TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ambiente Financeiro

Por:   •  29/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.003 Palavras (17 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 17

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

THALITA APARECIDA DE PAULA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE FINANCEIRO

São Sebastião do Paraíso

 2019

THALITA APARECIDA DE PAULA

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE FINANCEIRO

Trabalho apresentado à Faculdade Cruzeiro do Sul, curso de Administração sob orientação dos Professores Rogério Campos, Wania Rosymaria Simões, Adriana Domingues Freitas e Rogério Sarkis da Costa.

São Sebastião do Paraíso

2019


RESUMO

O objetivo principal deste estudo foi realizar uma análise do ambiente financeiro da empresa Ambev S.A. O objetivo geral foi acompanhado dos seguintes objetivos específicos: apresentar a companhia, seus produtos e o setor no qual ela atua; aplicar as principais ferramentas de análise financeira nas dimensões liquidez, demonstração dos balanços financeiros e o orçamento empresarial.


Sumário

INTRODUÇÃO1

1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA3

1.1 - Denominação e forma de constituição 3

1.2 - Dados e fatos relevantes da origem da organização 3

1.3 - Natureza e ramo de atuação Industria, Serviços, Comércio 4

1.4 - Informações sobre o porte da empresa 5

1.5 - Relação das filiais 5

1.6 - Principais produtos 5

2. DESCRIÇÃO DA ÁREA FINANCEIRA7

2.1 - Qual é a estrutura hierárquica do setor7

2.2 - Quais são as funções do setor Principais funções da área financeira 7

2.3 - Qual é o perfil para atuar no setor 9

2.4 - Dificuldades para atuar no setor 9

3. DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS  10

3.1 - Balanços Patrimoniais10

3.2 - Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)10

3.3 - Fluxo de caixa 10

3.4 - Análise dos índices de liquidez 10

3.5 - Análise vertical e horizontal dos dois últimos balanços 11

4. ORÇAMENTO EMPRESARIAL  12

4.1 - Tipos de orçamentos existentes12

4.2 - Tipo de Orçamento 12

5. SITUAÇÃO DA GESTÃO FINANCEIRA DA EMPRESA ANALISADA13

CONCLUSÃO15

REFERÊNCIAS16


INTRODUÇÃO

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, perdendo somente para China e Estados Unidos. O setor de cervejaria é um dos maiores empregadores do Brasil, e a grande força do setor reflete-se na geração de impostos. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da cerveja (CervBrasil), a cadeia produtiva da cerveja no Brasil contempla por volta de 12 mil fornecedores de bens e serviços, além de aproximadamente 8 milhões de profissionais das mais diversas áreas. Ao longo desse processo participam os setores da construção civil, transporte, energia, veículos, papel e celulose, alumínio e vidro, entre outros, envolvendo mais de 1 milhão de pequenas e médias empresas. Diante do exposto, surgiu o interesse em analisar a situação econômico financeira da Ambev, já que ela é a maior produtora de cerveja do país, e proprietária de três das maiores marcas de cerveja existente no mercado brasileiro: Skol, Brahma e Antarctica.

Por se tratar de uma companhia de capital aberto, a Ambev é obrigatoriamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), sua administração está sujeita à fiscalização governamental e suas principais informações financeiras são transparentes e acessíveis ao público em geral, o que dá maior credibilidade e segurança às informações financeiras que foram aqui analisadas.

O estudo de caso em questão utilizou como método de abordagem o método indutivo, pois, por intermédio de um estudo particular e suficientemente constatado de ano após ano da Ambev S.A. pôde-se tirar conclusões mais amplas sobre sua situação econômico-financeira. Já no método de procedimento foram feitas comparações da companhia com suas principais concorrentes do segmento de bebidas.

Na parte técnica, que é a parte operacional que servirá de mediação prática para que seja feita a pesquisa, foram utilizados como documentação indireta bibliográfica, pesquisas em sites institucionais das empresas analisadas, e análise de relatórios financeiros anuais. O presente trabalho se baseou nos balanços patrimoniais e nos resultados dos exercícios para análise qualitativa e quantitativa.

O presente trabalho foi dividido em cinco partes, sendo a primeira a Apresentação da empresa, a segunda a Descrição da área financeira, a terceira Demonstrativos Financeiros, quarta o Orçamento Empresarial e quinta a situação da gestão financeira da empresa analisada.


  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

  1. Denominação e forma de constituição

 

AMBEV S.A. (“Companhia”) é uma sociedade anônima de capital aberto, a Companhia tem sede e foro na cidade de São Paulo, Estado de São Paulo, e pode, para a consecução de seus fins e por deliberação do Conselho de Administração, abrir, manter e fechar filiais, escritórios, depósitos ou agências de representações, em qualquer parte do território nacional ou no exterior.

  1. Dados e fatos relevantes da origem da organização

A Companhia de Bebidas das Américas - Ambev é a sucessora da Companhia Cervejaria Brahma ("Brahma") e da Companhia Antarctica Paulista Indústria Brasileira de Bebidas e Conexos ("Antarctica"), duas das cervejarias mais antigas do Brasil. A Antarctica foi fundada em 1885 e a Brahma em 1888, como Villiger & Cia. A marca Brahma foi registrada em 6 de setembro de 1888 e, em 1904, a Villiger & Cia. mudou sua denominação para Companhia Cervejaria Brahma. A Ambev foi constituída como Aditus Participações S.A. ("Aditus") em 14 de setembro de 1998.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.5 Kb)   pdf (185.3 Kb)   docx (229.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com