TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aquecimento Global E Seus Prejuízos Socioeconômicos

Por:   •  9/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.235 Palavras (9 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL - USCS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Gabriella Lopes Metzger

Júlia de Paula González

Livia Franco de Oliveira

Yasmin Gomes da Silva

O AQUECIMENTO GLOBAL E SEUS PREJUÍZOS SOCIOECONÔMICOS

São Caetano do Sul

2022

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso desenvolvido pelas alunas do segundo semestre do curso de Administração da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, onde se avalia a importância de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) para a população, além da relação entre eles e a disciplina de Macroeconomia. O estudo consiste no aprofundamento no 13° Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, no qual está presente a questão do Aquecimento Global, analisando também a forma como isto interfere na Produção da Moeda e como a população lida com esse fenômeno, por meio de pesquisas realizadas por formulário via online. Através disso, alcançamos a proposta de planejamento e mudanças no contexto climático apresentada ao Brasil, presente nas metas do ODS escolhido.

Palavras-chave: Aquecimento Global - Efeito Estufa - ODS - Sustentável - Biodiversidade - Moeda - Bitcoin - Ambiental - Macroeconomia;

1. Introdução

Entende-se por Aquecimento Global, o aumento médio da temperatura do planeta que vem se intensificando desde a Revolução Industrial, tem grandes consequências na flora e fauna, além de impactar o agronegócio. Este é provocado pelo efeito estufa,que pode ser definido como um fenômeno natural e através dele, o planeta retém a quantidade necessária de calor emitido pelo sol, para que a atmosfera mantenha uma temperatura adequada para a existência na Terra, e traz como principais causas as intervenções humanas na natureza para a exploração de seus recursos, como queimadas de combustíveis fósseis, desmatamento, atividades agropecuárias e produção e descarte incorreto de lixo. Algumas das consequências incluem: derretimento das calotas polares, causando elevação do nível do mar, desastres naturais (como furacões, por exemplo), desertificação de áreas naturais, e por fim alteração no ciclo das chuvas, atingindo diretamente a população no âmbito de abastecimento de água para consumo próprio e produção de alimentos, alterando a biodiversidade.

Considerando algumas das metas propostas pelo 13º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para nosso país, gostaríamos de destacar o interesse em: ampliação de resiliência e capacidade adaptativa a riscos e impactos resultantes da mudança do clima e de desastres naturais (meta 13.1) e a melhora em educação, aumentando a conscientização e a capacidade humana institucional sobre mudança do clima e suas derivadas (meta 13.3).

Dito isto, esta pesquisa tem como objetivo geral investigar e identificar as causas e consequências do aquecimento global, com ênfase na 13ª ODS e analisar possíveis soluções para este problema, com uma especificidade nos problemas socioeconômicos estudados durante as aulas da disciplina de Macroeconomia, além de promover uma reflexão acerca das grandes consequências que o aquecimento global traz para a vida de todos os brasileiros, utilizando como metodologia uma pesquisa de campo realizada através de Formulário Google e uma interpretação de seus resultados, pesquisas em sites da Internet e trabalhos acadêmicos, e material disponibilizado pelo professor da matéria de Macroeconomia utilizado em sala de aula.

2. Aquecimento global

Podemos utilizar o fenômeno chamado de “efeito estufa” como exemplo para a definição de Aquecimento Global. Apesar de incentivar a proliferação deste, o efeito estufa é de extrema importância para o desenvolvimento dos seres vivos, mantendo a temperatura longe dos -18°C estabelecidos em nosso planeta. Porém, a concentração dos gases que fazem parte deste fenômeno, como o dióxido de carbono e o óxido nitroso, teve um aumento significativo nas últimas décadas, fato que, segundo diversos estudiosos, têm provocado mudanças na dinâmica climática do planeta, induzindo o aumento das temperaturas da Terra. Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a temperatura do planeta aumentou aproximadamente 0,85º C nos continentes e 0,55º C nos oceanos em um período de cem anos. Com isto, foi possível constatar o derretimento das calotas polares e a elevação do nível do mar.

Sendo assim, os membros da Comunidade Científica estabelecem uma relação entre o aumento dos gases de efeito estufa e o aumento das temperaturas médias globais. Esta concentração citada anteriormente é responsável pelo impedimento da dispersão do calor irradiado pela superfície no espaço, questão que provoca o aumento da temperatura e reafirma o fenômeno do Aquecimento Global. Contudo, é válido ressaltar que essa relação entre efeito estufa e Aquecimento Global, bem como a existência do segundo fenômeno, não são unanimidades entre os estudiosos, já que muitos pesquisadores apresentam uma descrença diante do fato de que a concentração dos gases têm sido a responsável pelo aumento das temperaturas do planeta, defendendo que esse aquecimento elevado constitui apenas uma fase de variação da dinâmica climática da Terra.

Segundo os relatórios dos cientistas da ONU, existe a necessidade de aumento das florestas de maneira acelerada, seguindo o direcionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (79.2 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com