TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO EMPRESA XEROX

Por:   •  29/4/2021  •  Tese  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

ADMINISTRAÇÃO

ANA CAROLINA MOREIRA DE OLIVEIRA              

Estruturas Organizacionais

Professorª: Luciana

Fichamento Artigo 1 e 2

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2021

A Corporação Xerox

A Xerox já foi um ícone da inovação e do sucesso corporativo no ramo de negócios de cópias e imagem digital. Menos de dois anos depois, muitos consideravam a Xerox algo do passado, destinada a desaparecer na história. As perdas da Xerox para o ano de entrada do século XXI atingiam US$ 384 milhões e a empresa continuava no vermelho. Durante um período de 18 meses a Xerox perdeu US$ 38 bilhões em valor de mercado. Vinte e dois mil trabalhadores da Xerox perderam o emprego, o que diminuiu ainda mais o moral e a fidelidade dos funcionários remanescentes. Embora a Xerox pareça ter declinado quase da noite para o dia, os problemas recentes da organização estão ligados a uma série de erros crassos ao longo de muitos anos.

Antecedentes

 A Xerox foi fundada em 1906 como Haloid Company, um estabelecimento de suprimentos fotográficos que criou a primeira copiadora xerográfica do mundo, lançada em 1959. Na época em que foi aposentada, no início dos anos 1970, ela era o produto industrializado mais vendido de todos os tempos e o novo nome da empresa, Xerox, de acordo com o dicionário era sinônimo de fotocópia. Joseph C. Wilson, o presidente e chairman de longa data da Haloid, criou uma cultura positiva voltada para as pessoas, postura que continuou com seu sucessor, David Kearns, que comandou a Xerox até o ano de 1990. A cultura Xerox e seus funcionários dedicados eram considerados a inveja do mundo corporativo. Além de valores de equidade e respeito, a cultura Xerox valorizava a aceitação de riscos e o envolvimento dos funcionários. A Xerox ainda emprega essas palavras em seu esforço de seleção atualmente, mas a cultura apregoada nas palavras começou a desmoronar anos atrás.

A Xerox foi bem-sucedida com uma linha de impressoras digitais e novas copiadoras digitais de alta velocidade, mas de novo se desequilibrou ao subestimar a ameaça da impressora a jato de tinta. Quando a Xerox apresentou sua própria linha de impressoras de mesa, o jogo já estava no fim. As impressoras de mesa e o aumento no uso da internet e de e-mail, diminuíram em muito as vendas de copiadoras da Xerox. Reposicionando a marca Xerox como The Document Company, Allaire avançou na era digital, esperando refazer a Xerox à imagem da rejuvenescida IBM, oferecendo não somente caixas, mas soluções completas de gerenciamento de documentos.

ARTIGO 1

O que é uma organização?

É difícil enxergar as organizações. Podemos ver os sinais externos, como altos edifícios, uma estação de computador ou um funcionário educado, mas a organização como um todo é vaga e abstrata e pode estar espalhada em diversas localidades, até mesmo ao redor do mundo. Sabemos que as organizações estão ali porque elas afetam a todos, todos os dias. As divisões entre os departamentos, assim como aquelas entre organizações, estão se tornando mais flexíveis e difusas à medida que as empresas se deparam com a necessidade de responder mais rapidamente às mudanças no ambiente externo.

Algumas fabricam produtos como automóveis ou computadores, enquanto outras fornecem serviços como representação legal, serviços bancários ou médicos. Caberá ao Capítulo 7olhar as distinções entre produção e tecnologias de serviços. O Capítulo 9 discute o tamanho e o ciclo de vida, além de descrever algumas diferenças existentes entre organizações pequenas se grandes. Outra distinção importante está entre negócios com fins lucrativos e organizações sem fins lucrativos.

Todos os tópicos deste texto são voltados às organizações sem fins lucrativos, como o Exército da Salvação, o World Wildlife Fund, a Save the Children Foundation e o LaRabida Hospital de Chicago, que se dedica a servir aos pobres, do mesmo modo que se aplicamOrgDaftcap01D. A primeira diferença está no fato de que os administradores de negócios direcionam suas atividades para que a empresa ganhe dinheiro, ao passo que os administradores de organizações sem fins lucrativos direcionam seus esforços na geração de algum tipo de impacto social. As características e as necessidades ímpares das organizações sem fins lucrativos criadas por essa distinção apresentam desafios singulares para os líderes organizacionais. 15Os recursos financeiros de organizações sem fins lucrativos vêm normalmente de fundos do governo, subvenções e doações, mais do que da venda de produtos ou serviços a clientes.

Nos negócios, os administradores se concentram na melhoria dos produtos e serviços a fim de aumentar a receita de vendas. Entretanto, nas organizações sem fins lucrativos, os serviços são normalmente fornecidos a clientes não pagantes e um dos principais problemas para muitas organizações está em garantir um fluxo constante de fundos para continuar a operar. Administradores de organizações sem fins lucrativos, comprometidos com o atendimento a clientes com fundos limitados, têm de se concentrar em manter os custos organizacionais tão baixos quanto possível e apresentar um uso bastante eficiente dos recursos. Outro problema é que, como as organizações sem fins lucrativos não têm uma avaliação de resultado convencional, muitas vezes os administradores se debatem com a questão do que constitui a eficácia organizacional.

É fácil calcular dólares e centavos, mas organizações sem fins lucrativos têm de mensurar metas intangíveis, como melhorar a saúde pública ou fazer a diferença nas vidas dos menos favorecidos. Os administradores em organizações sem fins lucrativos também lidam com muitos interessados diferentes e precisam apregoar seus serviços para atrair não só clientes, mas também voluntários e doadores. Às vezes, isso pode criar um conflito e disputas de poder entre organizações, como o ilustrado pela Make-a-Wish Foundation, que está batendo cabeça com pequenos grupos locais que realizam desejos, à medida que se expande por diversas cidades dos Estados Unidos. Quanto mais crianças um grupo puder enumerar como tendo sido ajudadas por ele, ficará mais fácil arrecadar dinheiro.

A importância das organizações

Pode parecer difícil de acreditar hoje em dia, mas as organizações, tal como as conhecemos, são relativamente recentes na história. Quanta mudança ocorreu desde então! O desenvolvimento de grandes organizações transformou a sociedade como um todo e, na verdade, a moderna corporação pode ser a invenção mais importante dos últimos 100 anos. As organizações são fundamentais para a vida das pessoas e exercem uma enorme influência.

As organizações estão por toda parte à nossa volta e moldam nossas vidas de diversas maneiras. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (81.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com