a rede SMART.

Conclusão

Com esse espirito de empreendedor que Alair Martins está a frente do grupo a mais de 60 anos e se depender dele enquanto ele tiver saúde ele estará a frente da empresa, se seus filhos continuar com a mesma visão dele a tendência é que o grupo cresça cada vez mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com