TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMBIENTE VIRTUAL

Por:   •  17/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.513 Palavras (11 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE ANHANGUERA EDUCAIONAL.

ATIVIDADE COLABORATIVA

GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

Ludcila Lindemann Beniz          6662370121

JUNHO, 2015

Sumário

Resumo                                                                                                              03

A Globalização dos mercados                                                                                           04

Teorias do comércio internacional                                                                       05

Regulamentação do comércio internacional e impacto nos negócios                06

Macroeconomia no setor externo                                                                        09

Crises cambiais                                                                                                    10

O setor externo da economia brasileira                                                                11

Conclusão                                                                                                              12

RESUMO

O prezado trabalho apresentará uma sucinta análise da exportação de um produto para um país, sendo, portanto, os dois escolhidos por mim. Optei pela escolha do produto como o café em grãos. O nosso país tornou- se exportador do produto desde 1820. Em 1845 o Brasil produzia cerca de 45% do café do mundo. Um dos países mais consumidores/importadores do café do mundo é o Japão, pais indicado para a exportação (venda). Em 1908, foi registrado o primeiro embarque de café brasileiro para o pais asiático. O Brasil é o único país produtor que tem mercado relevante para o consumo de seu produto. Além disso, é um dos raros países que não dependem, densamente, das receitas cambiais contraídas pelo aldeia do café, devido à baixa participação percentual do produto. Os graus brasileiros correspondem a cerca de 30% de todo café comercializado no Japão. O país já vendeu mais de 60 milhões de sacas do produto para o Japão, até os dias de hoje.

  1. A Globalização dos mercados

O surto de globalização de mercado, que vivemos nos dias de hoje, teve começo com o fim da Segunda Guerra Mundial (1939/1945), com os acordos multilaterais de comércio internacional.  A globalização de mercado manifesta-se por meio da redução das barreiras ao livre-comércio e ao livre fluxo de capitais entre as nações

 O GATT, primeiro acordo, foi planejado para harmonizar as políticas aduaneiras dos estados membros. O acordo foi estabelecido no ano de 1947, em Genebra, por um total de 23 países incluindo o Brasil que foi, também, um dos membros fundadores. O Gatt , na verdade, foi o resultado de algo que não prosperou em relação as confabulações entre os países para formar a organização internacional de comércio. Foi a organização impulsionadora da Organização Mundial de comércio (OMC) sendo, portanto, substituída por ela décadas depois.

        O segundo acordo, a organização mundial do comércio, é uma organização internacional, permanente, que trata dos preceitos sobre o comércio entre os Estados OMC; representa uma evolução do GATT(1997), com o objetivo de uma procura pelo livre comércio e igualdade entre os países.

  1. Teorias do comércio internacional                              

PAIS EXPORTADOR (VENDA)

PRODUTO

Brasil

Café

Japão

Automóvel

PAIS IMPORTADOR (COMPRA)

Brasil

Automóvel

Japão

Café

O Brasil, maior produtor e exportador mundial de café, e segundo maior consumidor do produto, apresenta, atualmente, um parque cafeeiro estimado em 2,256 milhões de hectares. O Brasil, em 2014, manteve sua posição de maior produtor e exportador mundial de café e de segundo maior consumidor do produto. O país brasileiro possui vantagens comparativas em relação aos outros países, como: extensão geográfica, clima, entre outros fatores, principalmente nos produtos agrícolas. O café é o quinto item mais exportado do agronegócio brasileiro, ficando atrás do complexo soja, carnes, produtos florestais e do complexo sucroalcooleiro. 

O produto representou 9,2% de todas as exportações, no mês analisado. Os principais países importadores são Alemanha, Estados Unidos, Itália, Bélgica e Japão.  O Brasil é um dos principais fornecedores de alimentos para a população mundial, tendo condições de aumentar em 40% sua produção agrícola, até 2050, superando os números atuais, já promissores, de colher 184 milhões de toneladas de grãos em 2013, sem comprometer a preservação ambiental no País, que tem 61% de seu território preservado com vegetação nativa. Um terço do café consumido no mundo é produzido no Brasil. Com essa produção, faz do país o maior produtor e exportador do produto. É o maior consumidor, depois dos EUA.  A cada três xicara consumidas no mundo, uma é de origem brasileira.

        As trocas comerciais entre os dois países totalizaram U$$8,00 bilhões, aproximadamente, em exportações para o Japão e U$$ 7,7 bilhões em importações que desembarcam em solo brasileiro. O Brasil importa, ou seja compra, do Japão produtos importados como eletrônicos, peças de automação e automóveis, a Toyota, por exemplo, é um exemplo de carro que o nosso país importa do país asiático.

HISTÓRICO DO PAÍS IMPORTADOR

País (capital)

Japão (Tóquio)

Geografia

Localizada ao leste da Ásia.

Fuso horário: +12 horas em relação à Brasília

Clima: temperado continental (Norte) Subtropical (Sul)

Características Culturais

 -O kimono é a roupa mais tradicional da cultura japonesa, muito usada, em ocasiões especiais, por crianças e adultos de ambos os sexos.

-anime e mangá

-shows de Odori, yosakoi e outras danças;

-cerimônia do chá

Costumes

-Os japoneses tiram os calçados antes de entrar em casa. Dentro de casa, usam um chinelo especial chamado suripa.

-Não se dá gorjetas em nenhuma situação

-No primeiro dia do ano é costume limpar a casa

Curiosidades

-Maior produtora de navios no mundo;

-País que tem a população mais vidrada em tecnologia.

Número de habitantes

127 milhões de habitantes(2014)

Dados Econômicos

-Segunda maior economia do mundo (exportação de veículos e equipamentos eletrônico);

-Membro do G8

-PIB(2015) 4901.00

Produtos importados

Café, açúcar, laranja...

Produtos exportados

Produtos automobilísticos, automóveis...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (568.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com